Paolo's Picture 2012

Welcome to the PPPWWW!

Paolo Piccione's Page on the World Wide Web

A
Photo 2012

Γνω̃θι σεαυτόν

VITA:
Born in Rome, Italy, April 24th 1964.
Laurea in Matematica at the Università La Sapienza di Roma, Italy (1987)
Ph.D. in Mathematics at the Pennsylvania State University, USA (1995)
Livre Docência at the Universidade de São Paulo - Brazil (1998)
Member of the Brazilian Academy of Sciences since May 2012.

WORK:
Full Professor in the Mathematics Department - USP
Universidade de São Paulo - Brazil

Here is a map of the USP Campus.

ACADÊMICO (in Portuguese)

How to contact me: My institutional email address is piccione[at]ime.usp.br, and in principle this should be the preferred way to contact me. Very regrettably, the email server at IME has not been very reliable recently, and I know I missed several messages that were sent to me at this address. For this reason, I recommend that you use my gmail address: piccione.p[at]gmail.com. I sincerely apologize for the inconvenience.

RESEARCH: - ANALYSIS and GEOMETRY -


ENSINO/TEACHING

Primeiro semestre 2014


Semestres passados


SEMINARS, CONFERENCES AND LECTURE NOTES.

MEMBERSHIPS AND OTHER MATH ACTIVITIES.

QUESTÕES DE ÉTICA

  • Sobre a escolha da banca de concurso de Professor Titular em Álgebra do Departamento de Matemática, IME-USP, setembro de 2007.
    Achei que a escolha da comissão julgadora para o Concurso de Professor Titular na área de Álgebra não seguiu os padrões de transparência e objetividade necessários para um concurso público. Entre as várias falhas de caráter ético no processo inteiro da proposta da banca e da sua aprovação, questionei especificamente a real independência de julgamento para um dos membros da banca, que foi escolhido entre os colaboradores pessoais do presidente da banca. Ainda mais, este colaborador não entende a lingua portuguesa, o idioma oficial do concurso. Decidi que os documentos oficias deste processo devem permanecer a disposição, com a esperança que a divulgação dos fatos possa inibir atitudes parecidas no futuro.
    1. Mensagem que enviei aos membros da Congregação do IME-USP antes da aprovação da banca, 28 de junho de 2007.
    2. Carta lida pelo Prof. Futorny antes da votação da banca na reunição da Congregação, em resposta à minha mensagem, 28 de junho de 2007.
      O AUTOR NÃO AUTORIZOU A DIVULGAÇÃO DO DOCUMENTO.
      Após a leitura da carta não houve alguma discussão dos pontos mencionados na minha mensagem. A Congregação procedeu com a votação e aprovou por unanimidade a proposta de banca.
    3. Minha carta de resposta, apresentada na reunião da Congregação do dia 30 de agosto de 2007.

  • You will find here a review that I wrote on the paper: Maslov index for Hamiltonian systems, by A. Portaluri, published on the Electronic Journal of Differential Equations, 2008, No. 9, pp. 1-10. The paper is the final outcome of a long story of plagiarism and mathematical nonsense spread by the author over the last years. In spite of the fact that the total mathematical information delivered by this paper to the scientific community constitutes the empty set, reading this paper and all related material may be very instructive for those who want to reflect about the fragility and the vulnerability of our refereeing/publishing system.

QUESTÕES ACADÊMICAS

  • Sobre uma minha proposta de mudança de decisão do Conselho do Departamento de Matemática para abertura de Concurso de Professor Titular.

    Leia a carta que enviei ao Conselho em junho de 2008 sugerindo que fosse reconsiderada a decisão de abrir um concurso para Professor Titular na área de Lógica e Fundamentos. Baseado na composição atual do corpo de Professores Titulares do nosso departamento, numa análise dos possiveis candidatos a Professor Titular das várias áreas, e em algumas reflexões gerais sobre o panorama matemático do país, eu sugeri que para esta vaga o concurso fosse aberto nas áreas de Análise Matemática e/ou Sistemas Dinâmicos.

    Minha iniciativa não foi bem sucedida. O Conselho não achou meus argumentos relevantes face ao problema de ter que reverter uma decisão tomada alguns anos atrás. Este foi o resultado da votação da minha proposta.

  • Justificativa para coffee break. Em outubro de 2012, como Presidente da Comissão de Pesquisa, organizei o VI Simpósio de Iniciação Científica e Pós-Graduação do IME-USP. A organização da parte estritamente científica do evento foi tranquila, o que deu mais problema foi superar as várias obstruções burocráticas à realização do evento. O mais complicado foi obter recursos para os coffee breaks, incluídos na programação. Fui informado que este tipo de solicitação precisava ser justificada. Informei que os recursos (modestíssimos) seriam utilizados para a contratação de um serviço simples (cafezinho, sucos e um bolo caseiro). Foi exigido um texto por escrito com uma justificativa do meu pedido. Escrevi um pequeno texto genérico, que foi recusado por não conter argumentos suficientes na fundamentação da minha solicitação. Foi nesse momento que me dei conta da importância deste assunto, e resolvi gastar algumas horas do meu tempo livre para a redação de uma verdadeira justificativa para coffee breaks. Minhas argumentações estão contidas nessa carta, enviada ao então Assistente Técnico de Direção - Financeiro do IME, que espero seja útil a outros organizadores de evento que passem por uma situação análoga. Minha iniciativa teve sucesso, e o auxílio foi concedido.

OFFICE: Sala 272-A IME-USP, tel. (+55 11) 3091 6249
fax (+55 11) 3091 6183

A

Paolo Piccione (piccione.p@gmail.com), May 2014.