História do Instituto de Matemática e Estatística da USP

O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, fundado em 15 de janeiro de 1970 pela Reforma Universitária, foi formado por docentes de Matemática, Estatística e Ciência da Computação de várias unidades da USP. Esses docentes, até então, lecionavam na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, na Escola Politécnica, na  Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, na antiga Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas, na Faculdade de Higiene e Saúde Pública e no antigo Instituto de Pesquisas Matemáticas.

Como na época ainda não possuía um prédio próprio, a Reitoria emprestou ao recém-criado Instituto as salas onde funcionaria até que se concluíssem suas próprias instalações. Em 12 de março de 1970, reuniu-se a 1ª Sessão Extraordinária da Congregação, a fim de elaborar a lista tríplice da qual, o então reitor, Prof. Dr. Miguel Reale, indicaria o primeiro diretor do Instituto, nomeando posteriormente, o Prof. Dr. Cândido Lima da Silva Dias para o cargo.

O IME foi inaugurado apenas com o Bloco A, que possuía somente salas de professores, setor administrativo, Biblioteca e serviços de apoio, sendo assim, ainda não havia salas de aula, destinadas ao Bloco B, a ser construído. Devido a este quadro, os alunos permaneceram por mais alguns anos no prédio da antiga Reitoria, a 430m de distância, e os professores deslocavam-se constantemente entre IME e Reitoria.

Os departamentos de Matemática (MAT), Matemática Aplicada (MAP) e Estatística (MAE) transferiram-se para as novas instalações em 1974, e neste ano já ofereciam os cursos de bacharelado (MAT – desde 1970, MAP e MAE – a partir de 1972) e pós-graduação. O curso de Licenciatura em Matemática, também instalado em 1970, foi criado com o intuito de formar professores de 1º e 2º graus – na atualidade considerados ensino fundamental e médio.

O Departamento de Ciência da Computação (MAC) foi formalmente criado em 1987, a partir do desmembramento do MAP, que anteriormente abrigava seus docentes. Atualmente, está instalado no Bloco C. Centro de Competência em Software Livre (CCSL) é uma extensão do MAC, cujos objetivos fundamentais são a realização de pesquisas científicas e tecnológicas relacionadas a softwares livres, desenvolvimento de softwares livres inovadores e também a  disseminação dos conhecimentos gerados pelas pesquisas e atividades realizadas no Centro. Inaugurado apenas em 2013, seu prédio era aguardado há oito anos.

O IME-USP também abriga em suas instalações o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Modelagem Estocástica e Complexidade (NUMEC), projeto da Pró-Reitoria de Pesquisa, coordenado pelo Prof. Dr. Antonio Galves, docente do Departamento de Estatística.

Atualmente, o IME-USP é considerado referência em todas as suas áreas de atuação e possui em suas instalações cinco prédios no total (Blocos A, B e C, CCSL e Numec), destinados à administração, docência e pesquisa.

Em 15 de janeiro de 2020, foi comemorado o Jubileu de Ouro do IME-USP que, por esforço e dedicação por parte de seus alunos, docentes e funcionários, criou uma história de sucesso ao longo desses 50 anos de atuação.