Os programas de Mestrado e Doutorado em Bioinformática Interunidades da USP têm como objetivo a formação de recursos humanos de excelência que possam atuar tanto em pesquisa quanto em desenvolvimento e inovação, em situações que demandem conhecimento especializado em biologia e métodos computacionais. Esse programa é constituído diversas unidades de pesquisa em biologia e informática da USP, abrangendo áreas como estudo do genoma, metagenomas, transcritoma, proteoma, metaboloma, biologia estrutural, biologia sistêmica, entre outras.

A definição de trabalho que o Programa Interunidades de Pós-Graduação em Bioinformática da Universidade de São Paulo usa para entender o que é Bioinformática está em linha com a interpretação mais inclusiva do termo: Bioinformática é o estudo da aplicação de técnicas computacionais e matemáticas à geração e gerenciamento de informação pela/para Biologia e/ou Biotecnologia.

De forma a atender especificamente à ampla multidisciplinaridade característica dessa área, um núcleo de disciplinas básicas foi estabelecido, permitindo aos ingressantes da área biológica um nivelamento em exatas, e aos ingressantes da área de exatas um nivelamento na parte de biologia. O programa de créditos é complementado por disciplinas mais específicas e avançadas, que poderão ser cursadas em qualquer campus da USP, a serem definidas em função dos programas de pesquisa de cada aluno.

Egressos do programa ocupam posições de destaque em empresas de biotecnologia e na academia, sendo o nosso programa responsável pela formação de professores que hoje criaram e atuam na área da bioinformática em diversas Universidades pelo País.

 

destaque ibusp destaque imeusp destaque icbusp destaque iqusp destaque esalq destaque ffclrp destaque ifsc destaque fmusp

 

Próximas Defesas

Sem eventos