A modelagem conceitual de dados como ferramenta básica
para a análise de sistemas

Uma oficina de
Valdemar W. Setzer
www.ime.usp.br/~vwsetzer
Esta versão: 19/5/18

Introdução

Nesta oficina será apresentado um método extremamente simples e prático de análise de sistemas administrativos baseados em bancos de dados. Uma de suas características fundamentais é que ele inicia com uma modelagem conceitual de dados voltada para o problema e não para o computador, e a programação propriamente dita é deixada para a última etapa de todo o processo. Isso garante uma boa documentação e eficiência na execução do método. São feitos pelos participantes alguns exercícios de modelagem conceitual de dados.

Resumo

A diferença essencial entre dado e informação. Um modelo puramente conceitual de dados, seus elementos e características, especialmente sua independência em relação aos modelos operacionais de gerenciadores de bancos de dados (BDs). Derivação do modelo operacional relacional. Prototipagem de telas e relatórios. Certificação pelo usuário. Problemas dos modelos relacionais de dados. Programação. Exemplos com MS-Access. Problemas do modelo orientado a objetos. Considerações sobre a UML.

Público alvo

Estudantes universitários, profissionais da área de computação, público interessado em bancos de dados.

Mínima: 3 horas

Material necessário

Micro de reserva, datashow, quadro-negro, branco ou flip-chart

Ver a apresentação em power point.

Material necessário

Meia página de papel para a avaliação final (pode ser de rascunho, com algo impresso no verso).

Avaliação

No fim da oficina, os participantes fazem uma breve avaliação por escrito (one-minute paper) respondendo as seguintes perguntas: 1. Qual foi a coisa mais importante que aprendi? 2. Qual foi a maior dúvida que ficou? 3. Comentários.

Ver avaliações de participantes.

Referências

Setzer, V.W. Bancos de Dados: aprenda o que são, melhore seu conhecimento, construa os seus. São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 2005, 392 pp.

Setzer, V.W. Dado, Informação, Conhecimento e Competência

Oficinas dadas

1. 4/10/17 na XXVII SEMAC - Semana da Computação da UNESP, IBILCE da UNESP em em São José do Rio Preto, SP; info: Sofia semac.conteudo at-arroba sjrp.unesp.br