CORPO, ALMA E ESPÍRITO:
COMO COMPREENDER ESSA TRIMEMBRAÇÃO DO SER HUMANO

Uma palestra de
Valdemar W. Setzer

Sociedade Antroposófica no Brasil
Departamento de Ciência da Computação
Instituto de Matemática e Estatística da USP
www.ime.usp.br/~vwsetzer – esta versão: 4/4/21

Objetivo

Em geral, as pessoas não distinguem claramente o que é alma e o que é o espírito. Esta palestra tenta esclarecer as características e diferenças entre eles, discorrendo também sobre algumas de suas atividades.

Resumo

A trimembração do corpo físico. As diferenças para os animais. Os órgãos dos sentidos. A confusão entre alma e espírito. A eliminação do conceito de espírito. As atividades das sensações e sentimentos da alma. A subjetividade da alma. O espírito e a percepção do que é eterno. O pensamento como instrumento de percepção de conceitos. O processo cognitivo. As três atividades da alma: pensar, sentir e querer, e seu equilíbrio.

Prerequisitos

Não há pré-requisitos.

Público alvo

Público adulto em geral.

Número de participantes

Não há restrições.

Material necessário

  • A palestra pode ser dada remotamente
  • Se for presencial, datashow e computador; meia folha de papel para a avaliação final – pode ser de rascunho, com a parte detrás impressa. Se for presencial, quadro-negro ou flipchart seria conveniente, para ilustrações de algo que não consta da apresentação em ppt

Material na Internet

Duração

Uma hora e meia.

Avaliação

  • No fim da palestra, os participantes fazem uma breve avaliação por escrito (one-minute paper) ou por formulário eletrônico no caso de palestra remota, respondendo as seguintes perguntas: 1. Qual foi a coisa mais importante que aprendi? 2. Qual foi a maior dúvida que ficou? 3. Comentários.
  • Se a palestra for feita por videoconferência, os participantes são convidados a preencher um breve formulário cujo endereço será fornecido, onde constam as questões acima.
  • As avaliações são introduzidas no site, acompanhadas de comentários sobre as respostas. Ver a página com as avaliações das palestras dadas.

Referências