A Biblioteca do IME mantém uma estante separada com livros que são somente para consulta local. São os livros que chamamos de Reserva Didática.
Estes livros são indicados por docentes do IME quando fazem parte da bibliografia de disciplinas que irão ministrar no semestre. Os exemplares da Reserva Didática não podem ser emprestados, mas, geralmente, possuem outro exemplar igual no acervo de livros para empréstimos.
Qual é o nosso objetivo?
O objetivo de separar um livro para consulta local na Biblioteca é que, muitas vezes, os exemplares destinados a empréstimos se esgotam rapidamente e, quando temos um exemplar na Reserva Didática, disponibilizamos pelo menos um deles para as consultas dos alunos.
Como é feita a seleção desses livros?
A indicação para que um livro seja mantido em Reserva Didática sempre é feita pelos docentes a cada início de semestre. Para isso, o docente nos encaminha por e-mail a lista de títulos de livros que irá utilizar na disciplina do semestre correspondente. Depois que a Biblioteca recebe a solicitação, o livro é separado, marcado com uma etiqueta de bolinha verde e colocado na estante da Reserva Didática que fica próxima ao balcão da Biblioteca.
Como é a consulta?
A consulta é local, esses livros não podem ser emprestados. Depois de consultados, não devem ser colocados novamente na estante, pois o pessoal da biblioteca faz uma estatística de uso dos livros. Pedimos que sejam colocados nos carrinhos ou sobre alguma mesa.
Como verificar livros da Reserva Didática no catálogo?
No sistema Dedalus é possível identificá-los facilmente, pois aparecem com a indicação de Status como “Reserva Didática”. Veja um exemplo na imagem abaixo:
Alguns livros da Reserva Didática também podem estar disponíveis em formato digital de e-books (livros eletrônicos). Consulte aqui e veja se o livro que precisa possui link para acesso online.