Integridade Acadêmica

A integridade acadêmica diz respeito às boas práticas científicas no que se refere ao respeito pelas normas éticas, direitos autorais e outros aspectos que envolvem as pesquisas científicas, em contraponto às ações antiéticas nas publicações, como fabricação de dados, falsificação de resultados e plágio.

Veja o Guia de Boas Práticas Científicas publicado pelo Comitê de Boas Práticas Científicas da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

As Comissões de Ética em Pesquisa avaliam a aderência dos projetos de pesquisa aos princípios éticos e à legislação relativos aos procedimentos científicos conduzidos com seres humanos, animais e meio ambiente.

A Comissão de Ética da USP é responsável por receber consultas, denúncias e representações formuladas contra membros da Universidade, por infringência às normas do Código de Ética da Instituição.

Turnitin – Prevenção do Plágio

O Turnitin é um software que compara os documentos enviados para seu banco de dados aos conteúdos de bilhões de sites com o objetivo de identificar similaridades. 

O relatório de resultados indica o percentual de semelhanças com fontes existentes e é necessário analisar com cautela, a ferramenta pode ser usada para ajudar a melhorar a escrita acadêmica e também para evitar o plágio.

A Biblioteca do IME é uma Estação de Autochecagem Turnitin. Este serviço está disponível para a comunidade IME (docentes, alunos regularmente matriculados e funcionários) e permite que o próprio usuário faça a checagem de seu trabalho no Turnitin carregando seus próprios textos. Para solicitar esse serviço entre em contato conosco.

O acesso ao Turnitin é liberado para Docentes da USP, mediante cadastro e login realizados previamente. Para outras informações ou dúvidas envie e-mail para bib@ime.usp.br .