ime-historia
Nascido da Faculdade de Filosofia da rua Maria Antonia, o Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP) sempre esteve na vanguarda da pesquisa e ensino em matemática pura. A criação do Instituto ocorreu em 15 de janeiro de 1970 pela Reforma Universitária, que reuniu num só instituto os docentes de matemática, estatística e ciência da computação dos vários estabelecimentos da USP, em particular os da Escola Politécnica, da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, da antiga Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas, da Faculdade de Higiene e Saúde Pública e do antigo Instituto de Pesquisas Matemáticas. Com a implantação do novo Estatuto da USP, baixado em outubro de 1988, a Universidade manteve e ampliou as atribuições básicas desta Unidade. Com a aprovação de seu Regimento Interno em 1993, foram institucionalizados os quatro Departamentos, os seis cursos, com a inserção do novo curso de Bacharelado em Matemática Aplicada e Computacional no início no primeiro semestre de 2002, e os centros de apoio que hoje constituem a estrutura mestra de sua atuação.