IME-USP

Nova chamada “Futuros Cientistas”, da FAPESP, para bolsas de pesquisa, homenageia o professor Sérgio Muniz Oliva Filho

Chamada concederá até 800 Bolsas de Iniciação Científica, com foco em ampliar a permanência estudantil e reduzir a evasão no ensino superior

A FAPESP anuncia o lançamento da chamada de propostas Futuros Cientistas – Prof. Sérgio Muniz Oliva Filho, com o objetivo de ampliar oportunidades de pesquisa acadêmica por meio de concessão de Bolsas de Iniciação Científica no estado de São Paulo.

A chamada homenageia o professor Sérgio Muniz Oliva Filho, destacado pesquisador na área de Matemática Aplicada e reconhecido por sua atuação na formação de novos cientistas e no desenvolvimento de estratégias para a permanência de estudantes nos cursos de graduação em áreas de exatas.

A chamada visa estimular a participação na pesquisa de alunos que ingressaram no ensino superior por meio de ações afirmativas, olimpíadas do conhecimento, Provão Paulista ou que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas.

A iniciativa está estruturada em duas rodadas de submissão de propostas em 2025: até 14 de julho, para a chamada do primeiro semestre, e até 28 de agosto, para a chamada do segundo semestre.

Pesquisadores que já sejam apoiados pela FAPESP nas modalidades de Auxílio à Pesquisa – como Regular, Temático, CEPID, Jovem Pesquisador, entre outras – poderão submeter propostas de Auxílio à Pesquisa Regular com Bolsas de Iniciação Científica como item orçamentário (BCO-IC).

As propostas poderão solicitar até duas Bolsas de Iniciação Científica por projeto, com possibilidade de inclusão de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior – BEPE. Serão concedidas até 400 bolsas em cada rodada da chamada.

As submissões devem ser feitas exclusivamente por meio do sistema SAGe da FAPESP. Os resultados serão divulgados em setembro de 2025 (primeira chamada) e dezembro de 2025 (segunda chamada).

Mais informações estão disponíveis na íntegra da chamada, no portal da FAPESP.

Compartilhe