COVID-19: artigo produzido por pesquisadores da USP e da UNICAMP sobre a pandemia recebe prêmio Marguerite Frank

O artigo é intitulado como “Robot Dance: A mathematical optimization platform for intervention against COVID-19 in a complex network”. Produzido pelos pesquisadores Luis Gustavo Nonato (ICMC-USP), Pedro Peixoto (IME-USP), Tiago Pereira (ICMC-USP), Claudia Sagastizábal (UNICAMP) e Paulo J. S. Silva (UNICAMP), o trabalho recebeu o prêmio Marguerite Frank de Melhor Paper, concedido pela revista The EURO Journal on Computational Optimization, onde foi publicado em 2022.

A proposta de Robot Dance é ser uma plataforma de otimização computacional integrada, desenvolvida para avaliar e estimar as consequências das intervenções tomadas em nível regional quando há um surto de alguma doença. Nesse caso, a propagação desta é afetada pela circulação de pessoas que vivem na região. Para obter os dados dessa propagação, foram utilizados os dados de mobilidade urbana de um outro estudo realizado em parceria com diversos colaboradores – entre eles o Professor Pedro Peixoto (do Departamento de Matemática Aplicada do IME-USP) –, que detalha meios de trabalhar com a geolocalização de indivíduos  anonimamente.

A ferramenta é uma iniciativa do ModCovid19, um grupo de pesquisa com trabalhos para combater a COVID-19, criado há cerca de um mês após os primeiros casos da doença serem reportados no Brasil. Já o modelo matemático desenvolvido, possibilitou uma melhor análise do período de isolamento intermitente das cidades do estado de São Paulo, considerando também a taxa de ocupação dos hospitais de cada região.

Segundo Peixoto, “O foco destes estudos está no entendimento e predição da dinâmica epidemiológica com base em dados de mobilidade humana. As publicações têm tido repercussões excelentes, e este prêmio vem para confirmar a importância de levar modelos matemáticos e métodos numéricos mais sofisticados para problemas multidisciplinares”.

Concedido anualmente, o prêmio Marguerite Frank é uma homenagem à pesquisadora que contribuiu intensamente dentro da área da Otimização.

Pesquisa no IME-USP

O Instituto de Matemática e Estatística da USP é um centro de excelência em Pesquisa em diversas áreas da Matemática, Estatística, Computação e Educação Matemática, além da interação com outras áreas. Conheça as áreas de pesquisa desenvolvidas no Instituto.

Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional