IME-USP

IME-USP lamenta o falecimento do matemático Jacob Palis, do IMPA

Referência na área de Sistemas Dinâmicos, Jacob Palis foi uma figura central no desenvolvimento da matemática brasileira e internacional

O matemático Jacob Palis - Foto: MCTI

O matemático Jacob Palis – Foto: MCTI 

O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo lamenta o falecimento do matemático Jacob Palis, pesquisador emérito do IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, ocorrido no dia 07/05/2025.  

Referência na área de Sistemas Dinâmicos, Jacob Palis foi uma figura central no desenvolvimento da matemática brasileira e internacional. Graduado em Engenharia pela então Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1962, concluiu o mestrado (1966) e o doutorado (1967) em Matemática na University of California. Ao longo de sua carreira, formulou um programa global para caracterizar o comportamento típico de sistemas dinâmicos e estimar incertezas em previsões, contribuindo decisivamente para a compreensão de fenômenos evolutivos da natureza e de outras áreas do conhecimento.

Foi pesquisador titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) de 1971 a 2010, instituição da qual também foi diretor entre 1993 e 2003. Desde então, atuava como Pesquisador Emérito do IMPA. Publicou mais de 90 artigos em periódicos científicos de excelência e orientou 42 teses de doutorado, formando gerações de matemáticos.

Seu trabalho foi reconhecido com prestigiosos prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Balzan (2010), Prêmio TWAS em Matemática (1988), Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia (1990), Trieste Science Prize (2006), entre muitos outros. Recebeu honrarias de destaque como a Grã-Cruz da Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico e a Légion d’Honneur da França, nas classes de Chevalier e Officier.

Foi membro de diversas academias de ciências ao redor do mundo, incluindo a Academia Brasileira de Ciências, a Academia de Ciências para os países em Desenvolvimento, as academias de ciências dos Estados Unidos, da Europa, Rússia, China entre outras.  

Também exerceu importantes cargos de liderança na ciência internacional, como presidente da Academia Brasileira de Ciências (2007–2016), da The Academy of Sciences for the Developing World (TWAS) – TWAS (2007–2012) e da International Mathematical Union – IMU (1999–2002).

O IME-USP presta sua solidariedade à família, amigos e colegas de Jacob Palis, e reconhece sua trajetória extraordinária, marcada pela excelência científica, generosidade intelectual e pela contribuição inestimável ao fortalecimento da matemática no Brasil e no mundo.

Veja também: 
Morre matemático Jacob Palis, gigante da Ciência brasileira, matéria publicada pelo IMPA
CNPq se despede do matemático e bolsista de Produtividade em Pesquisa Sênior Jacob Palis, publicado pelo CNPq

Com informações do IMPA, do CNPq e Plataforma Lattes. 

Compartilhe