Turnitin: ferramenta de verificação de similaridade de textos e prevenção de plágio

O Turnitin é um software que compara o texto apresentado com outros milhares de documentos existentes no banco de dados do sistema, bases de dados e páginas da internet, com o objetivo de verificar similaridades.

A ferramenta gera um relatório indicando o percentual de semelhanças entre o documento analisado e outros documentos, apontando as fontes correspondentes.

A faixa percentual vai de 0% a 100% com os possíveis índices de similaridade:

Faixa percentual do índice de similaridade

A ferramenta pode ser usada para ajudar a melhorar a redação acadêmica e para evitar que se cometa o plágio involuntariamente.

Está preocupado com a privacidade das suas publicações? Dentro das configurações opcionais de submissão do documento existe a opção Sem Depósito para que o documento em análise não seja mantido no banco de dados da empresa Turnitin.

Além disso, a Biblioteca do IME também é uma Estação de Autochecagem Turnitin. Isso significa que orientamos a utilização da ferramenta para a comunidade do Instituto (docentes, alunos regularmente matriculados e funcionários) e também é possível que o próprio usuário faça a checagem de seu trabalho no Turnitin, carregando e verificando seus próprios textos.

Entre em contato conosco para solicitar esse serviço.

Para saber como realizar o envio de trabalhos para autochecagem, acesse o Tutorial-Autochecagem.

Os docentes podem utilizar suas contas pessoais do Turnitin para criar aulas, para inscrever seus alunos ou para carregar seus próprios trabalhos. Caso seja necessário recuperar a senha de acesso, envie um email para bib@ime.usp.br.

Outras dúvidas? Confira as funções básicas do Turnitin consultando os vídeos tutoriais.