IME-USP

Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus FSP-USP e Cosmopolíticas do Cuidado promovem Outubro Negro em homenagem à filósofa Denise Ferreira da Silva

Com início dia 08 de outubro, o Outubro Negro, que homenageia a filósofa e artista visual Denise Ferreira da Silva, conta com programações culturais e discussões sediadas na Faculdade de Saúde Pública da USP. A homenageada, que é professora na University of British Columbia, virá para a FSP para participar de eventos que ocorrem na penúltima semana do mês.

Autora dos livros “Homo Modernus” e “A dívida impagável”, a filósofa será recebida no Auditório Paula Souza no dia 24, às 18h30, para compor com a Periferia Segue Sangrando e Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus a mesa “Lentes negras para construir o mundo que queremos”.,

A abertura do Outubro Negro fica por conta de apresentações de hip hop, black music e brasilidades com Sintonia na escadaria principal da faculdade no dia 08 às 17h. Criada em 2001 pelo DJ KL Jay e comandada também pelos DJs Ajamu, Will e Kalfani, Sintonia completou 22 anos em 2024 e simboliza a resistência social, cultural e política da geração negra paulistana dos anos 90. Às 18h30, após o coffee break no hall de entrada, o professor da Faculdade de Saúde Pública da USP Deivison Faustino e o Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus se reúnem no Auditório Paula Souza para a mesa “Luz negra e a resistência na produção da saúde”.

No dia 15, às 18h teremos abertura das atividades com apresentação do DJ Barba e às 18h30, após o coffee break, a roda de conversa “Lentes Negras na produção do cuidado: quem são os corpos invisibilizados?” promove o encontro entre o economista Aquiles Coelho Silva e a professora da FSP/USP Janaína Calu Costa . No dia 24, o Bloco Afro Édisanto faz uma apresentação na escadaria principal para abrir o último dia da programação do Outubro Negro às 17h.

O Outubro Negro é realizado desde 2018 na FSP-USP e a edição atual é organizada pelo Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus, em parceria com Coletive de Pesquisa em Antropologia, Arte e Saúde Pública, Projeto/Rede Cosmopolíticas do cuidado no fim do mundo e o Departamento Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade.

Todas as atividades do evento são presenciais e gratuitas, com emissão de certificado para os presentes. Para mais informações sobre o Outubro Negro 2024, acesse o Instagram do Coletivo Negro da FSP-USP ou entre em contato com coletivonegrofsp@gmail.com.

Por: Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus

Compartilhe