A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), neste ano em sua 11ª edição, é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA - e tem como objetivo revelar talentos na área de Matemática no Brasil. Para isto, organiza ações de abrangência nacional no sentido de estimular e promover o interesse e o estudo da Matemática nas Escolas Públicas por meio da resolução de problemas motivadores, que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes, dentro de um espírito de participação e de cidadania.

Além das provas nacionais realizadas em duas fases, para as quais é encaminhado anualmente às escolas um banco de questões para orientar o trabalho de preparação dos alunos, é organizado para os estudantes premiados o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC). O PIC é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados em todos os Estados do país, e também no fórum virtual e tem como objetivos não só despertar nos alunos o gosto pela Matemática e pela ciência em geral, mas também motivá-los na escolha profissional pelas carreiras científicas e tecnológicas.

Os estudantes recebem bolsas de estudo e outros programas, também com bolsas, são destinados aos estudos, ainda relacionados à Matemática, para os medalhistas que ingressam na universidade. Em especial, no IME-USP temos há vários anos o Projeto USP-OBMEP destinado à preparação para a prova da segunda fase de grupos de estudantes de algumas escolas da cidade de São Paulo. Participam deste projeto, na coordenação e no trabalho com esses estudantes, o CAEM, professores do IME e estudantes da Licenciatura em Matemática do Instituto.

A premiação da OBMEP se estende aos professores das escolas públicas e também às próprias escolas que se destacam pelo desempenho do conjunto de seus alunos participantes na OBMEP.

A cerimônia de premiação da 10ª edição da OBMEP ( relativa ao ano de 2014 ) será realizada no dia 20 de agosto, às 13:30h, no Auditório Istvan Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, e contará com a participação de aproximadamente 140 medalhistas, de professores premiados e representantes das escolas premiadas oriundos das escolas públicas da cidade de São Paulo.

Essa cerimônia é um momento de reconhecimento do esforço realizado pelos estudantes, professores e escolas e de homenagem dos alunos premiados e de suas famílias.

(texto recebido da Profª Ana Catarina Pontone Hellmeister)