Gestão de Dados de Pesquisa

Dados de Pesquisa são registros científicos que embasam os resultados de pesquisa publicados na forma de dissertações, teses, artigos, patentes e trabalhos científicos.

Os dados incluem: documentos textuais, planilhas, estatísticas, cadernos de laboratório, cadernos de campo, diários, questionários, transcrições, arquivos de áudio, vídeo, fotografias, sequências de proteínas ou genéticos, artefatos, amostras, modelos, algoritmos, scripts, arquivos de log, software de simulação, metodologias e fluxos de trabalho, procedimentos operacionais, padrões e protocolos (Folheto explicativo).

Workshop “Ciência Aberta e Gestão de Dados de Pesquisa: Iniciativas USP e FAPESP” , organizado pela Biblioteca do IME-USP

Os dados poderão ser depositados no Repositório de Dados da USP: https://uspdigital.usp.br/repositorio/

Outra opção de repositório gratuito: Zenodo (repositório de acesso aberto).

A USP tornou-se instituição filiada à dmptool.org, uma organização que disponibiliza a ferramenta DMPTool para elaborar PGDs de forma rápida e prática. A STI configurou esta ferramenta para que pesquisadores da USP possam responder (em Língua Portuguesa ou Inglesa) perguntas cujas respostas compõem um PGD. 

Para acessar a ferramenta DMPTool, acesse este endereço: https://dmptool.org/.

Instruções para uso da ferramenta DMPTool:

  • Use a opção 1 (Option 1: If your institution is affiliated with DMPTool).
  • Acesse o botão “Your institution” e digite “University of São Paulo”. Em seguida, acione o botão “Go”.

Veja também: