Bases de Dados

As Bases de Dados foram criadas com o propósito de disponibilizar, em um único site, revistas científicas, artigos, e-books e outros documentos digitais, visando a economia de tempo por parte do pesquisador.

O conteúdo assinado poderá ser acessado por meio de computador, tablet ou celular com wireless dentro da USP. Para alunos, docentes e funcionários com vínculo ativo com a USP, o acesso também poderá ser remoto, ou seja, fora da Universidade, a partir de qualquer computador conectado à Internet, por meio do VPN USPnet, ou ainda por acesso CAFe, para os conteúdos assinados pela CAPES.

Para verificar todas as bases que a USP tem acesso clique em Portal de Busca Integrada ou Portal CAPES.

Bases de dados mais utilizadas pela comunidade IME:

Bases Descrição 
ACM Digital Library  Editor: Association for Computing Machinery                 
Tipo de base: Texto completo
Áreas: Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Tecnologia da Informação.
Sobre: É uma base que inclui periódicos científicos, revistas (no formato magazine), transactions e anais (proceedings) de conferências e congressos com artigos de pesquisa nas áreas de computação, engenharia da computação e tecnologia da informação. Cada citação contém links para outras obras do mesmo autor; referências clicáveis para suas publicações originais; links para artigos semelhantes e críticas, se disponíveis.
 ArXiv Editor: Cornell University Library                                     
Tipo de base: Repositório de textos completos
Áreas: Matemática, Ciência da Computação, Estatística, Finanças, Física, Física Matemática, Física Quântica, Inteligência Artificial.
Sobre: ArXiv é um arquivo para preprints de artigos científicos nos campos da matemática, estatística, ciência da computação, física e biologia quantitativa que podem ser acessados online. Além de ser uma boa fonte para pesquisas, o autor também pode submeter seu artigo (registrando-se). 
 IEEE Xplore Editor: IEEE                                                                             
Tipo de base: Texto completo
Áreas: Automação e Controle, Big Data, Ciências da Computação, Mineração de Dados, Multimídia, Redes de informação, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Telecomunicações.
Sobre: Na base IEEE Xplore estão disponíveis publicações periódicas, normas técnicas e anais de congressos e conferências publicados pelo Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), EUA, e pela Institution of Engineering and Technology (IET), Inglaterra.
 JSTOR   Editor: JSTOR                                                                           
Tipo de base: Texto completo
Áreas: Multidisciplinar
Sobre: A base abrange todas as áreas do conhecimento e é dividida em coleções. A coleção JSTOR Mathematics & Statistics compreende cerca de 95 periódicos acadêmicos considerados relevantes. É possível pesquisar esse conteúdo pelo texto completo, título, autores e resumos ou navegar pelo título das publicações ou áreas do conhecimento que atendem. Os conteúdos estão divididos em duas categorias: Archival Journals e Current Scholarship Program (CSP). A primeira categoria apresenta as edições retrospectivas de mais de 2.400 periódicos.
 MathSciNet Editor: American Mathematical Society                           
Tipo de base: Referencial com links
Áreas: Matemática, Estatística, Ciência da Computação, Física e Engenharia
Sobre: Base de dados referencial com resumos, revisões e informações bibliográficas. Contém quase 3 milhões de itens e mais de 1,7 milhão de links diretos para artigos originais. Possui ampla cobertura em Matemática, Estatística, Ciência da Computação, Física e Engenharia. Indexa a literatura internacional de matemática desde 1940 e artigos de mais de 2.600 periódicos, além de livros, teses, trabalhos de congressos, relatórios de pesquisa e a Mathematical Reviews Database. 
Project Euclid Editor: Cornell Univ. Library e Duke Univ. Press       
Tipo de base: Texto completo
Áreas: Matemática, Probabilidade e Estatística
Sobre: O Project Euclid é um projeto desenvolvido pela Cornell University Library e gerenciado em conjunto com a editora Duke University Press que tem como missão aprimorar a comunicação acadêmica no campo da matemática (teórica e aplicada) e da estatística. Trata-se de uma comunidade online de informação para periódicos de editoras independentes, de sociedades acadêmicas e de empresas comerciais.
 ScienceDirect Editor: Elsevier                                                    
Tipo de Base: Texto completo
Áreas: Multidisciplinar
Sobre: A Science Direct é uma plataforma online que permite acesso a artigos em texto completo de diversas áreas de conhecimento. ScienceDirect é a base de dados de texto completo e revisado por pares da Elsevier com aproximadamente 26.000 livros e mais de 2.200 periódicos. Além de buscas sofisticadas e ferramentas para recuperação de resultados, ScienceDirect inclui conteúdo integrado de várias fontes externas na forma de áudio, vídeo e conjuntos de dados. Os artigos também possuem links incorporados para conjuntos de dados externos.
Scopus Editor: Elsevier                                                    
Tipo de base: Referencial com links
Áreas: Multidisciplinar
Sobre: Base de dados de resumos e citações da literatura científica e de fontes de informação de nível acadêmico na Internet. Indexa mais de 39.000 periódicos, de 5 mil editores internacionais, além de outros documentos. O acesso ao texto completo está condicionado às assinaturas USP e Capes ou ao livre acesso.
Springer Link Editor: Springer
Tipo de base: Texto completo
Áreas: Multidisciplinar
Sobre: Abrange todas as áreas do conhecimento, possuindo um caráter multidisciplinar. Contém cerca de 4 milhões de capítulos de Ebooks, Séries, Obras de Referência e mais de 6 milhões de artigos de periódicos. Clique no título desejado para folhear os fascículos e consultar os resumos e os textos completos dos artigos. Quando estiver no site deste editor, você poderá ter acesso às tabelas de conteúdo e aos resumos de outras publicações.  Tutorial.
Web of Science Editor: Clarivate Analytics
Tipo de base: Referencial com links
Áreas: Multidisciplinar
Sobre: Base multidisciplinar que indexa somente os periódicos mais citados em suas respectivas áreas. É também um índice de citações, informando, para cada artigo, os documentos por ele citados e os documentos que o citaram. Possui hoje mais de 9.000 títulos de periódicos indexados.
ZbMATH Editora: European Mathematical Society (EMS)       
Tipo de base: Referencial com links
Áreas: Matemática, Ciências Naturais, Ciência da Computação, Estatística, Economia e Engenharia.
Sobre: É a base de dados referencial mais completa, a nível mundial, em matemática pura e aplicada, em particular para as ciências naturais, ciências da computação, economia e engenharia. Cerca de 7 mil especialistas em todo o mundo contribuem com revisões. Distribuída pela Springer, cobre artigos publicados e revisados por pares, livros, anais de conferências e outros formatos de publicação. A pesquisa também pode ser feita por softwares e fórmulas.