VALDEMAR W. SETZER
www.ime.usp.br/~vwsetzer

Apresentações de palestras em MS Power Point (ppt e pps)

Última atualização: 8/11/18

TÍTULOS/[LINKS]
INSERIDO EM
ATUALIZA-
DO
EM
SEÇÃO DE PALESTRAS TÉCNICAS E EDUCACIONAIS
Sistemas numéricos. Por que os computadores usam os sistemas binário e hexadecimal? [resumo, avaliações de participantes]
8/11/18
 
O computador a papel e os princípios básicos do funcionamento de um computador [resumo, artigo, artigo, artigo, avaliações de participantes]
15/5/18
17/5/18
Historia da computação
27/3/07
 
Computação moderna
27/3/07
 

I.A.: Inteligência Artificial ou Imbecilidade Automática? As máquinas podem pensar e sentir? [resumo, artigo]

2/6/08
19/5/16 

Qual é a essência dos computadores? [resumo]

A Máquina de Turing e o que os computadores podem e não podem fazer; Resumo, avaliações de participantes. Título anterior: A Máquina de Turing e a essência dos computdores.

18/8/08


23/8/16

30/10/13


18/9/18

Algoritmos e sua análise: uma introdução à ciência da computação [artigo]; ver também a complementação desta palestra, quando é dada para alunos do 3o. ano do ensino médio, sobre Bacharelados em Ciência da Computação [resumo, avaliações de participantes]
24/9/09
10/10/18
Gerenciamento de competências: conceitos e sistemas [artigo]
10/5/10
 
Profissões da computação (minipalestra de 15 min)
20/8/10
 
Problemas educacionais da atualidade e como resolvê-los
17/11/10
27/1/15
A missão da tecnologia [artigo]
28/5/14
 
A modelagem conceitual de dados como ferramenta básica para a análise de sistemas [resumo, avaliações]
3/10/17
8/10/17

Roteiro e ilustrações da palestra/aula A sequência e a espiral de Fibonacci, a razão e a espiral áureas e suas ocorrências na natureza [resumo , avaliações]

Ver somente as ilustrações usadas na palestra/aula

16/5/15


12/4/18

28/9/18

Gerenciamento de competências: conceitos e sistemas [artigo]. Ver a apresentação em inglês [paper in English].
9/8/15
2/8/15
SEÇÃO DE IMPACTO DOS MEIOS ELETRÔNICOS
Jogos eletrônicos: origem, características e impactos em crianças e adolescentes. O que fazer?
23/10/18
25/10/18
Crítica ao projeto "Um computador por aluno" [artigo]
29/5/07
28/12/08 
Como proteger seus filhos e alunos da Internet? [artigo, resumo]
2/6/08
28/5/10

O impacto dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes: TV, jogo eletrônico e computador/Internet; título alternativo: Meios eletrônicos e educação, no lar e na escola: nova vida ou destruição? [resumo, artigo, artigo mais completo]

28/9/08
2/3/12
A TV anti-educativa [artigo, resumo]
15/10/08
20/10/08

A critical view of the "One laptop per child" project [presented at the 9th IFIP WCCE -- World Conference on Computers in Education] [full paper]

24/7/09
 

Mundo virtual – diversao ou obsessão?

3/10/09
 
Un análisis antroposófico del impacto de los medios electrónicos en el desarrollo de la humanidad
21/7/11
 
El impacto de los medios electrónicos en la educación, ¿qué hacer en el hogar y en la escuela?
22/7/11
 
O que a Internet está fazendo com nossas mentes? [artigo, texto desta apresentação em .doc, resumo da palestra, resumo compacto do livro The Shallows de N. Carr, vídeo com a transmissão pela IPTV-USP da palestra dada em 18/10/11]
18/10/11
4/3/12
O que a Internet está fazendo comigo? [resumo da apresentação anterior]
9/10/13
14/10/14
Os meios eletrônicos e a educação, no lar e na escola: contras [usada no debate na Livraria Cultura, Conj, Nacional, São Paulo, em 1/7/13]
1/7/13
 
Como a sociedade percebe os jogos? Por que você deveria se preocupar com isso? ([apresentação de 15 min usada no 12º Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital]
15/10/13
 
Meios digitais na educação, no lar e na escola: problemas e propostas [título alternativo: Os meios eletrônicos, no lar e na escola: o que fazer?]
31/10/13
 
A influência dos jogos eletrônicos e das redes sociais na formação da criança e do adolescente: por que você deveria preocupar-se com isso?
5/11/13

A interferência dos meios eletrônicos nos hábitos de crianças, adolescentes e adultos

25/1/14

 

Os impactos do uso das tecnologias de informação e comunicação na convivência familiar
10/5/15
14/5/15

O impacto dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos, no lar, na escola e no trabalho. O que fazer? [artigo, resumo, avaliação de participantes] Título alternativo: O impacto dos meios eletrônios na educaçao, no lar e na escola. O que fazer?

30/5/16

11/5/18

O impacto dos meios eletrônicos na educação, no lar e na escola, e a pedagogia Waldorf. O que fazer? (resumo, artigo, avaliações de participantes) 20/10/17
26/10/18

O impacto dos meios eletrônicos (TV, video game, computador, celular e internet) no desenvolvimento dos bebês e das crianças

Mais compacto, 30 min: A Internet e seus desdobramentos (crianças e adolescentes)

7/11/16


29/10/17

5/10/17

Quais os riscos para nossas crianças e adolescentes trazidos pelas mídias eletrônicas?

5/6/18
 
SEÇÃO DE ESPIRITUALIDADE E ANTROPOSOFIA
Uma introdução simples ao livro A Filosofia da Liberdade de Rudolf Steiner [resumo, avaliações de participantes]
20/9/18
9/10/18
A organização social antroposófica e sua aplicação individual [resumo, avaliações de participantes]
4/6/08
30/10/18

Ciência, religião e espiritualidade [resumo, artigo]

Ciência, religião, espiritualidade e saúde

2/6/08

24/10/12

25/6/15

 

Um enfoque antroposófico sobre a origem e a solução dos problemas ecológicos
28/9/08
8/10/08

Concentração mental e meditação: um caminho para o autodesenvolvimento espiritual [resumo, avaliações de participantes, gravação da oficina de 2/9/16]

15/5/16

31/7/18

Antroposofia: uma concepção espiritualista moderna e suas aplicações [artigo, bem diferente]
24/4/14
25/10/18
Liberdade, igualdade, fraternidade: passado, presente, futuro [artigo]
18/5/14
14/11/14
¿Como puede el espíritu actuar sobre la materia? [capítulo de artículo en portugués]
17/7/11
Ciencia, religión y espiritualidad [resumen, artículo en portugués, presentación reducida]
21/7/11
5/9/12
O pensar vivo, e como autoeducá-lo e educá-lo
20/10/14
27/1/15
As atitudes anímicas do livro “O conhecimento dos mundos superiores” de Rudolf Steiner e o autodesenvolvimento
28/1/15
 
Alguns aspectos da cristologia à luz da Antroposofia
30/3/17
 
Leis sociais: obrigação ou consciência?
2/6/08
8/10/08

Atenção: ver no site outros artigos, não referenciados acima; ver também a lista de palestras dadas e programadas, onde pode-se ver em que locais foram dadas as palestras, buscando-se pelo título ou parte dele.

Agradecimento: Agradeço a Luiz Francisco Bueno de Toledo por ter apontado alguns problemas com vínculos acima. Espero que estejam todos funcionando corretamente.