oficina fibonacci

Oficina destinada a professores de matemática e interessados em geral acontece no sábado, 09 de novembro de 2019, e está com inscrições abertas. Para participar é necessário a realização de inscrição e o número de vagas é limitado. 

 

O Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática (CAEM) está com as inscrições abertas para a oficina "A sequência e a espiral de Fibonacci, a razão e a espiral áureas e suas ocorrências na natureza e aplicações", ministrada pelo Prof. Dr. Waldemar W. Setzer do Departamento de Ciência da Computação do IME-USP.

 

Resumo:

Esta oficina tem a intenção de apresentar vários aspectos interessantes da Matemática para alunos do Ensino Médio e Professores de Matemática e Ciências. Serão explorados os seguintes tópicos: a espiral e a sequência de Fibonacci; biografia de Fibonacci; generalização da sequência de Fibonacci; convergência; limite; a razão áurea, sua dedução e propriedades; frações e raízes contínuas; espirais logarítmicas; biografia de Jacob Bernoulli; espirais áureas; ocorrências na natureza: plantas, caramujos, galáxias espirais; proporções áureas no corpo humano e na pintura; o retângulo e o triângulo áureos na geração de espirais; razões áureas no pentagrama; uso da proporção áurea em objetos; instrumentos para geração de proporções áureas; aplicação na Odontologia.

 

Duração: 4 horas

Público-alvo: Professores que ensinam Matemática; interessados em geral.

Número de vagas: 50

 

O CAEM fica na Rua do Matão, 1010 Cidade Universitária - São Paulo. Veja como chegar

 

 

Mais informações 

Página do CAEM

Página de inscrições 

 

uspgamedev 10anos

Entre os dias 5 e 8 de novembro acontece no IME-USP evento em comemoração aos dez anos de existência do USPGameDev.

O evento é gratuito e qualquer pessoa pode participar.

 

O USPGameDev é um grupo de pesquisa e desenvolvimento de jogos formados por alunos da Universidade de São Paulo (USP) no campus da Cidade Universitária. Este ano, em comemoração aos 10 anos de existência, o grupo realiza um evento no IME-USP com atividades durante toda a semana.  

 

PROGRAMAÇÃO

05.11

9h30

Abertura: 10 anos do USPGameDev

Auditório Imre Simon (CCSL)

11h

Post-mortem: Sohlepse

Auditório Imre Simon (CCSL)

14h

Post-mortem: Randovania

Auditório Imre Simon (CCSL)

16h - 19h

Workshop: Introdução à Godot

A-258

06.11

9h30

Palestra: Software Livre em Jogos

Auditório Imre Simon (CCSL)

10h30

Post-mortem: Marvellous Inc. 

Auditório Imre Simon (CCSL)

14h - 17h

Game Design com Janken Wars

B-3

07.11

9h30

Mesa redonda: Carreira de Gamedev no Brasil

Auditório Imre Simon (CCSL)

11h

Post-mortem: On the crossfire

Auditório Imre Simon (CCSL)

14h - 17h

Workshop: Introdução ao Level Design 

A-258

08.11

13h - 20h

OpenGames: venha jogar à vontade

Show: músicas de jogos ao vivo!

B-5


INSCRIÇÕES

O evento é gratuito, aberto ao público e qualquer pessoa pode participar. No entanto, para a organização, algumas atividades requerem inscrição prévia. 

 Não é preciso inscrição para assistir as palestras e nem para a Open Game, qualquer pessoa pode participar. 

 

Saiba mais

Para mais informações a respeito do evento, acesse a página do evento no Facebook

 

O IME-USP fica na Rua do Matão, 1010 na Cidade Universitária em São Paulo. Veja como chegar.

 

 

Marcelo Modesto Costa | 02.11.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2wspjm

IME-USP realiza workshop sobre o trabalho de Jean-Louis Koszul, em São Paulo, na década de 1950.

 

Durante os dias 13 e 14 de novembro de 2019, será realizado o 2º Workshop do São Paulo Journal of Mathematical Sciences, no Auditório Antônio Gilioi, no IME-USP. O evento contará com a participação de pesquisadores de diversas nacionalidades que irão discutir o trabalho de Jean-Louis Koszul em São Paulo, durante a década de 1950.

Koszul foi um matemático francês, conhecido por estudar geometria e descobrir o complexo de Koszul. Visitou a USP no final da década de 1950, no Centro Universitário Maria Antônia, onde a subseção de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP estava instalada na época.
   

Entre os palestrantes, estão confirmados Dmitri Alekseevsky, do ITTP Moscow da Rússia, Michel Nguiffo, da Universidade Montpellier da França,  Ugo Bruzzo, da Universidade Federal da Paraíba, Rui Loja Fernandes, da Urbana- Chapaign dos Estados Unidos, entre outros. 


Para participar, é necessário realizar inscrição prévia, sem custo na página do evento www.ime.usp.br/~2wspjm.

 

 

Pedro Gabriel Castardo Guido Pereira | 21.10.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

imre 02

Em homenagem ao Professor Emérito Imre Simon, "Auditório do CCSL" passará a se chamar oficialmente "Auditório Imre Simon"  (Foto: Reprodução Midiateca IEA/USP)

 

 A partir de 25 de outubro de 2019, o atual "Auditório do CCSL" passará a se chamar oficialmente "Auditório Imre Simon". Nesse dia, haverá uma programação especial, idealizada ainda em 2018, para celebrar diversas datas importantes para o Centro de Competência em Software Livre do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo: os 35 anos da Free Software Foundation, os 20 anos da Open Source Initiave, os 10 anos de atividades do CCSL-IME/USP e os 5 anos da inauguração do seu prédio.

Não poderia haver forma melhor de celebrar esses marcos do que com uma homenagem aquele que ajudou a dar os primeiros passos na direção do compartilhamento de conhecimento em Computação e Desenvolvimento de Software no IME, na USP e no Brasil, nos moldes que hoje entende-se como Software Livre e Cultura Livre, o Professor Emérito Imre Simon. 

A data de 25 de outubro de 2019 será mais do que especial, pois contará com a presença de amigos, ex-alunos, familiares e da querida mãe do Professor Imre Simon, que estará completando 100 anos de idade. A homenagem acontecerá a partir das 15h, no Auditório Imre Simon, no CCSL-IME/USP, que fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 1171 – Butantã, São Paulo - SP.

Reserve em sua agenda das 15h00 às 17h00 do dia 25 de outubro e venha participar desta celebração.

 

Programação

Abertura:

- Marcelo Finger (Chefe do Departamento de Ciência da Computação)

- Júnior Barrera (Diretor do IME-USP)

- Roberto Hirata (Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação)

Homenagem dos ex-alunos:

- Arnaldo Mandel

- Yoshiko Wakabayashi

Homenagem dos amigos:

- Claudio Leonardo Lucchesi

Fotos, vídeos e histórias:

- Marco Dimas Gubitoso

CCSL e o legado do Professor Imre Simon

- Alexandre Abdo

- Nelson Lago

- Paulo Meirelles

Encerramento:

- Nataniel Simon e familiares

Confraternização

 

 

 

Marcelo Modesto Costa | 17.10.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

avaliacao bcc quero 2019

Guia da Faculdade reuniu mais de 6 mil professores e coordenadores para avaliar diversos cursos, entre eles, o Bacharelado em Ciência da Computação do IME-USP com a nota máxima

 

 

O Bacharelado em Ciência da Computação do IME-USP recebeu cinco estrelas na avaliação do Guia da Faculdade, parceria do jornal O Estado de São Paulo e a Quero Educação.
A avaliação contou com a contribuição de mais de 6 mil professores e coordenadores de instituições de ensino superior de todo o país que se cadastraram para atuar, voluntariamente, como avaliadores do Guia da Faculdade.


O Bacharelado em Ciência da Computação foi  criteriosamente avaliado sob vários aspectos como qualidade do projeto pedagógico, qualidade do corpo docente e infraestrutura. 

    
Para saber mais, acesse o site do Quero Educação ou do jornal O Estado de São Paulo.

 

 

 

Pedro Gabriel Castardo Guido Pereira | 15.10.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

vladimir pestov

Minicurso do Prof. Vladimir Pestov acontece no IME-USP entre 18 e 29 de novembro. Inscrições vão até o dia 14 de novembro e as vagas são limitadas. (Foto: reprodução UFBA)

 

Durante os dias 18 e 29 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Estatística do IME-USP realiza o minicurso de pós-graduação “Tópicos selecionados na aprendizagem de máquina supervisionada”, ministrado pelo Prof. Vladimir Pestov, que é Professor Visitante Titular da Universidade Federal da Bahia, Professor Voluntário da Universidade de Santa Catarina e Professor Emérito da Universidade de Ottawa.

No minicurso, o Prof. Pestov apresenta uma seleção de tópicos abordados no  livro de sua autoria “Elementos da teoria de aprendizagem de máquina supervisionada”, como regras de aprendizagem, geometria de cubo de Hamming e concentração de medida, dimensão de Vapnick-Chervonenkis, aprendizagem Provavelmente Aproximadamente Correta (PAC), classes de Glivenko-Cantelli, consistência universal e o classificador de k vizinhos mais próximos, teorema de Cybenko sobre aproximação universal.

O minicurso acontece em nove aulas presenciais, no horário das 16 às 18 horas, no Auditório Antonio Gilioli (bloco A) do Instituto de Matemática e Estatística que fica na rua do Matão, 1010 - Cidade Universitária em São Paulo. O curso é voltado para alunos de pós-graduação e graduação com base em matemática e o público em geral.

As vagas são limitadas, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 14 de novembro através do formulário de inscrição disponível no endereço https://forms.gle/7aUP38hMBPKKCJmx7.  

 

Local: Auditório Antonio Gilioli (bloco A do IME-USP)
Acesso ao livro eletrônico:  https://arxiv.org/abs/1910.06820




TRANSMISSÃO ONLINE
O minicurso também será transmitido ao online pelo YouTube. Veja abaixo os links para cada dia: 

 

matemaniaca

 Canal do YouTube, A Matemaníaca, criado por ex-aluna do IME-USP, procura mostrar ao público a beleza dessa ciência

 

Por /Jornal da USP

 

Matemática é uma ciência fundamental para nosso dia a dia e aparece tanto em aspectos corriqueiros, quanto o dinheiro que usamos, até os mais complexos, como os satélites, indispensáveis para o funcionamento dos GPS. Mesmo assim, ainda é difícil convencer estudantes de ensino básico sobre a importância de estudar essa disciplina. Porém, iniciativas como o canal do YouTube A Matemaníaca, comandado pela ex-aluna do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, Júlia Jaccoud, estão contribuindo para mudar essa realidade. E é com ela que o USP Analisa desta semana conversa.

Para Júlia, usar os argumentos do parágrafo anterior para tentar despertar o interesse dos estudantes pela matemática não é suficiente. “O que eu mais gosto é pensar que, na verdade, filosoficamente, a matemática é inútil. Na nossa rotina, a gente usa a matemática quando está ao celular, mas é muito pobre dizer pro meu aluno que ele precisa saber matemática porque o celular dele usa matemática, isso fica muito distante. E é o que se reflete também dentro do meu canal, porque eu não falo de uma matemática aplicada. Eu falo de uma matemática pura, que chega a soar até desinteressante, mesmo para algumas pessoas. Mas essa matemática inútil é o que me brilha os olhos, é o que eu gosto de aprender. E eu rebato essa pergunta [por que eu preciso aprender matemática] perguntando: por que não aprender matemática? Se a gente tem um cérebro capaz de estudar matemática, por que rejeitar estudar matemática? Assim como qualquer outra disciplina. E por que a gente pergunta isso só pra matemática?”, questiona ela.

Em seu canal, ela também procura desconstruir a ideia de que a matemática não envolve somente números e que há uma certa beleza por trás de seus conceitos. “Acho que meu grande papel é mostrar essa matemática de perguntas, filosoficamente falando, ‘inúteis’ e conseguir convencer as pessoas de que isso também é legal. Assim como a arte, que é algo que a gente aprecia, que está ali para fazer a gente se incomodar, se impressionar, questionar, reviver passados. A matemática pra mim é isso, hoje. É um espaço em que a gente pode questionar, se maravilhar, melhorar e sempre continuar estudando”, diz. 

O USP Analisa é uma produção conjunta do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto da USP e da Rádio USP Ribeirão Preto.

 

A entrevista pode ser ouvida na íntegra através da página Jornal da USP: Matemática pura também pode ser interessante a estudantes de ensino básico 

 

 

 

Marcelo Modesto Costa | 07.10.2019
Serviço de Apoio Institucional
(11) 3091-6268
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.