Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação

INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA 

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 

DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 

Trancamento / Cancelamento de Matrícula

Trancamento Parcial

O trancamento parcial consiste no trancamento de uma ou mais disciplinas matriculadas naquele semestre, desde que o aluno ainda permaneça matriculado em ao menos 12 créditos-aula.

1. Trancamento de Disciplinas (Livre ou Eletiva)

O aluno que trancar disciplinas de caráter livre ou eletivo não é obrigado a cursar novamente a mesma disciplina em outro momento. No entanto, deverá cumprir integralmente a carga horária mínima em disciplinas livres e/ou eletivas exigida pelo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), por meio de outras disciplinas equivalentes.

2. Histórico Escolar na Colação de Grau

Histórico Escolar oficial entregue no ato da Colação de Grau reflete apenas as disciplinas aprovadas e concluídas, não constando informações sobre reprovações ou trancamentos.

3. Impacto do Trancamento na Média Ponderada

O trancamento de disciplina não afeta o cálculo da média ponderada do curso, uma vez que apenas as disciplinas efetivamente cursadas e avaliadas são consideradas para fins de rendimento acadêmico.

Semestralmente, o Serviço de Graduação informará através de e-mail e na página do IME – Avisos, o período para o trancamento parcial de disciplinas

 

Trancamento Total

Só será autorizado o trancamento total de matrícula ao aluno que tenha obtido pelo menos 24 créditos, salvo casos excepcionais que serão analisados pela Comissão de Graduação.

O aluno poderá requerer o trancamento total em qualquer época do ano. Se o trancamento total for solicitado durante o transcurso das aulas, o aluno não poderá estar reprovado por frequência em disciplinas cuja soma dos créditos ultrapasse 25% do total de créditos em que estiver matriculado. Por exemplo, o aluno que está matriculado em 24 créditos só poderá estar reprovado em disciplinas cuja soma totalize 6 créditos.

O trancamento total será concedido por um prazo de dois anos, sem necessidade de justificativa. Caso queira solicitar prorrogação do trancamento total por no máximo dois semestres, o aluno deverá justificar e comprovar a necessidade do pedido. Cabe à Comissão de Graduação a análise do pedido. (Resoluções CoG 3761/1990 e 4811/2000.

Os alunos deverão preencher o formulário abaixo solicitando o trancamento total, anexando o histórico escolar e a justificativa com documentos se houver necessidade.

Faça o download do formulário acima e preencha no computador, anexe histórico e comprovantes os quais deverão estar EM ARQUIVO ÚNICO, NO FORMATO PDF, e deverão ser enviados para o e-mail graduacao@ime.usp.br.

Obs: Alunos com menos de 24 créditos aprovados deverão anexar a comprovação documental para o motivo do trancamento.

Cancelamento

Esse cancelamento, uma vez efetivado, é irreversível, e o aluno que desejar reingressar precisará participar de novo processo seletivo.

O aluno deve solicitar a desistência definitiva do curso diretamente no Sistema Júpiter no Menu:

Aluno>Requerimento>Desistência Definitiva do Curso

ATENÇÃO: Esta ação é irreversível!

Jubilamento

Conforme os artigos 75 e 76 do Regimento Geral da USP, o cancelamento de matrícula ocorrerá nas situações relacionadas a seguir:

  • Em decorrência de motivos disciplinares.
  • Se for ultrapassado o prazo de três anos de trancamento total de matrícula.
  • Se o aluno não se matricular por dois semestres consecutivos.
  • Se o aluno não obtiver nenhum crédito em dois semestres consecutivos, excetuados os períodos de trancamento total.
  • Se o aluno for reprovado por frequência em todas as disciplinas em que se matriculou em qualquer um dos dois semestres do ano de ingresso.
  • Não obtiver aprovação em pelo menos vinte por cento dos créditos em que se matriculou, nos dois semestres anteriores.
  • Não integralizar os créditos no prazo máximo definido pelo Conselho de Graduação responsável pelo curso ou habilitação: doze semestres, exceto para alunos da Licenciatura Noturno, cujo prazo máximo é de 15 semestres.

O aluno que tiver sua matrícula cancelada poderá encaminhar à Comissão de Graduação do IME, pedido de reintegração ao curso.

Para mais informações, acesse a página Retorno ao Curso.

 
Voltar

Compartilhe