Como forma de cumprir sua missão de promover o ensino, pesquisa, extensão e inovação, a Universidade de São Paulo procura trabalhar com empresas públicas e privadas em projetos colaborativos de interesse comum. Essas colaborações têm como objeto principal:

  • transferir conhecimento e tecnologia da universidade para a sociedade; 
  • trazer problemas relevantes da sociedade para dentro do universo acadêmico, como forma de contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento do país e para a formação de recursos humanos na graduação e pós-graduação;
  • permitir a captação de recursos para investimentos na formação de estudantes de graduação e pós-graduação e em projetos de pesquisa.

Para tanto, a USP tem interesse em estabelecer parcerias com diversos atores da sociedade: grandes empresas que possuam P&D avançado ou queiram iniciar suas atividades de pesquisa, empresas startups e Pequenas e Médias Empresas, bem como setores do governo interessados em desenvolver inovações para a esfera pública.

 

As diretrizes de como promover projetos em conjunto a empresas públicas e privadas com interesses comuns aos da USP podem ser consultadas no Guia para colaboração USP + Empresas,  disponibilizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo.

Guia para colaboração USP + Empresas

 

Texto extraído do Guia para colaboração USP + Empresas (Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo, 2018)