Na entrevista, o professor Chaparin reflete sobre os desafios do ensino da matemática e aponta caminhos para torná-la mais acessível. Esses desafios já vêm sendo enfrentados pelo CAEM do IME-USP, que desenvolve práticas e formações para transformar a aprendizagem na Educação Básica.
O professor doutor Rogério Osvaldo Chaparin, educador do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) do IME-USP, foi um dos convidados para a participação de estreia na série “É Sobre Educação” – uma parceria entre o Estadão Blue Studio e o SESI de São Paulo – um podcast que tem como foco a troca de experiências e a divulgação de ideias sobre práticas educacionais. Neste episódio, discute-se como a matemática continua sendo um obstáculo para tantos alunos e o que pode ser feito para transformar esse cenário.
A partir disso, o professor Chaparin elabora que é preciso quebrar alguns mitos e paradigmas em relação à matemática e abandonar a ideia de que ela é uma disciplina restrita a poucos especialistas. Para isso, o Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) do IME-USP tem se dedicado a transformar a forma como a disciplina é ensinada e percebida, especialmente na Educação Básica.
“É preciso repensar a forma como a disciplina é apresentada nas salas de aula. Todos podem aprender, desde que a matemática esteja conectada ao cotidiano, à cultura e às experiências dos alunos. O problema é que ainda predomina uma visão formal, distante da realidade”, afirma o professor Chaparin. Como resposta a esse cenário, o CAEM oferece o Grupo de Estudos de Matemática Recreativa (GEMAR), conduzido pelo próprio professor Chaparin, com o objetivo de desenvolver, de forma colaborativa, práticas pedagógicas que possam ser aplicadas em sala de aula, promovendo uma cultura de valorização da matemática e recreação.
Na entrevista, o professor reforça ainda a importância da formação contínua dos educadores como elemento essencial para reverter o desinteresse dos estudantes. Segundo ele, “nós precisamos mudar a visão que o professor e as universidades têm sobre a questão da matemática, então a matemática deixa de ser um pouco mais formal; ela está lá como ciência, mas devemos pensar nela também como instrumento da sociedade”. Com esse propósito, o CAEM oferece uma vasta gama de atividades gratuitas, como cursos, oficinas e palestras, focadas na formação continuada de professores. Essas atividades buscam um equilíbrio entre teoria e prática, explorando estratégias que estimulem o pensamento matemático e a resolução de problemas de forma inovadora.
A presença do professor Chaparin no podcast “É Sobre Educação” reforça a urgência de repensar o ensino da matemática por meio de abordagens mais humanas, inclusivas e alinhadas ao cotidiano dos estudantes. A atuação do CAEM mostra que é possível transformar desafios em oportunidades de aprendizagem significativas. Ao colocar a matemática a serviço da criatividade, da cultura e da cidadania, abre-se espaço para que todos — professores e alunos — possam se reconhecer como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem.
Para mais informações sobre o CAEM e suas atividades, confira a página oficial.
Confira abaixo o episódio de estreia da série “É sobre Educação”, uma iniciativa do Estadão Blue Studio e o Sesi de São Paulo.
Por Camila Bernardes | Serviço de Apoio Institucional