Waldyr Muniz Oliva

Waldyr Muniz Oliva nasceu em 1930 na cidade de Santos, no litoral de São Paulo, onde estudou até o segundo ano do Ensino Médio. Pouco tempo depois seu irmão mais velho foi transferido para o Rio de Janeiro e ele o acompanhou, terminando seus estudos na cidade e ingressando, em seguida, no curso de Engenharia da antiga Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde cursou o primeiro ano. Após retornar a São Paulo, no ano seguinte, devido a outra transferência do seu irmão, Oliva se transferiu para o curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), onde se formou em 1952 – também se graduou em Matemática pela antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP.

Durante a graduação, teve a oportunidade de se aproximar do Professor Figueiredo Ferraz , que o convidou para trabalhar em seu escritório, onde pode participar do cálculo da cúpula da Catedral Metropolitana de São Paulo – além da Cúpula do Palácio das Exposições do Ibirapuera -, recebendo, por isso, o Prêmio“Instituto de Engenharia” no seu último ano.

outorou-se em Matemática em 1962, obteve o título de Livre-Docente em 1965, e conquistou a Cátedra de Elementos de Álgebra Linear e Geometria Analítica da Escola Politécnica em 1967, construindo, então, sua carreira junto a EP até 1970, quando todas as cadeiras da universidade vinculadas à Matemática foram reagrupadas (Reforma Universitária) em um único instituto: o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME – USP). Portanto, Waldyr Muniz compôs o grupo fundador de docentes do IME, entrando primeiramente como docente do Departamento de Matemática e logo depois, migrando para a Matemática Aplicada.

Oliva se dedicou à posição de representante da Congregação do IME-USP junto ao Conselho Universitário de 1970 a 1973, onde  participou ativamente da criação da FUVEST. Em 1973 foi eleito diretor do Instituto de Matemática e Estatística pela Congregação da unidade, consagrando-se como o segundo a ocupar essa cadeira. Durante esse período, atuou também como professor titular do Departamento de Matemática da Unicamp (1971-1972) e do Departamento de Astronomia do Instituto Astronômico e Geofísico (IAG) da USP (1972-1974), no qual foi Presidente do Conselho Diretor, Chefe do Departamento de Astronomia e Vice-Diretor. Inclusive, o IAG (e o Instituto de Oceanografia) foi transformado em Unidade Universitária, promovendo cursos de graduação, através da iniciativa de Muniz.

Em 1978 foi eleito reitor da Universidade de São Paulo e dentre as suas realizações, marcam-se o funcionamento do Hospital Universitário (HU), a criação do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (SIBi) e da Rádio USP, além de corroborar com reformas de infraestrutura do Instituto de Matemática, inaugurando o Bloco B e a Biblioteca Carlos Benjamin de Lyra. Também ampliou as creches da universidade e readmitiu professores que foram cassados durante a ditadura militar do Brasil.

Após terminar seu mandato de reitor em 1982, Oliva retornou ao Departamento de Matemática Aplicada, trabalhando até sua aposentadoria em 1993. Posteriormente foi convidado por seu amigo, Luís Magalhães, a ser professor catedrático no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, onde trabalhou até se aposentar, com 70 anos de idade. Mesmo longe do IME, Oliva continuou participativo em suas atividades, principalmente através do Projeto Temático FAPESP e do Conselho Editorial da Revista Resenhas.

Em 1994, Waldyr Muniz Oliva recebeu o título de Professor Emérito em reconhecimento aos seus feitos, sendo um grande marco para o IME, para a USP e para a comunidade acadêmica internacional. Influenciando dentro e fora da sala de aula com seu espírito cordial e estimulante, adquiriu amigos por todos os lugares que passou, sendo inegavelmente além de um grande matemático, uma grande personalidade.

Prêmios

• Prêmio “Instituto de Engenharia” (1952), por ser o melhor aluno do Curso de Concreto Armado da Escola Politécnica da USP;
  • Professor Honoris Causa da Universidade Villareal do Peru (1978);
  • Comendador da Ordem do Mérito Naval;