IME-USP

Alunos do IME-USP são contemplados com bolsa de intercâmbio para Holanda pela AUSPIN

Briza e Daniel foram contemplados em programa da AUSPIN para realizar intercâmbio na Holanda

Estudantes do Bacharelado em Ciência da Computação do IME-USP, Briza Mel Dias e Daniel Angelo Esteves Lawand foram contemplados pelo Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional da Agência USP de Inovação (AUSPIN). O objetivo do programa é estimular  o desenvolvimento de projetos internacionais voltados ao empreendedorismo.

Ambos realizarão os estudos na Holanda nos próximos meses, na unidade Jheronimus Academy of Data Science da Technische Universiteit Eindhoven (TUE) e terão maior contato com pesquisadores da universidade para continuar o desenvolvimento de seus projetos.

O projeto desenvolvido por Daniel é o SPIRA, um projeto multidisciplinar criado durante a pandemia do COVID-19 que visa desenvolver um sistema inteligente capaz de realizar o pré-diagnóstico de insuficiência respiratória a partir da análise da fala. Este projeto, da área de Machine Learning Operations (MLOps), propõe acrescentar uma nova capacidade ao SPIRA: o treinamento contínuo de modelos de Machine Learning. À medida que a ferramenta for utilizada em hospitais para a detecção de novos casos, serão obtidos novos dados que poderão aprimorar o desempenho do modelo de pré-diagnóstico, fornecendo resultados cada vez melhores com o passar do tempo.

Fluxograma do Projeto SPIRA – Daniel Lawand
Daniel Angelo Esteves Lawand – arquivo pessoal

Daniel comenta sua satisfação em participar do intercâmbio: Estou ansioso para começar esse intercâmbio! É uma oportunidade em que posso trabalhar e aprender com pessoas de diferentes países e culturas, espero criar vínculos com as pessoas e fortalecer os laços de uma comunidade científica internacional. É também uma alegria e um desafio participar de um projeto que terá repercussão internacional e uma honra em representar o IME-USP no exterior.

Já o projeto de Briza é a continuação de sua Iniciação Científica e o primeiro passo do seu Trabalho de Conclusão de Curso. Segundo a estudante, os desenvolvimentos recentes da área de Processamento de Linguagem Natural, como o ChatGPT (da OpenAI) e o Bard (da Google), a incentivaram a seguir com esse tema. A proposta é treinar um novo modelo de machine learning baseado no LLaMA, um modelo genérico com 65 bilhões de parâmetros desenvolvido pela Meta em compromisso com a ciência aberta. O produto final será um assistente de mensagens (chatbot) capaz de esclarecer dúvidas sobre a USP.

Fluxograma do Projeto de Briza Mel Dias

Briza Mel Dias – arquivo pessoal

A aluna comenta: A área de Inteligência Artificial é muito interessante e estou feliz de poder me aprofundar nela em um momento em que ela está bem movimentada. Eu já estava bem satisfeita com a IC, então essa oportunidade de ter contato com especialistas da Jheronimus Academy of Data Science, na companhia do Daniel e do meu orientador, superou muito as minhas  expectativas.

Acesse o portal da AUSPIN e veja as oportunidades de intercâmbio disponíveis.

Por: Nathalie Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional

Compartilhe