Estatística e ciência de dados: publicação de docentes do IME-USP

Inovador em seu enfoque, o livro dos professores Morettin e Singer, explora a temática da ciência de dados a partir das perspectivas estatística e computacional.

De acordo com os autores, o propósito do livro é suprir uma lacuna na formação de estudantes universitários em níveis de graduação e pós-graduação causada pela falta de abordagem de assuntos que abrangem a interseção entre os campos da Estatística e da Computação.

O livro apresenta as principais aplicações de Ciência de Dados, expõe exemplos práticos, em sua maioria provenientes de dados reais. Traz conjuntos de dados e comandos do software R para as diversas análises apresentadas no transcorrer do texto.

Inclui apêndices contendo conceitos básicos de Simulação e Otimização.

Como citar:

MORETTIN, Pedro Alberto; SINGER, Júlio da Motta. Estatística e ciência de dados. Rio de Janeiro, LTC, 2022. 454 p.

Sobre os autores

Pedro Alberto Morettin é graduado em Matemática pela USP (1963) com mestrado (1971) e doutorado (1972) em Estatística pela University of California (UC Berkeley). Professor titular do IME, foi diretor no período de 1990-1994.

Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com atuação em: séries temporais, análise de ondaletas e aplicações em Atuária , Finanças, Ciências Físicas e Biomédicas.

Júlio da Motta Singer (1950-2022) era graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela USP (1973), mestrado em Estatística pela USP (1977) e doutorado em Bioestatística pela University of North Carolina (Chapel Hill, 1983). Foi professor titular do IME/USP.

Dedicou seus estudos à área de Probabilidade e Estatística, tendo atuado principalmente nos temas: dados categorizados, medidas repetidas, dados longitudinais, modelos lineares.

Veja a localização na biblioteca

Número de chamada na Biblioteca do IME-USP: QA276.7 M845e

Clique aqui para verificar a disponibilidade de exemplares.