Estudante do IME-USP é premiado no Concurso de Teses e Dissertações do CSBC 2021

O estudante de mestrado do IME-USP Bruno Pasqualotto Cavalar foi laureado com o primeiro prêmio de melhor dissertação no CTD 2021 – XXXIV (Concurso de Teses e Dissertações) do CSBC 2021 – XLI (Congresso da Sociedade Brasileira de Computação). Sob orientação do professor Yoshiharu Kohayakawa, Bruno desenvolveu uma pesquisa voltada para o método das aproximações do matemático russo Alexander Razborov.

“Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a Complexidade e as Incertezas do Mundo Contemporâneo” foi o tema do CSBC 2021

Melhor dissertação no CTD 2021
Após uma pré-seleção das 10 melhores que foram apresentadas durante o CSBC,  a tese  Teoremas de girassol em complexidade computacional” do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do IME-USP recebeu o primeiro prêmio. Para quem tem curiosidade ou interesse pelo trabalho, é possível acessá-lo aqui.

Concurso de Teses e Dissertações
Os Anais do XXXIV Concurso de Teses e Dissertações (CTD 2021) do CSBC trazem os trabalhos selecionados e apresentados na edição do evento realizada online, no período de 18 a 23 de julho, como parte do XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), que teve como tema “Inovação e Transformação Digital: Enfrentando a Complexidade e as Incertezas do Mundo Contemporâneo”. Nesta edição, o trabalho do Bruno foi selecionado dentre 77 dissertações nos mais diversos tópicos.

Desafios de uma pesquisa
“Eu estava muito interessado em me aprofundar em aspectos mais matemáticos da computação, mas não sabia por onde começar”, comenta Bruno, que começou sua pesquisa nas reuniões do PICME (Programa de Iniciação Científica e Mestrado) em Combinatória, organizadas pelo Prof. Yoshiharu. De lá para cá, o mestrando teve que enfrentar muitas dificuldades: “Talvez o maior desafio foi ter de aprender o estado da arte em complexidade de circuitos por conta própria,” declara.
Em relação ao prêmio, Bruno já prevê desdobramentos para a pesquisa: “Acredito que o estudo de girassóis e variantes podem ser úteis para obter cotas inferiores ainda melhores para circuitos monótonos e a dissertação dá alguns pontos de partida nessa direção,” complementa o estudante, que agora vai continuar focando o mesmo tema na pesquisa de doutorado.

Congresso da Sociedade Brasileira de Computação
O Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC) é um evento realizado desde 1980 anualmente pela SBC e tem como finalidade a integração da comunidade de Computação do Brasil. Promove e incentiva a troca de experiências entre as comunidades científica, acadêmica e profissional na área da Computação, nacional e internacional. Desde a sua primeira edição, o CSBC, através de seus diversos eventos base e satélites, tem se mostrado um importante local para a exposição de trabalhos científicos, palestras, cursos e debates, tanto de cunho puramente acadêmico e científico, quanto social.
O CSBC é formado por uma estrutura fixa, os eventos base e também por inúmeros eventos satélites, que são eventos aprovados anualmente pelo Comitê gestor do CSBC a partir das propostas submetidas durante a chamada aberta anualmente.

04.08.2021 | Rachel Poli
Serviço de Apoio Institucional