mtg
 
A conferência “Modern Trends in Geometry” é um evento satélite do International Congress of Mathematicians (ICM), a ser realizado no Rio de Janeiro.  A reunião foi organizada de forma a acolher uma gama ampla de temas em Geometria Diferencial. Os conferencistas convidados são especialistas renomados em suas áreas, e irão apresentar apanhados gerais bem como suas próprias contribuições para um público amplo de geômetras. Entre os palestrantes, foram escolhidos também alguns jovens emergentes geômetras.
 
Maiores informações podem ser visualizadas na página do evento.
logo mathphys
 
A conferência Satélite do ICM 2018, organizada por membros do IME-USP e IFUSP, reunirá pesquisadores de teoria ergódica e das novas abordagens probabilísticas e algébricas à Física Matemática.
O evento  permitirá que líderes emergentes nestas áreas apresentem suas  pesquisas recentes e interajam com cientistas bem estabelecidos. A  conferência cobrirá os seguintes tópicos: Problemas “Gibbs-não-Gibbs”, Redes Complexas, Aspectos Matemáticos da Física Quântica, Teoria Ergódica e Formalismo Termodinâmico.
 
Maiores informações podem ser visualizadas na página do evento.
 
 

obi2918

 

A Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) que tem como objetivo despertar nos participantes o interesse pela ciência da computação através da resolução de problemas usando um computador. Esta competição é individual e está organizada em três modalidades: Iniciação (ensino fundamental), Programação (ensino fundamental e médio) e Universitária (primeiro ano de graduação).

Veja mais na Página da OBI

Informações sobre Inscrições

Datas importantes:
Primeira prova: Sexta, 17/05/2018.
Inscrição: Secretaria do DCC (Bloco C do IME).

 

posse diretor

 

No dia 28 de maio de 2018, na Sala do Conselho Universitário da USP, com a presença do Prof. Dr. Vahan Agopyan, Magnífico Reitor da Universidade de São Paulo e do Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes, Vice-Reitor da Universidade de São Paulo, foi realizada a cerimônia de posse dos professores Junior Barrera e Luiz Renato Gonçalves Fontes, respectivamente, como os novos diretor e vice-diretor do Instituto de Matemática e Estatística da USP.

O diretor Junior Barrera é professor titular do Departamento de Ciência da Computação e desenvolve pesquisas relacionadas a temas como morfologia matemática, aprendizado de operadores morfológicos, modelagem e identificação de sistemas dinâmicos de reticulado, processamento e análise de imagens, análise de expressão gênica, modelagem de sistemas biológicos e esportes coletivos de invasão. Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica, Barrera possui mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, doutorado pela Poli e livre docência pelo IME.

Luiz Renato Gonçalves Fontes é bacharel e mestre em Estatística pela USP e possui doutorado em Matemática pela Universidade de Nova York. Atua na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em processos estocásticos especiais, sistemas estocásticos interagentes, sistemas de partículas, percolação, mecânica estatística e meios aleatórios. É professor titular do Departamento de Estatística.

 

Vídeo da Cerimônia

usp profissoes 2018
 
Já se inscreveu para a feira USP e as Profissões?
 

O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e conta com duas edições anuais, sendo uma na capital e outra itinerante nos campi do interior da USP. São gratuitas e voltadas sobretudo aos alunos do Ensino Médio e vestibulandos. O evento usualmente é realizado no mês de agosto (datas a serem definidas), no Parque de Ciência e Tecnologia (CienTec) da USP.

Os visitantes recebem informações das equipes de professores da Universidade, de monitores (alunos de graduação e pós-graduação) e de funcionários sobre as Unidades de Ensino e suas infraestruturas, os cursos oferecidos, o vestibular, os conteúdos programáticos e as especializações de cada Unidade de Ensino.

Durante o evento, os visitantes também são informados sobre a isenção e redução das taxas para o vestibular da FUVEST e programas de apoio à permanência estudantil (moradia, alimentação, livros para ingressantes de baixa renda, entre outros).

A programação também inclui:
- Dinâmicas de Orientação Vocacional
- Palestras e bate papo com professores acerca dos cursos
- Show da Física
- Química em Ação
- Sessões do Planetário
- Trilha Ecológica

 

Inscrições

As inscrições são para controle do fluxo de público, pesquisa e preparação da monitoria para atendimento nos dias da feira. O acesso ao espaço do evento é livre.

Para se inscrever, acesse: http://prceu.usp.br/uspprofissoes/

 

Visitas monitoradas

Além das edições das feiras de profissões, a USP oferece visitas monitoradas às unidades de ensino, museus, e órgãos de integração e apoio da Universidade, de fevereiro a outubro. A visita tem entre duas e quatro horas de duração com palestras e atividades organizadas pelas unidades. A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. Você pode conferir as datas em: http://prceu.usp.br/uspprof.../visitas-monitoradas-inscricoes/

No IME a visita aconteceu no dia 21 de março de 2018, quando foram recebidos alunos de ensino médio e pré vestibulandos interessados em receber informações sobre os nossos cursos, atividades de extensão e pesquisa; prestação de serviços à comunidade; promoção de eventos culturais, científicos, tecnológicos e esportivos; infraestrutura disponível para a formação dos alunos como salas de aula, laboratórios, auditórios e biblioteca. O objetivo é ajudar o estudante pré vestibulando na escolha da carreira/curso para ingresso no ensino superior.

Veja as fotos da visita.
 

Para ver a programação completa e saber mais, acesse a página do evento