Com muito orgulho reproduzimos a mensagem da SBM sobre vencedor do prêmio SBM 2015. Recordamos que a edição anterior foi vencida por Artur Ávila.

"O vencedor do Prêmio SBM 2015 é o artigo 'A Poincaré-Birkhoff theorem for tight Reeb flows Reeb flows on S3', da autoria de Umberto Hryniewicz (UFRJ) e Pedro Salomão (USP), publicado em Inventiones Mathematicae 199 (2015), pp 333 a 402.

A informação foi revelada na Cerimônia do Prêmio SBM, realizada no dia 28 de julho no Auditório Mañé do IMPA, com a presença do presidente da SBM, Marcelo Viana, do presidente eleito, Hilário Alencar, do presidente da União Matemática Internacional, Shigefumi Mori (Medalha Fields 1990), de Artur Ávila (Medalha Fields 2014) e de inúmeros convidados e autoridades.

O Prêmio SBM tem como objetivo distinguir o melhor artigo original de pesquisa em Matemática publicado recentemente por jovem pesquisador residente no Brasil. Ele é concedido a cada dois anos, por ocasião do Colóquio Brasileiro de Matemática.

Em sua edição 2015, o Prêmio SBM inclui remuneração monetária de R$ 20 mil e uma placa comemorativa. Além disso, os vencedores estão convidados pelos organizadores do Colóquio Brasileiro de Matemática a proferir palestra no certame."

O IME parabeniza seu ilustre Prof. Pedro Antônio Santoro Salomão pelo prestigioso prêmio.

 

Para mais informações, clique aqui

Placa do Prêmio

(texto recebido do Prof Dr. Clodoaldo Grotta Ragazzo)