Identificadores de Autores

ORCID

ORCID é um número único e permanente para identificação de pesquisadores. O código é composto por 16 dígitos, o que impede ambiguidades na identificação de autores substituindo as variações de nome por um único código numérico. Seu funcionamento é semelhante ao DOI, código para documentos e artigos científicos.

Por meio do identificador ORCID, é possível relacionar pesquisadores às suas publicações, formação, emprego e outras atividades.

O ORCID iD está integrado a outros identificadores como o DOI, Researcher ID e Scopus ID.

Para criar seu ORCiD acesse http://www.usp.br/orcid/   

Consulte o Tutorial

Entre em contato com a Biblioteca e agende um horário para criar seu ORCID com a ajuda de uma bibliotecária: bib@ime.usp.br


RESEARCHER ID/PUBLONS

Researcher iD (Thomson Reuters ) identifica autores e agrupa suas publicações. Pode ser criado por qualquer pesquisador, independente dele ter ou não publicações indexadas na Base de Dados Web of Science.

O ResearcherID está no Publons – Publons é o ambiente em que você pode se beneficiar do Researcher ID aprimorado, adicionar suas publicações, acompanhar suas citações e gerenciar seu registro da Web of Science. Entre com seus detalhes habituais para ver seu perfil de ResearcherID on Publons: https://www.researcherid.com/#rid-for-researchers

Researcher ID integrado à ORCiD – A Thomson Reuters é membro fundador da ORCID, tendo trabalhado em estreita colaboração com a Organização desde o início em 2009 para desenvolver e definir os princípios para este programa.

Saiba como integrar seu Researcher iD ao ORCiD


SCOPUS ID

Scopus iD  é o identificador atribuído ao autor que tem sua publicação indexada na Base de Dados Scopus  (Elsevier).

Integre seu Scopus iD com seu ORCID iD: http://orcid.scopusfeedback.com/#/

Siga as etapas deste assistente para criar um único perfil contendo todas as suas publicações e para garantir que suas correções sejam enviadas para o Scopus. Se você optar por criar uma iD de ORCID (ou vincular sua ID de ORCID existente com seu identificador de autor Scopus), você verá um link para essa iD de ORCID na página de detalhes do autor no Scopus.

Assista o tutorial para saber mais:

Saiba mais sobre os Sistemas de Identificação de Pesquisador consultando o Tutorial Identificação de Pesquisador USP

Fonte: AGUIA USP