Nome da empresa: Agilbits
URL:www.agilbits.com.br
Descrição: Somos uma empresa de consultoria e desenvolvimento de software.
Trabalhamos com metodologias ágeis e as melhores plataformas disponíveis para o problema apresentado. Nós buscamos resolver os problemas de nossos clientes de acordo com o contexto em que se encontram; por isso, os serviços prestados variam de desenvolvimento de soluções até consultoria para liderança e coaching de equipes, passando por elaboração de cursos específicos.
Temos mais de 3 anos de experiência com desenvolvimento de aplicações desktop em Java com o uso da plataforma Eclipse RCP. Também são mais de 5 anos trabalhando com Ruby e Java para desenvolvimento de sistemas Web usando vários frameworks (como Rails, Sinatra, VRaptor e Struts).
Nossos profissionais tem participação ativa nas comunidades de software livre, métodos ágeis e já ministraram diversos cursos, palestras e laboratórios para passar seus conhecimentos adiante.


Nome da empresa
: basico.com
URL:www.basico.com
Data de abertura para o público: 1º de julho de 2013
Descrição: Procurado pelo empreendedor Alexandre Veiga, o ex-aluno Tiago Motta se juntou a essa startup com o objetivo de criar o melhor ecommerce do Brasil. Por ter trabalhado com internet desde que se formou, como por exemplo no UOL e na Abril, passando por vários produtos com grande quantidade de acessos e relacionados a ecommerce, como por exemplo o ShoppingUOL, TodaOferta e PagSeguro, percebeu que ja possuía conhecimento o suficiente para construir um grande projeto como esse: nasce o basico.com!
O basico.com é uma marca e um ecommerce de roupas básicas feitas com qualidade premium. Seus produtos são feitos com o melhor algodão do mundo: o Pima. O time todo é paranóico com qualidade: da experiência de compra no site, até a embalagem que leva os produtos para os clientes, tudo deve ser perfeito. Seu software possui 99% de cobertura de testes automatizados e é baseado nas tecnologias mais modernas do mercado: spreecommerce, ruby on rails e heroku.
Alguns clientes já apelidaram o basico.com de "a Apple das roupas".


Nome:
Caelum - Ensino e Inovação
URL: www.caelum.com.br
Data de criação: 2004, durante o mestrado de Paulo Silveira em computação e a graduação de seu irmão Guilherme Silveira em Matemática Pura.
Descrição: A Caelum nasceu em 2004, depois que um dos irmãos voltou da Alemanha.  Hoje ela está em três capitais, contando com mais de 85 colaboradores. Open source, treinamentos, desenvolvimento e métodos ágeis fazem parte do dia a dia da empresa. O IME, os professores e o ambiente universitário tiveram um papel fundamental para esse nascimento. Durante os anos na graduação seus criadores participaram de diversos projetos com inúmeros professores; do gerenciador de disciplinas, do catálogo de currículos de alunos e da administração dos eventos do Departamente de Estatística surgiram diversos projetos open source, sendo que hoje alguns deles  tem espaço no Centro de Competência de Software Livre (CCSL). Certamente a pró atividade também teve muita importância nessa trajetória empreendedora.
Principais clientes ja atendidos: Porto Seguro, Petrobras, Locaweb, Globo.com, TVA
Principais tecnologias: Java, Ruby on Rails, Scrum, Kanban, Lean e Android


Nome:
Devworks Game Technology
URL: www.devworks.com.br / www.gametrack.com.br
Data de criação: 2001, por Archias Alves Almeida e Fabiano de Carvalho e Sousa, mestrandos do IME
Descrição: A Devworks foi pioneira no desenvolvimento de advergames no Brasil e atuou em diversas áreas, como jogos para celular, consoles e internet, antes de se concentrar na criação e desenvolvimento do site de jogos multiplayer Gametrack (www.gametrack.com.br), no qual tem atuado exclusivamente desde 2008.


Nome da Empresa: EvoBooks
URL:www.evobooks.com.br
E-mail de contato:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Descrição: A EvoBooks é uma editora digital de conteúdo educacional criada para auxiliar instituições de ensino, professores e alunos a aproveitarem ao máximo as tecnologias disponíveis. Formada por profissionais com grande experiência no setor de educação, programação visual e design, a EvoBooks traz uma coleção de aulas digitais interativas de alta qualidade que permitem não só valorizar o professor em sala de aula, mas também transformar a experiência de aprendizado do aluno antes, durante e depois das aulas.
Foi fundada em 2011 por dois 2 ex-consultores da gestão na área educacional da Bain&Company, uma das maiores e mais prestigiadas consultorias de gestão do mundo, e um 1 doutorando em Ciência da Computação pelo IME-USP, especialista em computação gráfica e sistemas 3D.
Diferenciais:
- Tecnologia proprietária e layout customizável para clientes.
- Desenvolvida para ótima interação com conteúdo enriquecido.
- Customização para instituições.
- Compatível à PCs e plataformas Android & iOS
- Conteúdo 3D interativo exclusivo adaptado ao Ensino Básico
- Interação com objetos, anotações na tela e comunicação objetiva voltada para aprendizagem dos conceitos
Os sócios diretores da EvoBooks são Felipe Rezende, Carlos Grieco, Gustavo Rahmilevitz e Guilherme Otranto (doutorando em Ciência da Computação pelo IME-USP). Guilherme é CTO da EvoBooks e envolvido nas inovações tecnológicas que permeiam o desenvolvimento do produto.
O objetivo da empresa é atingir a liderança do mercado editorial brasileiro.


Nome: Grupo Direct
URL:www.directtalk.com.br
Descrição: A Direct Talk nasceu para ajudar as empresas e clientes a se relacionarem melhor. Fazemos isso desenvolvendo software usado nas centrais de atendimento. Começamos com um primeiro produto: o chat on-line. E depois fomos aumentando a abrangência – gerenciamento de e-mails, telefonia, gerenciamento dos processos, auto-atendimento, atendimento via vídeo...
A empresa nasceu de 4 pessoas, sendo 3 colegas do curso de ciências da computação do IME. Iniciamos uma outra empresa em 1996 (durante o segundo ano de curso), que em 2000 deu origem à Direct Talk.
Hoje temos mais de 200 clientes (veja mais no nosso site). E a cada mês são feitos mais de 5 milhões de atendimentos usando os nossos sistemas.
Neste caminho fomos reconhecidos por alguns prêmios: duas vezes entre as melhores empresas para se trabalhar em TI e Telecom (Great Place to Work – 2008 / 2009), Melhor solução de atendimento na avaliação dos clientes (Consumidor Moderno - 2009), ficamos entre as 200 maiores empresas de TI e entre as 10 com maior crescimento (Informática Hoje -2008).
E o que era uma empresa se transformou em um grupo – iniciamos outras empresas com novos empreendedores usando a estrutura, a marca e a carteira de clientes que já tínhamos. Fundamos a Direct Marketing em 2005 (marketing de Relacionamento), Direct Performance em 2007 (campanhas e BI digital), Direct Labs e Scup em 2009 (ambas focada em mídias sociais), Direct B2 e 2009 (infra-estrutura e CRM).
 

Nome da Empresa: Heavenstudio
URL da empresa: heavenstudio.com.br
Data de Criação: 2010
E-mail de contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Descrição: A Heavenstudio é uma empresa de consultoria e desenvolvimento ágil que visa transformar idéia inovadoras em produtos digitais. Apesar de ter sido fundada há pouco tempo, conta com diversos programadores experientes e dezenas de clientes que variam de pequenas startups à grandes corporações como a Fundação Telefônica. Seus membros também estão fortemente vinculados com o movimento ágil e principalmente com Lean Startup, e utilizam este know how para auxiliar na gestão e organização dos projetos, de forma a serem executados de forma a minizar os custos em ambientes de extrema incerteza.
Principais tecnologias: Ruby on Rails, Meteor/Node.JS CSS3/HTML5, 
JQuery, Postgresql/MongoDB, iOS/Android, XP Programming


Nome: Infomobile
URL: www.infomobile.com.br
Descrição: A Infomobile é uma spin-off da Universidade de São Paulo (USP), fundada em 2006 e integrante do Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) da USP. O foco da empresa é a inovação, mobilidade, recuperação de informações e multimídia.
Possui um forte braço de P&D que desenvolve projetos em conjunto com grupos de pesquisa de universidades como a USP e a UNIFESP. Alguns desses projetos de inovação recebem financiamento de órgãos de fomento como FINEP (CT-SAÚDE) e FAPESP (PIPE).
Atualmente, o principal produto da empresa é o OnAir. Desenvolvido em uma tese de mestrado do IME-USP, o OnAir é um software que utiliza técnicas de inteligencia artificial para buscar e recuperar arquivos multimídia (vídeos e áudios) falados em grandes acervos.
Os principais diferenciais do software são: maior produtividade, pois não há a necessidade de percorrer o vídeo ou áudio na íntegra; eficácia das buscas, pois a busca é feita no conteúdo falado e não somente em palavras-chave ou resumos; e facilidade de acesso às informações multimídia.
Os sócios diretores da Infomobile são Vladimir Moreira Rocha e Eduardo Leal Guerra, mestres em Ciência da Computação pelo IME-USP. Vladimir é CEO da Infomobile envolvido na concepção e inserção de produtos inovadores no mercado e Eduardo é CTO da Infomobile envolvido no desenvolvimento do produto. Juntos lideram a empresa desde sua concepção.


Nome: Iteas Soluções Digitais Ltda
URL:www.portalprofes.com
Data de criação: Mar/2012
Fundadores: Claudivan Ribeiro, Alberto Bueno Jr, Tiago Nicolosi Bomventi, José David Curado (IME/USP)
Descrição: A Iteas é uma empresa que nasceu da união de 4 estudantes do IME-USP em torno do desenvolvimento de uma plataforma educacional chamada Profes. Lançada em março de 2012, em menos de 6 meses, nossa base de professores cadastrados se tornou a maior do Brasil e com isso nos tornamos referência em busca de professores particulares. Em abril de 2013 a empresa foi incubada no Cietec.
Nosso objetivo é expandir a plataforma para alguns países vizinhos (Argentina, Chile, Colômbia, México, Venezuela) e criar soluções e aplicações que colaborem na interação entre professores e alunos através da internet.


Nome da empresa: K19 Treinamentos
URLwww.k19.com.br
Data de Criação: Fundada em agosto de 2010.
Descrição: A K19 foi criada por profissionais formados em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP) que possuem ampla experiência em treinamentos e consultoria na área de TI.
O objetivo principal da K19 é oferecer treinamentos relacionados às plataformas Java e .NET com alta qualidade e preços acessíveis. Esses treinamentos preparam os nossos alunos para o mercado de trabalho que cada vez mais exige profissionais de TI altamente qualificados.
Em pouco tempo de vida, a K19 tornou-se referência no ensino de Java e .NET. Nosso material didático é amplamente utilizado e reconhecido pela comunidade e por instituições de ensino superior públicas e privadas.
Principais clientes ja atendidos: Banco do Brasil, USP, TCE-RR, TRE-RN, ALESP, SENAC-RR, Claro, LSI-TEC e Itaú
Principais tecnologias: Java, .NET e Android.

Nome: Kekanto
URL:www.kekanto.com.br
Data de criação: (fundado em mar/2010)
Fundadores: Allan Kajimoto (BCC 2004) / Bruno Yoshimura (BCC 2004) / Fernando Okumura (Direto USP/ Economia Wharton / MBA Stanford)
Descrição: O Kekanto é um guia local onde você encontra os melhores estabelecimentos ao seu redor, na sua cidade ou seu bairro. O site foi criado em março de 2009 pelo Bruno Yoshimura (BCC 2004),  Allan Kajimoto (BBC 2004) e Fernando Okumura (Direto USP/ Economia Wharton / MBA Stanford) e hoje conta com mais 6 desenvolvedores do IME.

Acreditamos muito na publicidade geolocalizada como uma evolução dos links patrocinados de hoje, sendo este o modelo de negócio atual. 

Atualmente já estamos presentes em 5 países (Brasil, Argentina, Chile, Colombia, Peru e México) e mais de 200 cidades. Hoje o Kekanto já conta com mais de 1,5 milhão de cadastrados, 8 milhões de visitantes únicos por mês e quase 2 milhões de downloads do app.

Entre as principais tecnologias que podemos destacar estão:

- Busca geolocalizada (baseada em polígonos).
- App em todas as plaformas mobile
- Escalabilidade: servidores no cloud da Amazon, cache em todos os níveis do MVC,
- Sistema de recomendações (de lugares para o consumidor conhecer e escrever).

 
Nome: Liberalis
URL: http://liberalis.biz
Data de criação:  julho/2012
Fundadores: Paulo Salem (doutor em Ciência da Computação  pelo IME-USP e pela Universidade Paris-Sud)
Descrição: A plataforma Liberalis permite a profissionais liberais e autônomos (e.g., advogados, médicos, psicólogos, nutricionistas, arquitetos) criarem um site profissional na Internet de modo rápido, fácil e inteligente. Projetada especialmente para esse nicho, carente de boas soluções específicas, ela fornece ferramentas que facilitam e automatizam a divulgação online desses profissionais: pode-se listar serviços, contatos, portfolio, currículo e mais online -- sem a necessidade de se "desenhar" as páginas, pois o sistema adapta o design do site resultante de modo a se adequar à quantidade e tipo de informação fornecida. Pela separação do conteúdo da apresentação, algo pouco feito por nossos concorrentes, somos capazes de otimizar os resultados (e.g., renderizações diferentes para versões móveis), conectá-los facilmente a outros sistemas e garantir um aproveitamento máximo ao longo do tempo dos dados fornecidos. 
Paulo Salem, doutor em Ciência da Computação pelo IME-USP e pela Universidade Paris-Sud (França), criou o sistema pouco após a defesa de sua tese como uma forma inicial de se lançar no empreendedorismo por completo. Além da face pública do produto, o Liberalis também serve como um laboratório para outras tecnologias mais fundamentais, que eventualmente podem ser, elas mesmas, transformadas em produtos independentes. Por exemplo, parte do nosso sistema de pagamento está em via de ser formalmente verificado, e temos desenvolvido e testado uma série de algorítimos de otimização comportamental (de usuários) e design automatizado (de páginas). Esses aspectos mais sofisticados estão profundamente relacionados, embora de modo indireto, à experiência acadêmica proporcionada pelo IME-USP.


Nome: Neurobox
URL:www.neurobox.com.br
Descrição: A Neurobox foi criada após vários anos de experiência com desenvolvimento ágil de software, especialmente com Programação Extrema (XP) e Scrum. A Neurobox oferece consultorias, treinamentos e mentoring focados em metodologias ágeis para equipes e empresas interessadas em melhorar seus resultados em desenvolvimento de software.
O que a Neurobox faz?
Ela apóia equipes a obter resultados excelentes em desenvolvimento de software. Ministramos palestras (gratuitas) e treinamentos, promovemos eventos e oferecemos suporte através de mentoring para a adoção de métodos ágeis de desenvolvimento de software, tais como Scrum, Programação Extrema(XP), Lean, entre outros.
 

Nome: Playax
URL: www.playax.com

Data de criação: Janeiro de 2014, durante o doutorado de Daniel Cukier, bacharel e mestre em Ciência da Computação pelo IME-USP.
Descrição: A Playax desenvolve uma plataforma de inteligência musical que oferece recursos e ferramentas para o acompanhamento da circulação e uso de músicas em diferentes meios (rádios, canais de TV, shows, sites, redes sociais, etc.) e o tratamento, análise e ativação dessas informações para alimentar um marketplace de serviços, licenciamentos, divulgação, etc., para o ecossistema da música.
Principais clientes ja atendidos: Leoni, Fernanda Abreu
Principais tecnologias: Scala, Ruby on Rails, BigData, Audio Fingerprint, Métodos Ágeis, Lean Startup
Contato para vagas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Nome: Scipopulis

URL: www.scipopulis.com

Descrição: A Scipopulis é uma startup direcionada para cidades inteligentes e focada em soluções inovadoras para mobilidade urbana. Temos produtos para cidadãos e gestores do transporte nas áreas de monitoramento, planejamento, análise de dados, relacionamento com o cliente, compartilhamento de dados e mobilidade ativa. O principal produto da empresa é um painel de monitoramento de velocidades de ônibus que identifica gargalos, cria alertas, emite relatórios comparativos de velocidade, visualiza e associa acidentes e imagens de câmeras. Com nossa solução, o gestor do sistema de mobilidade aumenta a eficiência dos times de operação, melhora o planejamento e otimiza a gestão, respondendo as ocorrências de forma rápida, planejando e prototipando soluções baseadas em dados e promovendo melhores serviços para os cidadãos.

Três dos sócios são cientistas da computação formados pelo IME-USP e PhDs na mesma área, com habilidades complementares em big data, desenvolvimento mobile e visualização. O quarto sócio é PhD em Urbanismo e traz habilidades complementares de design thinking e projeto. O restante do time é formado por especialistas em user experience, design e desenvolvimento de software. Criada em 2014.

Fundadores: Roberto Speicys (IME-USP), Julian Monteiro (IME-USP), Ivo Pons (Mackenzie), Marcio Cabral (IME-USP).

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  

Nome: The Story Boom

Descrição:The Story Boom é uma plataforma para se contar histórias colaborativamente. As pessoas postam suas idéias para novas histórias, então a comunidade vota nas melhores e pegamos a vencedora e produzimos em forma de comic books, ou histórias em quadinhos.
 O objetivo da plataforma é permitir que pessoas que sempre sonharam em contar suas histórias sejam capazes de transformar suas idéias em realidade e que os leitores também possam encontrar uma forma de entretenimento rica com histórias inovadoras e criativas, ao mesmo tempo que lhes damos a possibilidade de participar no processo de decisão e produção dos quadrinhos.
 
 
Nome: Uaná Technologia em Visão e Linguagem
URL: www.uanatech.com
Descricao: A Uaná desenvolve produtos e serviços que se baseiam na combinação de tecnologias de visão, processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina.
Sua missão é promover e desenvolver tecnologia de ponta nessas áreas para capacitar seus clientes a se tornarem líderes de seus negócios.
A empresa foi fundada recentemente por três sócios que fizeram mestrado e/ou doutorado na USP. Os três também adquiriram experiência trabalhando em grandes multinacionais e em instituicoes de pesquisa na Europa.


Nome: Whitehat Software
URL: www.whitehat.com.br
A Whitehat, fundada em 2001, é uma empresa de desenvolvimento de software com larga experiência em aplicações web e sistemas de back-office, já tendo criado sistemas de e-commerce, publicadores de conteúdo, relacionamento online, web analytics, web survey, além do primeiro sistema para registro automático de domínios do Brasil.
Formada por vários ex-alunos do IME-USP, tem em seu portfólio clientes como IBOPE, O Estado de S. Paulo, Siter, Nomer, Laboratório de Sistemas Integrados POLI-USP, Cristiana Arcangeli, Eliana, Sociedade Brasileira de Psicanálise, Imperdível, entre outros.