Empréstimos, Reservas, Renovações e Devoluções

A Portaria GR Nº 6915, de 28 de junho de 2017, regulamenta o empréstimo unificado de material bibliográfico das bibliotecas da USP.

Mantenha seu cadastro atualizado. Por meio do e-mail você recebe informações sobre reserva de obras, lembretes sobre data para devolução e atrasos. Alertamos que o não envio de e-mails não isenta o usuário das penalidades previstas por atraso de material.

 Quantidades e prazos de empréstimo

UsuárioQuantidadePrazo
Docente20 itens30 dias
Aluno de Pós-Graduação15 itens21 dias
Aluno de Graduação10 itens10 dias
Funcionário10 itens10 dias
Aluno Especial 2 itens10 dias

As pesquisas, reservas e renovações podem ser realizadas por meio do Dedalus, Portal de Busca Integrada e Aplicativo Bibliotecas USP para smartphones. Abaixo indicamos o passo a passo para os serviços online.

As devoluções devem ser realizadas preferencialmente de forma presencial, no balcão de atendimento, ou na caixa de devoluções quando a Biblioteca estiver fechada.


Reservas

As reservas são permitidas somente para materiais emprestados. Quando o livro é devolvido, o usuário que efetuou a reserva é notificado por e-mail, dispondo de dois dias úteis para retirar o material na Biblioteca.

A reserva deve ser realizada da seguinte forma:

Acesse: www.dedalus.usp.br

1 – No menu superior, clique em Identificação;

2 – Selecione SIBiUSP (senha da biblioteca). Digite o seu nº USP e a senha da Biblioteca;

3 – Pesquise o livro desejado e clique em itens disponíveis na Biblioteca do IME.

4 – Se nos itens apresentados estiver constando circula, porém emprestado até determinada data, clique no link “reserva”.

5 – Veja os dados da reserva e clique em OK.

6 – Quando o livro estiver disponível, você receberá uma mensagem para retirá-lo na Biblioteca do IME e terá dois dias úteis para efetuar o empréstimo.

Renovações

Cada empréstimo poderá ser renovado por até três vezes, desde que não haja reserva para o item. Na 4ª vez o livro deverá ser apresentado na Biblioteca.

renovação pode ser efetuada seguindo o seguinte passo a passo:

Pelo sistema Dedalus:

Acesse: www.dedalus.usp.br

1 – No menu superior, clique em Identificação;

2 – Selecione Modo de login: senha da biblioteca. Caso não possua senha da biblioteca ou não lembre, selecione Modo de login: Sistemas USP (senha USP digital);

3 – Digite o seu nº USP e a senha;

4 – Novamente no menu superior, clique em Usuário, para ter acesso à sua conta;

5 – Clique no número referente à quantidade de empréstimos registrados;

6 – Para renovar seus empréstimos, clique na opção Renovar Todos ou Renovar Selecionados;

7 – Verifique se realmente a data de devolução mudou, pois, em alguns casos, a renovação não será efetivada: a) em caso de atraso; b) se o livro possuir reserva; c) se ainda faltarem muitos dias para a data de devolução.

8 – Após utilizar o serviço, clique em Encerrar Sessão e depois em OK.

Aplicativo Bibliotecas USP

Com o Aplicativo você pode buscar no acervo das Bibliotecas da USP diretamente do seu smartphone, sendo este um iPhone, iPod Touch, iPad ou dispositivo com Android.

1 – Logue-se aos sistemas USP e veja sua lista de itens emprestados, histórico de empréstimos e lista de reservas.

2 – Reserve e Renove as publicações diretamente no aplicativo.

3 – Além da renovação, você também pode utilizar a câmera para ler um código de barras de ISBN/ISSN dos livros e periódicos, e com isso verificar se existe a publicação em alguma biblioteca da USP.

Devoluções

As devoluções devem ser efetuadas na Biblioteca onde o usuário efetuou o empréstimo. A data de vencimento poderá ser consultada no Dedalus.

No caso de atraso na devolução, o usuário terá um dia de suspensão para cada dia de atraso, multiplicado pelo número de itens atrasados. Como resultado, o usuário estará suspenso para empréstimos em todas as Bibliotecas da USP.

Balcão de atendimento

A devolução do balcão de atendimento é realizada por um funcionários, que irá ler o código de barras, imprimir o comprovante e entregar ao usuário.

Além disso, o usuário receberá o comprovante digital por e-mail.

Caixa de devolução de materiais

Os livros e outros materiais emprestados poderão ser depositados na Caixa de Devolução nos horários em que a biblioteca estiver fechada.

Somente os livros que fazem parte do acervo do IME podem ser devolvidos neste móvel. A ideia é ampliar o horário de devolução dos materiais e proporcionar maior comodidade aos usuários.

É importante tomar o cuidado para efetuar o depósito dos livros deitados com a lombada virada para a caixa, um livro por vez, deslizando os materiais e garantindo que eles foram inseridos dentro da caixa. É preciso confirmar no sistema se o livro foi entregue e a baixa foi efetuada.

Para mais informações, consulte as regras da caixa de devolução de livros.

SEDEX (Serviço de Encomenda Expressa Nacional)

Caso o usuário esteja em outra cidade, os livros poderão ser devolvidos via Sedex para o seguinte endereço:

Biblioteca do IME-USP
Instituto de Matemática e Estatística – USP
Rua do Matão, 1.010 – Bloco A
CEP 05508-090 – São Paulo – SP

Escrever no pacote ou caixa: “Devolução de Livros”.

Confirmar no sistema se o livro foi entregue e a baixa foi efetuada.

Dúvidas?