De 19 a 23 de maio, acontece a 3ª Semana de Saúde Mental da USP (SSMUSP), com uma programação voltada à reflexão sobre as relações entre arte, educação e práticas de cuidado. A iniciativa é promovida pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP-USP), em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo.
Nesta edição, a parceria propõe uma aproximação entre os campos da arte contemporânea, da educação e da saúde mental por meio de dois encontros formativos que marcam o início de uma colaboração mais ampla com a comunidade USP. As atividades se articulam com o ciclo formativo que será desenvolvido ao longo de 2025 e durante o período expositivo da 36ª Bienal de São Paulo.
O primeiro encontro acontece na terça-feira, 20 de maio, às 13h, no Auditório do Espaço das Artes da ECA-USP, com o tema “Inclusão, Pertencimento e Arte Contemporânea: Desafios e Desejos do Trabalho de Educação na Bienal de São Paulo”, conduzido pela equipe da Fundação Bienal. A atividade apresenta o trabalho da área educativa da Bienal com seus diversos públicos e propõe a reflexão: o que pode ser o trabalho da arte na saúde e na educação?
O segundo encontro será na sexta-feira, 23 de maio, às 11h, na Sala Villa-Lobos da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, com o tema “Arte Contemporânea: Diálogos entre Educação, Cuidado e Instituições”. A partir de experiências anteriores da Bienal, a proposta é construir um espaço de diálogo e escuta, compartilhando práticas de educação em arte e refletindo sobre os desafios institucionais nas áreas de cuidado e pertencimento.
Não há necessidade de inscrição prévia para participar. As vagas são limitadas à capacidade dos espaços. Haverá emissão de certificado mediante assinatura da lista de presença. As atividades não serão transmitidas on-line.
Com o tema “Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática”, a 36ª Bienal de São Paulo convida à reflexão sobre formas de convivência em um mundo em transformação. A proposta se alinha às políticas universitárias de saúde mental ao promover a escuta, o cuidado e a reimaginação das relações como práticas fundamentais.
Outras programações da III SSMUSP estão disponíveis no site da PRIP.
(Com informações do site da PRIP-USP)
Por: Daiane Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional