Gestão de Dados de Pesquisa

Dados de Pesquisa são registros científicos que embasam os resultados de pesquisa publicados na forma de dissertações, teses, artigos, patentes e trabalhos científicos.

Os dados incluem: documentos textuais, planilhas, estatísticas, cadernos de laboratório, cadernos de campo, diários, questionários, transcrições, arquivos de áudio, vídeo, fotografias, sequências de proteínas ou genéticos, artefatos, amostras, modelos, algoritmos, scripts, arquivos de log, software de simulação, metodologias e fluxos de trabalho, procedimentos operacionais, padrões e protocolos (Folheto explicativo).

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP é responsável por estabelecer as normas para a gestão de dados científicos da universidade, veja aqui mais informações.

Workshop “Ciência Aberta e Gestão de Dados de Pesquisa: Iniciativas USP e FAPESP” , organizado pela Biblioteca do IME-USP

Plano de Gestão de Dados

A USP tornou-se instituição filiada à dmptool.org, uma organização que disponibiliza a ferramenta DMPTool para elaborar o Plano de Gestão de Dados (PGD) de forma rápida e prática. A STI configurou esta ferramenta para que pesquisadores da USP possam responder (em português ou inglês) perguntas cujas respostas compõem um PGD.

Para acessar a ferramenta DMPTool, acesse este endereço: https://dmptool.org/.

Instruções para uso da ferramenta DMPTool:

• Use a opção 1 (Option 1: If your institution is affiliated with DMPTool).
  • Acesse o botão “Your institution” e digite “University of São Paulo”. Em seguida, acione o botão “Go”.

Acesse aqui um modelo simplificado de Plano de Gestão de Dados (formato PDF)

Onde depositar?

Os dados de pesquisa dos pesquisadores da universidade podem ser depositados no Repositório de Dados da USP: https://uspdigital.usp.br/repositorio/

Outras opções de repositórios para depósito e buscadores para reutilizar dados científicos:

• Zenodo (CERN) – repositório de dados em acesso aberto e gratuito.
  • Mendeley data (Elsevier) – repositório de dados em acesso aberto e gratuito.
  • Dataverse (Harvard) – repositório de dados em acesso aberto e gratuito, dados brutos podem ser depositados.
  • R3Data (registro global de repositório de dados) – localize repositórios de áreas específicas.
  • DataCite (DOIs para dados de pesquisa) – buscador de dados científicos em repositórios.
  • Google Dataset Search – buscador de dados científicos em repositórios.