IME-USP concede primeira Bolsa Yablonowsky de pós-doutorado

Valdir José Pereira Júnior é o contemplado da primeira Bolsa Yablonowsky de pós-doutorado concedida pelo IME-USP

Lançada no ano de 2023, a primeira Bolsa Yablonowsky de pós-doutorado foi concedida ao Doutor em Matemática Valdir José Pereira Júnior, com supervisão do Professor Kostiantyn Iusenko.

Valdir José Pereira Júnior em seu escritório, no IME
Foto: Sergio da Silva Oliveira / Seção de Produção Digital / IME-USP

Voltada a jovens pesquisadores de todas as áreas da Matemática, Matemática Aplicada, Estatística ou Ciência da Computação que tenham concluído doutorado em outras instituições de excelência para desenvolverem pesquisa no IME-USP por um período de até dois anos, a Bolsa Yablonowsky é mantida pelo Fundo Pedro Yablonowsky, que é  constituído e gerido em nome do IME-USP a partir do legado da Sra. Eugênia Yablonowsky  com o objetivo de fomentar a pesquisa científica em Matemática na Universidade de São Paulo, assim homenageando o entusiasta da Matemática, marido de Eugênia, Pedro Yablonowsky.

O primeiro pesquisador contemplado, Valdir José Pereira Júnior, graduou-se em matemática pela Universidade Federal de Viçosa e tornou-se Mestre e Doutor pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), onde, em 2020, teve sua tese intitulada “Grafos de operadores de Hecke, períodos ortogonais e números primos em intervalos curtospremiada como melhor do ano na Instituição.

Oriundo de uma família de pequenos agricultores do triângulo mineiro e noroeste de Minas Gerais, o pesquisador conta que, apesar de poucos membros da família possuírem diploma de ensino superior, se interessou pelos estudos de ciência e de matemática desde muito jovem.

Eu não tinha uma perspectiva de carreira profissional nas ciências exatas, tudo começou a mudar quando participei da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) no final do ensino médio. Graças à OBMEP, eu me interessei pela resolução de problemas de matemática e me interessei em seguir carreira.”

Esse interesse chegou a levá-lo até mesmo ao exterior, quando, durante seu doutorado, passou seis meses em Nova Iorque trabalhando com o professor do Departamento de Matemática do City College of New York, Gautam Chinta, na aplicação da teoria dos números para resolver problemas sobre períodos de formas automórficas.

Dentro da matemática, Valdir trabalha principalmente com Álgebra, Teoria dos Números e Formas Automórficas. Seu projeto de pesquisa do pós-doutorado, “Álgebras de Hall em Categorias Abelianas não hereditárias e sobre o corpo com um elemento”, é um tópico interno a uma de suas áreas de pesquisa.

Um dos tópicos da minha pesquisa são os Grafos de Operadores de Hecke, que são empregados no estudo de certos espaços de formas automórficas. Roberto Alvarenga, um dos meus colaboradores, desenvolveu um algoritmo para calcular estes grafos utilizando álgebras de Hall e os resultados foram utilizados na minha tese de doutorado. Posteriormente, tomei conhecimento do edital da Bolsa Yablonowsky e Roberto Alvarenga me sugeriu o professor  Kostiantyn Iusenko para ser o supervisor, pelo seu interesse no estudo das álgebras de Hall. Entrei em contato com Kostiantyn Iusenko e, por troca de emails, elaboramos o projeto baseado em algumas conjecturas sobre álgebras de Hall, grupos quânticos e a ‘geometria sobre o corpo com um elemento’.”

O pesquisador, afirma que tem boas expectativas quanto ao próximo ano no IME e que espera, com o seu projeto, obter novos resultados em representações de álgebras de dimensão finita, estrutura das álgebras de Hall e representações de grupos quânticos, pois a resolução dessas questões permitirá compreender melhor as estruturas algébricas, o que é de interesse de pesquisadores de teoria das representações e de física teórica. Além de continuar se dedicando à pesquisa, Valdir almeja um dia conseguir uma posição de professor universitário.

O Edital para o ingresso para o ano de 2025 já está disponível no site. Confira!

Por: Daiane Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional