• Este evento já passou.

Webinar “Desvendando a Open Science”

18 de agosto de 2020 das 16:00 às 18:00 -03

Academia Brasileira de Ciências organizará seu próximo webinar, com o tema “DESVENDANDO A OPEN SCIENCE: BENEFÍCIOS, GARGALOS E DESAFIOS”.

Os palestrantes discutirão sobre o movimento global de Open Science (Ciência Aberta), que envolve o conjunto de políticas e ações para promover a ampla disseminação das descobertas cientificas, de modo que os resultados de uma pesquisa sejam acessíveis a todos, passíveis de reutilização e de reprodução. O objetivo principal é acelerar o avanço da ciência e aumentar a colaboração científica, visando o progresso científico, tecnológico, econômico, social e cultural. A forma principal de disseminação é a disponibilização de publicações, dados, software, métodos e processos computacionais abertos em repositórios digitais públicos.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Josué Laguardia, médico, pesquisador e professor da pós-graduação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Abordará o desenvolvimento de estratégias para formular um modelo de governança da pesquisa dentro dos princípios da Ciência Aberta.

Patricia Bertin, pesquisadora e supervisora da Embrapa. Coordena o compromisso brasileiro pela Ciência Aberta no IV Plano de Ação Nacional em Governo Aberto, com parceiros governamentais e da sociedade civil, cujos resultados sintetizará no webinar.

Claudia Bauzer Medeiros, professora titular do Instituto de Computação da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas. Dará uma visão geral do movimento mundial de Open Science, ressaltando seus benefícios, gargalos e desafios.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Inscrições: https://bit.ly/20webinarioabc