IME-USP

Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional

O curso de Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional foi aprovado pelo Conselho Universitário da USP em 31/07/2001, com início no primeiro semestre de 2002, contando com 50 vagas e oferecido no período noturno. O curso oferece uma boa formação básica em matemática, com disciplinas de Cálculo, Álgebra Linear, Estatística, Computação, Modelagem Matemática e Fundamentos de Análise Numérica a serem cursadas ao longo dos dois primeiros anos. Ao final do terceiro semestre o aluno deverá optar por uma das áreas de habilitação do curso:

Os dois anos finais de curso serão dedicados à complementação da formação matemática do aluno e à área específica de sua habilitação. Além de cursar disciplinas na área de sua habilitação, o aluno deverá elaborar um trabalho de formatura ao longo do último ano, sob orientação de um supervisor docente. Através deste irá adquirir experiência prática na aplicação de métodos matemáticos à solução de problemas em uma área específica.

O aluno formado no Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional deverá ser um profissional com sólidos conhecimentos matemáticos (necessários em diversas áreas de aplicação) e com uma boa visão básica na sua área de habilitação. Acreditamos também que com estes cursos embarcamos numa moderna tendência de atender a uma demanda por profissionais capacitados a instrumentalizar a matemática na indústria e outras áreas do conhecimento.

O formando no curso poderá também prosseguir na área acadêmica, sendo um elo importante em pesquisas aplicadas. Em particular, oferecemos no bacharelado diurno a habilitação em
Métodos Matemáticos que visa especificamente aprofundar a formação matemática do aluno. Os alunos formados estarão aptos a seguir seus estudos em nível de pós-graduação, para obtenção de um mestrado ou doutorado.