Seleção de Revistas para Publicação

A atividade de publicação em revistas científicas envolve a seleção criteriosa dos títulos de periódicos mais adequados à área de conhecimento, público alvo e indicadores de impacto e qualidade. 

Critérios Mínimos de Qualidade para Revistas Científicas

  • Registro no ISSN (International Standard Serial Number)
  • Corpo Editorial Interinstitucional ou Internacional
  • Sistema de Revisão por Pares (peer review)
  • Periodicidade Regular e Pontualidade na Publicação
  • Existência do DOI (Digital Object Identifier) nos Artigos
  • Normalização Bibliográfica
  • Revista Indexada em Bases de Dados Nacionais ou Internacionais
  • Think-Check-Submit – Check-list de verificação para escolher revistas de confiança

Por onde começar a escolher um periódico

Em primeiro lugar, fale com seu orientador, colegas e amigos e peça recomendações. Você também deve verificar sites de revistas e editores. Uma boa maneira de restringir seu foco é descobrir quais periódicos publicam artigos relacionados à sua pesquisa. O que você lê regularmente? Um desses periódicos poderia ser um bom ajuste para o seu trabalho? Depois de ter uma lista restrita, você pode refiná-la fazendo as perguntas certas:

  1. Desejo publicar meu artigo em um periódico de interesse geral, onde ele pode alcançar uma ampla audiência? Ou será que publicar em uma revista especializada será uma maneira mais eficaz de minha pesquisa atingir o público certo?
  2. Desejo publicar meu trabalho em uma revista internacional ou minha pesquisa é específica da região?
  3. Qual é a política de revisão por pares da revista? 
  4. Qual é o processo de submissão?
  5. Desejo publicar meu trabalho em acesso aberto?
  6. Quais métricas são mais relevantes? É importante publicar em um periódico com um bom Fator de Impacto ou prefiro submeter a um periódico publicando artigos que recebam regularmente altos índices de atenção Altmetric.

Ferramentas para a seleção de revistas para publicação

Elsevier Journal Finder – O autor insere o título de seu trabalho, resumo e/ou palavras-chave e a ferramenta cria uma lista de periódicos Elsevier que melhor correspondem ao tema do seu artigo. 

Springer Journal Selector – Os autores inserem o resumo ou descrição de seu artigo para encontrar revistas correspondentes. 

Onde Publicar – Site para escolha de periódicos com Qualis (Capes).

Ferramentas para medir o impacto da revista e outros índices

Journal Citation Reports (JCR) – Base de Dados que reúne informações de mais de 12.000 títulos de revistas científicas. Permite que o usuário pesquise revistas, compare e classifique, de acordo com indicadores como o fator de impacto, meia-vida dos artigos, índice de imediaticidade, etc., de grande utilidade para a seleção de periódicos para publicação.

Web of Science (WoS) – Base multidisciplinar mantida pela Thomson Reuters / Clarivate, que congrega cerca de 12.000 títulos de revistas científicas mais conceituadas publicadas no mundo e citações aos artigos. Permite encontrar artigos que citam um trabalho publicado anteriormente, além de índices de impacto, meia-vida dos artigos, índice de imediaticidade, h-index, etc, por meio do Journal Citation Reports.

Scopus – Base multidisciplinar mantida pela Elsevier, baseada em artigos e citações que permite uma visão ampla de tudo que está sendo publicado no mundo. Permite pesquisar revistas, compará-las e classificá-las a partir de indicadores de impacto, visibilidade e influência de pesquisa, de grande utilidade para a seleção de periódicos para publicação.

Journal Indicators – Fornece acesso livre a indicadores bibliométricos de revistas científicas. Os indicadores foram calculados pelo Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden (CWTS) para revistas indexadas na Base de Dados Scopus.

CiteScore – Fornece acesso aos indicadores das revistas indexadas na Base de Dados Scopus.

SHERPA / RoMEO

Em fevereiro de 2019, a FAPESP instituiu sua “Política para Acesso Aberto às Publicações Resultantes de Auxílios e Bolsas FAPESP” estabelecendo que os artigos sejam depositados em Repositório Institucional de trabalhos científicos.

Certifique-se de consultar o banco de dados SHERPA / RoMEO que lista as normas dos editores das revistas em relação às políticas de arquivamento de cópias em Repositório Institucional. Recomenda-se consultar também o site da própria revista. Para revistas brasileiras, é possível consultar o Diadorim (Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras). 

Outra opção é consultar o How can I share It, que mostra permissões de compartilhamento para artigos com DOIs e links para políticas de compartilhamento dos principais editores científicos.

Em alguns casos, a versão final (PDF do editor) do artigo publicado pode ser depositada. Em outros casos, apenas a versão post-print do artigo (versão revisada pelo editor) pode ser depositada, ficando acessível internamente, até que passe o período de embargo, quando poderá se tornar pública. Saiba a diferença entre pre-print, post-print e artigo publicado.

Procure a equipe da Biblioteca para solicitar o depósito da sua publicação na Biblioteca Digital da Produção Intelectual da USP (BDPI). Saiba mais clicando aqui

Revistas – Opções para o autor

Revistas Eletrônicas – Revistas científicas assinadas pela USP e pela CAPES disponíveis à comunidade USP.

Qualis Periódicos – Lista de revistas classificadas pela Capes. O Qualis-Periódicos é um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos.

Revistas Open Access DOAJ – Lista de revistas científicas disponíveis em acesso aberto.

Revistas da USP – Portal de revistas editadas pela Universidade de São Paulo.

Fonte: AGUIA USP

Dúvidas? bib@ime.usp.br