O estágio é uma oportunidade para os alunos complementarem o aprendizado obtido em sala de aula, vivenciando na prática os conteúdos teóricos. Através da troca de conhecimentos e experiências com outros profissionais da empresa, o estagiário pode desenvolver novas habilidades e atitudes, tornando-se mais preparado para enfrentar os desafios da carreira escolhida.

Os estágios são divididos em “obrigatórios” (definidos no Projeto Pedagógico do Curso como requisito para sua conclusão) e “não-obrigatórios” (realizados como atividade opcional, com o intuito de complementar a formação do aluno pela vivência de experiências próprias da atividade profissional).

Dos cursos de graduação do IME/USP, somente o curso de Licenciatura em Matemática possui como requisito para sua conclusão uma carga de estágios obrigatória (chamada de "Estágios Curriculares"), composta por 300 horas em disciplinas da Faculdade de Educação e 100 horas na disciplina MAT1500 (mais informações podem ser obtidas através da Seção de Alunos do IME ou no Departamento de Matemática).

A Seção de Estágios do IME é responsável pela orientação aos alunos que desejam realizar estágios não-obrigatórios, tanto dentro da USP quanto em empresas externas, coordenando todo o trâmite burocrático que envolve esta contratação.

A Seção também administra os convênios para estágios e realiza a divulgação de vagas aos alunos (inclusive oportunidades efetivas, programas de Trainee e demais modalidades de contratação).