Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação

INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA 

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 

DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO 

Professor Yuri Gomes Lima recebe Menção Honrosa no Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa na USP 2025

O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) tem a satisfação de divulgar que o Professor Dr. Yuri Gomes Lima, docente do Departamento de Matemática, foi agraciado com Menção Honrosa na área de Ciências Exatas e da Terra na edição de 2025 do “Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa na USP”.

Promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPi), a premiação reconhece e valoriza jovens docentes da Universidade de São Paulo, com até 40 anos de idade, que se destacam pela qualidade e pelo impacto de sua produção científica, artística ou cultural. A iniciativa tem como objetivo fomentar o fortalecimento de novas lideranças acadêmicas e reafirmar o compromisso institucional com a pesquisa de excelência.

Nesta edição, foram avaliadas 90 candidaturas habilitadas, por comissão formada por docentes da USP e especialistas externos, representantes de diferentes instituições de ensino e pesquisa do país. A diversidade temática e o elevado nível dos trabalhos submetidos foram destacados pela comissão avaliadora como indicativos da qualidade da produção acadêmica desenvolvida na Universidade.

Sobre o professor

Yuri Gomes Lima é Professor Titular do Departamento de Matemática do IME-USP, com atuação nas áreas de Sistemas Dinâmicos, Teoria Ergódica, Combinatória e Probabilidade. Possui graduação (2006) e mestrado (2008) em Matemática pela Universidade Federal do Ceará e doutorado (2011) pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Realizou estágios de pós-doutorado no IMPA, no Weizmann Institute of Science (Israel), na University of Maryland (EUA) e na Université Paris-Sud 11 (França).

Entre 2017 e 2024, foi Professor Adjunto na Universidade Federal do Ceará. Foi contemplado com a Newton Advanced Fellowship (Royal Society, 2018–2020) e recebeu Menção Honrosa no Prêmio SBM de Melhor Artigo em 2021. Atualmente, é Regular Associate do ICTP e grantee do Instituto Serrapilheira, com o projeto Jangada Dinâmica. É também membro afiliado da Academia Brasileira de Matemática (2024–2028) e da TWAS – The World Academy of Sciences (2024–2029).

O IME parabeniza o professor Yuri pela conquista e deseja pleno sucesso em sua trajetória acadêmica.

Por: Daiane Rodrigues | Serviço de Apoio Institucional

Compartilhe