Indicadores e Métricas

Índice H (h-index): Indica um equilíbrio entre a produtividade (produção científica) e impacto de citação (contagem de citações) de publicações de uma instituição ou pesquisador. Tem sido utilizado também para revistas. Por exemplo, um índice h de 12 indica que, no conjunto de dados, 12 artigos foram citados pelo menos 12 vezes cada um.

Fator de impacto do periódico (journal impact factor): Mede quantas vezes um artigo foi citado em relação ao total de artigos publicados em um periódico/revista em um período de dois anos, no ano em curso. (Métrica Web of Science). 

JCR – Journal Citation Reports jcr.clarivate.com – O cálculo é feito apenas entre as revistas que compõem a coleção Web of Science (WOS). 

Fator de Impacto (FI) do periódico em 2 anos – Para saber se uma revista possui um “bom” fator de impacto, deve-se compará-lo com o FI de outras revistas dentro de sua categoria de assunto. Quanto maior o fator de impacto, mais bem classificada a revista é. Ou seja, o fator de impacto é apenas um cálculo que permite classificar as revistas em um ranking. O FI não foi concebido para comparação entre disciplinas.

O cálculo do fator de impacto por ano de uma revista é a soma de todas as citações que ela recebeu nos dois anos anteriores dentro da coleção dividido pelo total de artigos publicados no mesmo período.

Fator Impacto

Fator de impacto (FI) do periódico em 5 anos: É o número médio de vezes que os artigos de um periódico publicado nos últimos cinco anos têm sido citados no ano no Journal Citation Reports (JCR). É calculado dividindo o número de citações no ano JCR pelo número total de artigos publicados nos cinco anos anteriores. (Métrica Web of Science).

SJR – SCImago Journal and
Country Rank:
https://www.scimagojr.com/ – Métrica de prestígio baseada na reputação do periódico, o que resulta em maior valor da citação. (Métrica Scopus) – ou, estando no no Scopus, clicar no nome do periódico (na referência). 


Qualis – Plataforma Sucupira https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf

Google Scholar Metrics – fornece uma maneira fácil para os autores avaliarem rapidamente a visibilidade e a influência de artigos recentes em publicações acadêmicas. Scholar Metrics resume também citações recentes de muitas publicações, para ajudar os autores a identificar revistas para publicar sua nova pesquisa. É possível navegar nas 100 melhores publicações em vários idiomas, ordenadas por suas métricas de h-index e h-mediana de cinco anos. Para ver quais artigos em uma publicação foram mais citados e quem os citou, clique em seu número h-index para ver os artigos, bem como as citações subjacentes às métricas.

Publish or Perish – é um software de desktop gratuito que extrai dados do Google Scholar para ajudar os autores a analisar várias estatísticas sobre o impacto da pesquisa, incluindo:

• Número total de citações
• Número médio de citações por artigo
• Número médio de citações por ano
• Índice H e parâmetros relacionados
• Uma análise do número de autores por artigo

SciVal – A plataforma SciVal possui um portfólio de ferramentas de análise de indicadores de produção científica desenvolvida pela Elsevier, que tem como fonte de dados o Scopus e o Science Direct. Permite realizar análises bibliométricas da produção científica de uma determinada instituição, país, região, autor ou grupos de autores, ou ainda em revistas, desde que o material esteja indexado na base de dados Scopus. Acesso aberto a toda a comunidade da USP mediante IP de computador autorizado.

O acesso ao SciVal é feito pelo link: https://www.scival.com/, e registro referencialmente com login e senha cadastrados na Base de Dados Scopus: http://www.scopus.com/, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP.

InCites (Thomson Reuters) é uma ferramenta online de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações, que permite que realizar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros no mundo inteiro. Tomando por base o conjunto de registros da Web of Science, o InCites congrega ferramentas de análise e métricas que ensejam quantificar e qualificar os resultados de pesquisa.

O acesso à Plataforma InCites é feito pelo link incites.clarivate.com, mediante cadastro de usuário, por meio de IP de computador reconhecido pela USP ou acesso remoto pelo VPN/USP.

Mais informações: AGUIA USP