Formatura

Prováveis Formandos

No último semestre do curso, o aluno deve OBRIGATORIAMENTE preencher o formulário de provável formando dentro do período definido e divulgado pelo Serviço de Graduação do IME.

Quem deve preencher o formulário de provável formando no 1°sem/2024?

• O aluno que aguarda nota de disciplina ou aproveitamento de estudos neste semestre;
  • O aluno que está cursando as últimas disciplinas para concluir o curso neste semestre.

Para preenchimento do formulário o aluno deve realizar conferência prévia de seus créditos, consultando sua grade curricular, histórico escolar e evolução no curso disponíveis no JupiterWeb.

A grade curricular dos cursos do IME está disponível no catálogo de graduação.

Preencha o formulário de acordo com o seu curso:

Bacharelado em Ciência da Computação
Bacharelado em Estatística
Bacharelado em Matemática
Bacharelado em Matemática Aplicada
Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional (noturno)
Licenciatura em Matemática (diurno e noturno)

13 a 17/05/2024 – Período para preencher Formulário de PROVÁVEL FORMANDO do 1º semestre de 2024.

Importante:

• Todas as disciplinas cursadas devem estar com situação A (Aprovado) ou R (Reprovado), exceto as que estão sendo cursadas no semestre atual;
  • Alunos que possuam disciplinas com situação MA (Matriculado), I (Inscrito) ou P (Pendente) devem contatar o Serviço de Graduação solicitando a regularização;
  • Alunos que realizaram Intercâmbio devem solicitar o aproveitamento junto ao Serviço de Graduação;
  • Para alteração de obrigatoriedade, inclua a disciplina no campo em que deseja que ela seja considerada.

Contagem de Créditos

O Serviço de Graduação somente realiza a contagem de créditos no último semestre de curso do aluno, a partir do preenchimento do formulário de provável formando.

Encerramento do Curso por Conclusão

A partir do preenchimento do formulário de provável formando, realizamos a contagem de créditos e encaminhamos para a coordenação do curso emitir parecer. Quando o aluno cumpre com todas as exigências de sua grade curricular, o Serviço de Graduação encerra seu curso por conclusão.

Atenção: somente é possível encerrar o curso por conclusão quando todas as disciplinas estão na situação A (Aprovado) ou R (Reprovado).

Colação de Grau

Os alunos que tiverem seu curso encerrado, serão convidados a participar da colação de grau. Trata-se de etapa obrigatória, onde ocorre oficialmente a outorga do grau. Somente a partir da colação de grau terá início o processo de expedição e registro do diploma.

Caso o aluno não possa participar da colação de grau subsequente ao encerramento do seu curso, ele será convidado para as colações de grau posteriores, até que essa etapa seja cumprida.