A TRIMEMBRAÇÃO SOCIAL APLICADA INDIVIDUALMENTE

Títulos alternativos:

A ORGANIZAÇÃO SOCIAL ANTROPOSÓFICA E SUA APLICAÇÃO INDIVIDUAL

O SER HUMANO COMO SER SOCIAL E A SOCIEDADE

Uma palestra de Valdemar W. Setzer
Departamento de Ciência da Computação, IME-USP
www.ime.usp.br/~vwsetzer – esta versão: 30/11/23
Ver resumo e apresentação da palestra

AVALIAÇÕES DE PARTICIPANTES

Nesta página encontram-se, em ordem cronológica reversa, todas avaliações de participantes desta palestra, a partir de 1/8/18, conforme escreveram no One-minute paper no fim da mesma, respondendo: [1] Coisa mais importante aprendida; [2] Maior dúvida que ficou; [3] Comentários. Os originais estão à disposição para exame. As transcrições são literais, apenas com pequenas correções ortográficas; as partes ilegíveis são anotadas com [?]. No caso de formulário eletrônico, foi usado cópia/cola. Observações e respostas a algumas dúvidas estão indicadas com RESP.; infelizmente tiveram que ser breves. Título alternativo, para iniciativas antroposóficas: "A organização social antroposófica e sua aplicação individual." Abreviatura: 3M = trimembração. Graus de satisfação: 1 - muito insatisfeita/o; 5 - muito satisfeita/o.

11. 27/11/23, palestra remota organizada pelo Grupo de Estudos 27 de Fevereiro, com bate-papo aberto após a palestra. Info: Celso G. Monteiro bkcgtudojuntomonteiro no gmail pt com. Itens suplementares: [4] Satisfação com a palestra: muito insatisfeita/o - 1 a 5 - muito satisfeita/o; 66,7% de 5, 33,3% de 4. [5] Conhecia a 3M social - 0% de DE (em detalhes), 88,9% de SU (superficialmente), 11,1% de NC (não conhecia); [6] Aprendeu coisas novas - 100% de S (Sim), N (Não); [7] Recebeu impulso para a vida social - 100% de S (Sim), N (Não), T (Talvez).

  1. [1] Capacidades animicas e espirituais das relações sociais [2, 3] {Vazios} [4] 5 [5] SU [6] S [7] S. RESP.: É importante se reconhecer que em tudo há atuação de algo que não é físico. No ser humano, é fundamental se conhecer a constituição suprassensorial. Veja meu texto www.ime.usp.br/~vwsetzer/const1.htm
  2. [1] Fiquei curioso em achar a fonte que cita os conceitos de Liberdade - Fraternidade - Igualdade na Grécia Antiga [2] Algumas surgem com o pensar depois da palestra [3] Gratidão ao Prof. Vlademar e toda a equipe da SAB [4] Gratidão ao Prof. Vlademar e toda a equipe da SAB 5 [5] SU [6] S [7] S. RESP.: Eu estou curioso sobre a origem grega há dezenas de anos... A palestra foi organizada pelo grupo de estudos "27 de fevereiro" e não pela Sociedade Antroposófica que, aliás, só divulga seus próprios eventos ou os que se passam no Espaço Cultural Rudolf Steiner.
  3. [1] Que ao apresentar uma aula, o tempo restrito pode atrapalha o desenvolvimento do estudo. [2] Precisaria assistir novamente para então avaliar sobre dúvidas concretas. [3] Adorei a organização, a estratégia didática para apresentar um conteúdo tão difícil. Muito bom. Sugiro inserir esquemas e desenhos, para criar imagens mais interessantes que o formato "livro" de sequência de textos. [4] 5 [5] SU [6] S [7] S. RESP.: Infelizmente tenho que dar essa palestra em uma só sessão, e a 2ª feira à noite era o horário do grupo de estudos "27 de fevereiro", que organizou a palestra. Como eu disse no bate-papo, comentando a sugestão do Celso G. Monteiro, eu poderia estender, fazendo mais uma oficina, com participação mais ativa dos presentes, mas para isso eu precisarei de 3 ou 4 horas. Minha experiência é que isso deve ocorrer em um período só, por exemplo um Sábado pela manhã. Se é feito em duas vezes, várias pessoas que vêm na primeira não vêm na segunda, e vice-versa. Eu só uso imagens em minhas apresentações em ppt quando elas esclarecem algo do texto, ou o complementam. Propositalmente, não uso imagens cosméticas, para embelezar os slides. Elas distraem e acabam tendo um efeito subliminar (gostar mais do slide que é mais atraente). Eu me dirijo exclusivamente à consciência dos participantes. Gostaria de ver todas as apresentações de cunho antroposófico serem dessa maneira, e em geral reclamo quando não são. Cuidado para não cair nos padrões comuns, em geral eles não são sadios (veja como a sociedade está se degenerando).
  4. [1] Fiquei consciente que possuo habilidades, mas não tenho facilidade decompartilh´-la; que os conceitos estão no mundo espiritual; que uma pergunta mostra uma necessidade, eu pergunto demais... [2] {Vazio} [3] Muito conteúdo com muita rapidez, eu me perco. Vou rever com calma o material. É inacreditável a quantidade de conhecimento que o senhor possui. Gratidão pela palestra! [4] 4 [5] S [6] S [7] S. RESP.: Sobre sua dificuldade em compartilhar suas habilidades, é possível que se você se interessar profundamente por todas as pessoas e estabelecer uma relação com elas, haverá familiaridade com elas e naturalmente suas habilidades serão exercidas. Sobre os conceitos estarem no mundo espiritual, veja meu artigo
    www.ime.usp.br/~vwsetzer/conceito-cerebro.pdf
    Quanto à rapidez, até que fui lento, apesar da preocupação com o tempo exíguo. Quanto ao meu conhecimento, é a leitura e a idade (83).
  5. [1] A ideia do interesse pelo outro como algo que faz parte da trimembração social e da escola como um organismo de Fraternidade. [2] As trimembrações dentro de cada âmbito. Preciso olhar novamente os slides para pensar melhor sobre eles. [3] Fiz um print de alguns slides para usar , por exemplo, os exercícios em minha escola. Tudo bem? Gostaria de dar uma sugestão em relação aos slides também. Sei que as referências são importantes, mas acho que fica muita informação, poluindo um pouco o visual. Algumas ideias podem ser trazidas nos slides de forma pictórica também, por exemplo com desenhos de formas ou mesmo aquarelas! Só sugestões, pois estou fazendo Terapia Artística Antroposófica que tem módulos on line e presenciais, e algumas pessoas têm apresentado com bastante imagens e percebi que as pessoas mais visuais elogiam bastante e têm bastante gosto por ter imagens. Mas é só sugestão mesmo, foi maravilhoso e assistiria tudo de novo! Gratidão enorme! [4] 5 [5] SU [6] S [7] S. RESP.: Essa ideia das escolas fazerem parte da vida econômica, pois satisfazem necessidades anímicas (conhecimento etc.) e espirituais (desenvolvimento correto e moral das crianças etc.), é minha, e contradiz o costume de se colocar as escolas na vida espiritual, pois elas devem ser independentes, livres. Mas todas as instituições, assim como as pessoas, devem ser independentes, ter certa liberdade - dentro das leis sociais. Uma escola deve ser independente, isto é, não ter influências externas, a não ser aquelas que a comunidade da escola (pais e professores) decide aceitar. Claro que você pode usar qualquer coisa que está na apresentação, ela é pública. Sobre inserir imagens para "embelezar" os slides, veja a avaliação 3 acima. Note que eu usei uma aquarela de fundo.
  6. [1] Como o Steiner pensou uma sociedade ideal [2] Como conseguiremos transformar a nossa sociedade em algo semelhante ao que Steiner propos? [3] Minha alma não quer dormir depois de tanto conteúdo maravilhoso, estou encantada em todos os sentidos e feliz por ter tido essa oportunidade. [4] 5 [5] N [6] S [7] S. RESP.: Como eu disse, creio que o ponto inicial para uma transformação da sociedade é ter um conhecimento profundo do ser humano, principalmente de sua constituição suprassensível. Por exemplo, como citei, o conhecimento de que estamos desenvolvendo nosso Eu e que esse desenvolvimento é a aquisição do livre arbítrio (que não faz sentido do ponto de vista material, como mostrei) e a partir do livre arbítrio o exercício do amor altruísta, leva ao respeito e colaboração especiais para com a outra pessoa.
  7. [1] Leitura inovadora da questão da trimembração com sugestões práticas. [2] Como aplicar a trimembração da organização social na sociedade, na atual conjuntura, como sensibilizar em nível individual, de grupos e até do ponto de vista de uma participação politica. [3] Gostaria de aprofundar mais os itens, tanto a parte teórica como prática. Em relação ao tempo, talvez realizar intervalos ou seminários de 2 horas por dia. [4] 4 [5] SU [6] S [7] S. RESP.: A maneira de atuar na sociedade é criar instituições organizadas segundo a trimembração social. Como isso não é coisa fácil, enfoquei inicialmente nas atuações individuais e em grupos. Cuidado, uma atuação política pode e deve ser algo individual, e jamais feita em nome da antroposofia. Como eu citei na avalição 3 acima, picar a palestra em vários dias traz o problema da constância da participação.
  8. [1] O que achei bem interessante foram as várias trimembrações criadas no transcorrer da palestra partindo dos aspectos de "Necessidades", "Interação" e "Habilidades, e aplicá-los no próprio indivíduo, no outro, na família, no grupo, na instituição e na sociedade, resultando nas vidas Econômica, Jurídico- política e Espiritual, relacionadas respectivamente com os princípios de Fraternidade, Igualdade e Liberdade, que tudo permeia. [2] Tenho muita preocupação face à tudo o que presenciamos na nossa atual realidade. Parece-me que estamos ainda muito distantes de poder ajustar os princípios corretos aos respectivos aspectos da vida da sociedade. O que temos presenciado è justamente a aplicação equivocada e as consequências desastrosas acarretadas. Será que os indivíduos criarão a necessária consciência e espírito fraterno para que a sociedade possa de fato se organizar conforme idealizada por R.S. [3] Creio que esse assunto merecia um tempo maior para sua explanação e debates, talvez começando um pouco mais cedo. [4] 4 [5] SU [6] S [7] S. RESP.: Sim, estamos muito distantes e, em termos da massa da humanidade, nos afastando cada vez mais, o que é uma consequência do materialismo. Segundo Steiner, relativamente poucos vão passar para a próxima fase evolutiva, o que ainda está bem distante. Mas isso não significa que deixemos de tentar levar o máximo de pessoas para essa evolução. Eu levei um pouco mais de 2 horas para a palestra (e o bate-papo estendeu-se por mais uma hora e meia!); isso já foi demais; talvez o ideal seria ter mais tempo mas com um bom intervalo no meio.
  9. [1] Que o ser humano é um ser estável, de acordo com Rudolf Steiner, e que a sociedade só será estável se ela tomar a constituição do ser humano como inspiração [2] Dizem respeito aos desafios dos indivíduos em relação às necessidades das sociedades [3] {Vazio} [4] 5 [5] SU [6] S [7] S. RESP.: Eu não diria apenas "como inspiração", mas "como molde", "modelo". Quanto aos desafios, o primeiro passo deveria ser o de compreender a natureza suprassensível do ser humano e como isso se reflete no relacionamento individual e na sociedade. Cada pessoa pode começar por sí própria e com as pessoas que se relaciona.

10. 15/5/23 5ª palestra remota dentro do meu curso Tecnologia, Indivíduo e Sociedade, promovido pela Sinagoga Israelita do Brás, São Paulo. Info: Prof. Simão Priszkulnik spritudojuntosz aa gmail ponto com. Itens suplementares: [4] Satisfação com a palestra: muito insatisfeita/o -- 1 a 5 muito satisfeitas/o; 100% de 5. [5] Aprendeu coisas novas: Sim, não, talvez; 100% de Sim. [6] Recebeu algum impulso para a vida social: Sim, não, talvez; 100% de Sim.

  1. [1] A sensibilidade e o interesse social. [2] {Vazio} [3] Percebe-se como as relações sociais são complexas, quando deveriam ser simples e naturais. [4] 5. [5] Sim. [6] Sim. RESP.: Eu expus minha ideia de que há três grupos de atitudes/atividades sociais: A sensibilidade social, a identificação social (uma pessoa identificar-se com a outra) e a ação social. Eu acho que são todos muito importantes. As relações sociais não são naturais pois o ser humano não é um ser puramente natural. Puramente naturais são os minerais, as plantas e os animais. Os animais seguem leis de convivência instintivamente. As nossas leis e regras de convivência nós mesmos produzimos.
  2. [1] Que nós temos controle sobre nossos atos, o senhor é muito culto. [2] não ficou dúvidas, o senhor foi muito claro. [3] Tenho um filho de 13 anos, começou usar celular na pandemia, quando foi necessário por causa das aulas on line, mas está ficando agressivo e rebelde, como devo indiciar a retirada destes equipamentos? [4] 5. [5] Sim. [6] Sim. RESP.: Nós podemos ter controle sobre nossos atos; mas também podemos agir por impulsos, por instinto ou levados por alguma sensação ou sentimento, o que pode ser muito ruim. O correto seria sempre agir com consciência, por exemplo pensando nas consequências dos atos, principalmente em questões sociais. Eu tenho alguma cultura, mas de modo nenhum se deveria dizer que sou "muito" culto. Conheço pessoas com muuuito mais cultura do que eu. Quanto ao seu filho, fora reações típicas da adolescência, talvez muito das atitudes atuais dele são devidas ao uso do celular e da internet. Provavelmente você não assistiu a 2ª e a 3ª palestras do curso, pois tratei extensamente dos problemas e das soluções. Você tem um caso que infelizmente é típico. Seu filho já tem idade para começar a compreender que os meios eletrônicos devem ser usados apenas para o que é útil, e têm a tendência de viciar, causando muitos prejuízos para os adolescentes. Leia meus artigos a respeito, por exemplo
    hwww.ime.usp.br/~vwsetzer/meios-educacao-sintese.pdf
    e discuta os pontos com seu filho. Se ele tem um celular, certamente está vendo e lendo coisas impróprias para a idade, especialmente com cenas violentas e eróticas. Colecione artigos mostrando os problemas que os meios causam, principalmente em adolescentes, e discuta com ele. Estabeleça limites do iuso junto com ele. Instale no celular dele e no computador programas de controle parental. Dê uma olhada no aplicativo Family Link, com o qual você pode bloquear aplicativos, por exemplo o Chrome, e liberar certos sites:
    https://families.google/intl/pt-BR/familylink/
  3. [1] A importância da sensibilidade social e os pré-requisitos construtivos. [2] Qual o melhor sistema político com detalhes. [3] Excelente palestra. Aprendi muito. [4] 5. [6] Sim. [7] Sim. RESP.: Veja a minha resposta à avalição Nº 1 acima. Devido ao comentário do Gabriel, estendi a questão dos pré-requisitos construtivos e destrutivos, veja na apresentação atual. Nossos sistema políticos são essencialmente de duas naturezas: o capitalismo e o socialismo. Nenhum deles é satisfatório, pois não eles resolveram os graves problemas sociais, começando com a miséria. Quando a miséria não é de falta de satisfação das necessidades físicas, ela não satisfaz necessidades anímicas, o que muitas vezes leva a graves problemas psicológicos, com o desânimo e a depressão

9. 22/9/21 palestra remota pelo Zoom, nos Momentos de Antroposofia, promovidos pela Sociedade Antroposófica em Portugal. Info: Rita da Costa momentosdetudojuntoantroposofia att gmail dot com. Graus de satisfação: 80% de 5, 20% de 4. Itens complementares: [5] Conhecia a 3M social - 40% de DE (em detalhes), 60% de SU (superficialmente), NC (não conhecia); [6] Aprendeu coisas novas - 100% de S (Sim), N (Não); [7] Recebeu impulso para a vida social - 100% de S (Sim), N (Não), T (Talvez).

  1. [1] lembrar-me de dar carinho SEMPRE quando apropriado// compaixao e com-alegria! Amei!//
    Necessidades-interacao-habilidades nos niveis fisico-social-individual [2] Nao consegui ficar ate o fim. Ficou muito claro oque consegui acompanhar. Perguntas muitas, para mim mesma, como estar atenta para por tudo isso em pratica, mais e mais. O comeco estah em cada individuo na sua propria pratica no dia a dia, observacao a si proprio e na sua interacao com a sociedade. Trabalho de vidas!!! 6 exercicios colaterais e muito mais!!! [3] Muito rico conteudo, bem digerido, obrigada pelo trabalho habilidoso. Quanta dedicacao! Muito valioso! Obrigada Sr Valdemar! de passo a passo vamos caminhando em direcao a nossa liberdade interior! Que assim seja! Muito amor e muitos raios de luz amorosa Cristica de coracao para coracao. Sempre. [5] SU. [6] S. [7] S. RESP.: Como não pôde ficar até o fim, baixe a apresentação, recorde o que conseguiu ver e veja o que restou. Obrigado pelos votos carinhosos!
  2. [1] a chamada para a importância do carinho na vida social [2] Como contribuir de forma justa para implementar o ensino livre, face ao actual totalitarismo de Estado? [3] A conferência deve ser mais breve [5] DE. [6] S. [7] S. RESP.: Se uma escola é obrigada a seguir um certo currículo estritamente, poderia complementar com aulas extras com outros enfoques e, principalmente, com atividades artísticas. Meu netinho de 15 anos, que mudou-se com a família para Madrid, não está numa escola Waldorf e não tem nenhuma atividade artística!
  3. [1] Foi bom revisitar este tema a refletir sobre como me posiciono em cada esfera [2] A aplicação em várias situações da vida da escola [3] Muito obrigada pela tua partilha e interesse [5] DE. [6] S. [7] S.
  4. [1] Um aprofundamento e maior sensibilidade à temática, nomeadamente, o apontamento: a Escola – vida económica (espírito de fraternidade) [2] As mesmas dúvidas do Orador. Será que estamos a apresentar da melhor forma o que é a Antroposofia e fazer chegar os ensinamentos do Rudolf Steiner a um Público Geral? Mas, eu acrescento: será que os Grandes Ensinamentos (O aprofundamento) atingirão as Grandes Massas? [3] [Vazio] [5] SU. [6] S. [7] S. RESP.: Vocês me inspiraram a ter uma nova ideia: a trimembração/articulação social é algo profundamente óbvio! Acho que qualquer pessoa de bom senso vai concordar com tudo o que ela traz de novo, principalmente o profundo humanismo. Não seria um caminho para as pessoas encontrarem a antroposofia?
  5. [1] Sistematização de conceitos sobre a bimembração social de Rudolf Steiner e aplicações praticas na vida em sociedade. [2] Sobre como fazer relações entre essas ideias as questões políticas e sociológicas contemporâneas. [3] Gostaria de aprofundar estas questões tendo como referência fatos históricos e fatos biográficos relevantes para reflexão com base nos tópicos abordados. [5] SU. [6] S. [7] S. RESP.: Acho que cada pessoa, começando pelos antropósofos, deveria assumir posições políticas de acordo com sua concepção de mundo. Atenção, isso não se aplica a instituições, pois ai se estaria privilegiando as pessoas que têm as mesmas posições políticas, em detrimento das que têm posição contrária. Vou dar um exemplo pessoal: veja uma petição que eu elaborei recentemente sobre a corrupção endêmica no Brasil:
    https://chng.it/tjxYfVgZ
    Quanto a fatos históricos, seria muito interessante fazer uma análise da história mostrando como, em certros países e períodos havia problemas sociais graves justamente por não se ter aplicado os espíritos básicos liberdade-igualdade-fraternidade nas àreas específicas onde cada uma cabe e mantido a independência de cada área. Por exemplo, justamente na Revolução Francesa interferiu-se na liberdade individual de expressão, até mesmo guilhotinando as pessoas.

8. 17/9/21 palestra remota, nos Seminários de Estudos em Epistemologia e Didática (SEED)/Seminários de Ensino de Matemática (SEMA) da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Info: prof. Nilson J. Machado njtudojuntomachad arrob usp pt br e Marisa Ortegoza da Cunha marisa pt ortegoza no gmail pt com. Graus de satisfação: 100% de 5. Itens complementares: [5] Conhecia a 3M social - DE (em detalhes), SU (superficialmente) 33,3%, NC (não conhecia): 66,7% de 5; [6] Aprendeu coisas novas - S (Sim), N (Não): 100% de S; [7] Recebeu impulso para a vida social - S (Sim), N (Não), T (Talvez): 100% de S.

  1. [1] Reflexões sobre comportamentos com mais consciência deles. [2] Como interagir socialmente sem ser mal interpretado? [3] [Vazio]. [5] NC. [6] S. [7] S. RESP.: Sim, tentei mostras que muito do que se faz positivamente no âmbito social, de maneira intuitiva ou por tradição, pode ser conscientizado - e decidido! Para interagir socialmente sem ser mal interpretado, é necessário: (a) Ter abertura e sensibilidade social para perceber se a outra pessoa quer interagir ou não. (b) Ter a sensibilidade para iniciar uma interação de maneira delicada, dando à outra pessoa a chance de continuar a interação ou recusá-la. (c) De modo algum interferir na liberdade da outra pessoa.
  2. [1] O significado de trimembraçao social ligado às ideias necessidades, habilidades e interação... [2] [Vazio] [3] Palestra cheia de humanismo. [5] NC. [6] S. [7] S. RESP.: É muito importante perceber que parti da vivência de cada um; as ideias transmitidas não foram meras abstrações teóricas. Espero que um bom senso sadio provavelmente reconheça a validade delas.
  3. [1] A necessidade do acordo dos membros da sociedade para ela avançar; [2] Como garantir as condições objetivas para desencadear esse processo. [3] Mais uma palestra muito boa. [5] SU [6] S [7] S. RESP.: Para desencadear esse processo é preciso mudar a mentalidade, de procurar satisfazer o egoísmo e a ambição para a prática do amor altruísta. Essa mudança devia ser feita por meio de uma educação diferente da do padrão, que incentiva o egoísmo e a competitividade. Para adultos, acho que se deveria começar reconhecendo que os sistemas sociais atuais estão levando à destruição da natureza e da humanidade, e que é necessário mudar a mentalidade.Infelizmente, a pressão social pelo egoísmo e a ambição é muito forte.

7. 9/4/21 14h00, palestra remota pela plataforma Zoom, organizada pela Federação de Educação Terapêutica, (11) 5093-9524; info: Cleber Teles secrebbbtaria arr pedagogiacurativa pt org dot br. Graus de satisfação: com a palestra, 12,5% de 3, 37,5% de 4 e 50% de 5; com a transmissão remota: 12,5% de 3, 37,5% de 2 e 50% de 5 .

  1. [1] Que sempre tem um caminho e uma explicação no processo educacional. [2] Ficaram mesmo as indagações. Dúvidas todas sempre. [3] O estímulo à continuar procurando ficou ainda mais aguçado pelo assunto. RESP.: No processo educacional não há um único caminho, há muitos. Se houvesse um único caminho, os professores não teriam liberdade.
  2. [1] Sobre as necessidades de interação social. [2] Como atuar dessa forma nas instituições. Tive que pular esse tópico pois havia pouco tempo. Veja a apresentação em ppt..
  3. [1] Ainda não sei. Me parece que estou em processo de digestão. [2] A relação da escola no âmbito econômico, pois a arte e a espiritualidade/religião TB suprem necessidades ao meu ver. RESP.: Sim, mas a escola como instituição satisfaz necessidades anímicas e espirituais. A arte e a religião satisfazem essas necessidades quando são consumidas, mas os artistas e os sacerdotes, como indivíduos produtores, criadores, são como os professores em suas classes, representantes da vida espiritual. Obrigado por me inspirar nessa distinção entre produtores e consumidores.
  4. [1] Olhar para o outro, interesse pelo outro. [2] Nenhuma.
  5. [1] Acredito que a questão de fraternidade, igualdade e liberdade abre porta para tudo que podemos pensar com relação a Trimembração Social.A partir disso podemos olhar as relações humanas dentro das instituições de um novo prisma. É muito importante dar voz para todo o grupo dentro de uma instituição, isso faz com que as pessoas se sintam parte do todo e não apenas um colaborador que faz seu trabalho e vai embora,.os relacionamentos hierárquicos dentro das instituições é muito prejudicial para o desenvolvimento da instituição e das pessoas que ali trabalham. [2] Como a partir destes conhecimentos as instituições poderiam deixar de ser tão engessadas? Penso que mesmo tendo conhecimento da Trimenbração Social as pessoas resistem a novas formas de pensamento e trabalho. [3] Obrigada Prof. Valdemar, suas palestras sempre trazem um momento de reflexão e novas formas de pensar. RESP.: Em minha opinião, a questão da liberdade, igualdade e fraternidade é consequência de algo muito mais básico: a questão das satisfação de necessidades, da regulação da interação e do exercícios habilidades. Elas é que impõe o espírito com que cada uma deve ser tratada. O engessamento está na maneira de pensar. É preciso desenvolver um pensamento vivo, mais adequado à realidade e aos ideais. O reconhecimento de que há algo de espiritual em tudo talvez seja o primeiro passo. A matéria engessa, o espírito vivifica.
  6. [1] Sobre a sociedade como um todos, me esclareceu muito sobre o momento q passamos e sobre como viver em comunidade. [2] Nenhuma. [3] Amei, participaria de todas q ele fosse palestrante. Coeso de fácil entendimento.
  7. [1] O interesse pelo o outro. [2] nenhuma.
  8. [1] Foi a primeira vez que ouvi sobre a Trimembração Social de forma clara e objetiva. [2] Não existe a maior dúvidas mas vários questionamentos. RESP.: Estou à disposição para dar essa ou outras palestras. Veja as que tenho dado em
    www.ime.usp.br/~vwsetzer/pals/pals-cursos.html

6. 11/9/20 palestra remota pelo Zoom para interessados, pais e professores da Escola Waldorf Vale Encantado de Capão Bonito, SP. Info: Karina Kacuta karinajuntokacuta hotmail pt com. Avalições por formulário eletrônico.

  1. [1] Tudo! [2] Nenhuma. [3] Tudo incrível como sempre! (Profa. Waldorf)
  2. [1] Olhar pro outro com amor altruísta. [2] Só vontade de conhecer e aprender mais. [3] Gratidão por toda sua doação . (Convidada.) RESP.: Eu é que agradeço a oportunidade que a Vale Encantado me deu, de testar esta palestra como videoconferência. Pena que houve poucas pessoas aproveitando e, estre estas, muito poucas avaliações.
  3. [1] A intercomunicação de vários assunto em várias áreas da sociedade ao longo do tempo. [2] Qual a interconexão do mundo espiritual com a Antroposofia. [3] É uma reflexão profunda que merece dedicação para começar a entender a Antroposofia. (Pai de aluna/o de escola Waldorf.) RESP.: A intercomunicação é resultado de o ser humano participar de várias áreas da sociedade. A antroposofia conceitua o mundo espiritual, de maneira abrangente, conceitual e coerente, e ainda com aplicações práticas de sucesso, como não encontrei em nenhuma outra corrente espiritualista que estudei ou tive contato (e foram várias). Interessante que essa palestra poderia ser uma primeira introdução à antroposofia, nunca pensei nisso.
  4. [2] A origem do lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade pode ter raízes na Grécia antiga? [3] Parabenizo a Escola Waldorf Vale Encantado pela iniciativa altruísta e agradeço o Valdemar Setzer pela palestra inspiradora. (Mãe/pai de aluna/o de escola Waldorf) RESP.: Eu li em algum lugar que essa tríade originou-se na Grécia antiga, mas não encontrei alguma referência a isso. Eu abordo o histórico dela em minha palestra
    Liberdade, igualdade, fraternidade: passado, presente, futuro (resumo, artigo, apresentação, avaliações de participantes, vídeo da palestra de 14/11/14); Veja também
    https://en.wikipedia.org/wiki/Libert%C3%A9,_%C3%A9galit%C3%A9,_fraternit%C3%A9
  5. [1] Foi interessante e bastante compreensiva a apresentação do conceito de Organização Social Trimembrada. [2] Mais do que dúvida, tinha a esperança de encontrar propostas/exemplos de experiências concretas de aplicação da organização social trimembrada, principalmente com atuações a nível social. [3] Antes de tudo, gratidão pela disponibilidade de Valdemar Setzer em partilhar seus conhecimentos e ideias. Gratidão à EW Vale Encantado pela organização. Sugeriria que a palestra fosse dividida em etapas e, mais do que teoria, houvesse exemplos e/ou propostas atuais de aplicação, com mais tempo de debate durante o processo. A análise das diferentes propostas de sistemas políticos, no final, considero um tanto quanto frágil. Eu nunca compararia o Nazismo com o Comunismo, por exemplo. Mesmo porque vários estudiosos questionam se o Comunismo já existiu efetivamente enquanto sistema político. (Mãe de aluna/o de escola Waldorf.) RESP.: Eu apresento a Trimembração Social de uma maneira particular, partindo do indivíduo e não da sociedade, como algumas pessoas fazem. Eu dei sugestões de atuação, por exemplo de, ao encontrar uma pessoa, interessar-se por ela, sentir sua alegria ou sofrimento, e fazer algo por ela, tudo em termos de necessidades dela, suas habilidades e observação da interação com ela. A única comparação que fiz de nazismo e comunismo foi dizer que achava que uma pessoa devia ter vergonha de dizer-se nazista, pois o nazismo matou 60 milhões de pessoas; aí eu disse que não entendia como uma pessoa (ou um partido) podia dizer-se comunista, se o comunismo matou 100 milhões de pessoas. . Tanto faz se a teoria do comunismo existiu de fato ou não; hoje em dia, falar de comunismo é associar-se com todas as implementações dele que tiveram esse nome. É tão fácil não usá-lo: basta usar a expressão "socialismo".O obrgiado pela extensa avaliação! Isso é uma raridade, especialmente com o formulário eletrônico.
  6. [Feita por e-mail pois a internet da pessoa caiu.] [1] A explicação clara sobre o porquê de Comunismo e Capitalismo não serem boas bases para a Organização Social Trimembrada proposta por Steiner. [2] Maior dúvida que ficou: a) A fonte de informação sobre a quantidade de mortes causadas pelo Comunismo; b) "Os fins justificam os meios" não se aplicaria também ao Capitalismo? [3] Comentários: Seria ótimo também apresentar uma estimativa de mortes causadas pelo Capitalismo. Penso que podemos atribuir pelo menos as mortes por fome no mundo ao Capitalismo que foi ainda mais radicalizado pelo neoliberalismo, conforme bem realçado por sua palestra. RESP.: Sobre o número de pessoas mortas pelo comunismo, veja por exemplo
    www.wsj.com/articles/100-years-of-communismand-100-million-dead-1510011810
    Veja muitos detalhes em
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Assassinatos_em_massa_sob_regimes_comunistas
    Eu já li esse número em outros lugares. Não sei se é confiável. Sim, do ponto de vista prático o capitalismo usa o "os fins justificam os meios", mas o capitalismo está associado com uma liberdade, a dos meios de produção (liberdade no setor errado). Essa liberdade acaba irradiando para outros setores, e isso acaba impedindo, por exemplo, assassinatos em massa, como ocorreram no comunismo. Quanto às mortes produzidas pelo capitalismo, sim, é possível que ultrapassem de muito as do comunismo. Mas pelo menos não foram, em geral, assassinatos, como ocorreram no nazismo e no comunismo, foram resultado do egoísmo e da ambição. Mas não é por isso que deixam de ser criminosas.

5. 16/10/19, no Espaço Cultural Rudolf Steiner da Sociedade Antroposófica no Brasil, São Paulo; info: Paulo Vicente paulinho@semnada@vicente arrobat gmail.com

  1. [1] Olhar para as relações sociais institucionais a partir das necessidades e habilidades presentes nestas relações. [2] Acho que poderia ter representado o que falou em uma imagem. [3] Parabéns pela energia e bom humor. RESP.: Se por "imagem" a sugestão se refere a uma figura, note como meus slides foram informativos, sem imagens como cosméticos para atrair a atenção subliminarmente, e como resumo para os participantes poderem copiar ne Internet. Se a sugestão é de uma metáfora englobando tudo, preciso ver se tenho alguma inspiração.
  2. [1] Essa visão de que os espíritos básicos se aplicam a todos os setores sociais. [2] Curiosidade sobre a opinião, que muito concordo, de acabar com as competições. Daí, qual seria sua recomendação ou opinião para ensinar as crianças a perderem. [3] Feliz dia dos professores. Você faz isso de forma extremamente interessante e carinhosa. RESP.: Crianças adoram jogar jogos, que são muito importantes. Vou dar um exemplo do que se pode fazer: naquele jogo com casinhas, e quando se cai em algumas é preciso voltar para trás, o adulto poderia dizer: "Oba, vou poder jogar mais!" Um ponto importante seria não mostrar frustração ao perder, mas dizer que foi joia jogar. Se possível, deixar a criança ganhar. E por falar nisso, quando se viu em jogos de adultos alguém perder de propósito para deixar o outro feliz? Finalmente, acho que há idade para se ensinar a perder; por exemplo, no ensino médio, trazer a ideia de que o importante de um jogo é a convivência e, se for esporte, o exercício fisico.
  3. [1] Temos que buscar de forma consciente a fraternidade para compor o sentir, pensar e quere com outrem". [2] Como atingir isto? [3] "Não notaram que as flores silvestres tornaram-se mais raras a cada ano que passa? Talvez seus sábios aconselharam-nas a partir, até que os homens tornem=se mais humanos. Terão, por certo, emigrado para os céus." Kakuzo Okakura "O livro do chá",. Lehrmeister, parabéns pelo seu entusiasmo altruísta em ensinar!. RESP.: Sim, devemos buscar exercitar a fraternidade, e educar para ela, de forma consciente; o pensar, sentir e querer com o outro é uma das técnicas para desenvolvê-la. Como eu disse, outras são a percepção do outro e a ação social para com o outro. Acho que a fraternidade deve partir da individualidade de cada um. Interessante e linda imagem de Okakura, muito obrigado! Mas será que são só as flores silvestres? Quem sabe a natureza já "decidiu" que, se não a tratarmos com amor, ela irá embora... Parece-me que essa falta de amor está fazendo com que nós a forcemos a ir embora, por exemplo queimando-a.
  4. [1] Relação entre as leis sociais e conceitos já conhecidos (Liberdade, fraternidade, igualdade). Muito esclarecedor. [2] Como viver/aplicar esses conceitos na vida cotidiana? Como meditar? Como cuidar do outro sem esquecer de você mesmo? [3] Fazer mais ilustrações e esquemas para apresentar os conceitos. Muitas informações e novos conceitos, seria mais fácil entender, relacionar e absorver com alguns desenhos esquemáticos. Os exemplos e histórias contados são muito interessantes. Foi uma palestra muito rica! RESP.: Sim, aqui temos mais uma amostra da genialidade do R. Steiner: coisas muito conhecidas colocadas de maneira original em seu devido lugar, pois fora de seu lugar causam miséria social. Dei varias sugestões de como aplicar os conceitos que transmiti, por exemplo procurando descobrir quais são as necessidades dos outros e suas habilidades, e se está havendo interação social com eles/as. Não tive necessidade de fazer desenhos esquemáticos e apresentar figuras, pois seriam meros cosméticos. Quando esquematizei certos conceitos eu já estava fazendo uma tabela, por exemplo das atitudes socialmente construtivas e destrutivas.
  5. [2] Estrutura do Estado na Antroposofia. Não existe? [3] Obrigada pela paletra. RESP.: Sim,o Estado existe na proposta do Steiner. Mas ele deve cuidar do que é próprio dele e não se meter em searas alheias, como os meios de produção ou educação. Por exemplo, ele é essencial para recolher impostos e distribuí-los. Aliás é curioso que Steiner propõe a existência de um único imposto o de valor agregado (o atual ICMS), que volta e meia é mencionado nos meios políticos. Ele diz que é um absurdo taxar o trabalho, pois não é um bem de consumo produzido. Ao mesmo tempo, ele propõe que haja uma pequena inflação, para as pessoas não guardarem suas economias embaixo do colchão (na época dele, não havia tantos roubos...). Há vários bancos, como por exemplo o Triodos (procure na Internet com esse nome, verá que ele existe em vários países, inclusive em estado de formação no Brasil); nele, o investidor escolhe qual área de investimento ele gostaria de aplicar seu dinheiro, tornando as aplicações conscientes. O bando faz relatórios periódicos detalhado dos resultados dos investimentos para as instituições que tomaram os empréstimos. Note que, normalmente, quando se investe algo em um banco ou instituição financeira, o dinheiro passa para uma área totalmente inconsciente – pode-se estar aplicando em indústria de armamentos!
  6. [3] Muito obrigada pela palestra. Foi excelente!
  7. [1] Exercício de fluxo de amor. Atuação consciente na interação como o outro. É preciso uma decisão consciente e exercer o amor e altruísmo. A importância de agir no mundo, na família, escola e grupos próximos ao nosso alcance, bem como na sociedade. [2] Reflexões sobre a prática da fraternidade universal. [3] Gostaria de deixar a minha gratidão pela palestra. Ficou em mim uma vontade renovada de interação social e compreensão do outro. RESP.: Praticar a fraternidade universal (e não apenas familiar ou comunitária) é, por exemplo, ajudar pessoas desconhecidas. Uma das maneiras de fazer isso é conversar, transmitindo as experiências pessoais. Fiz isso no dia seguinte à palestra, ao conversar com o motorista que me levou para dar uma palestra longe de casa. Ele contou-me muito de sua vida, e assim consegui dar uma porção de sugestões para a vida dele. Extraordinariamente, ele veio assistir minha palestra, a primeira vez que isso acontece com um motorista – e já convidei quase todos que estavam à minha disposição!
  8. [1] Que Steiner era visionário. Sobre as organizações sociais, porém o conteúdo é bastante restrito a uma comunidade quase fechada em si. [2] Quais movimentos sociais concretos atuam para a evolução social da forma colaborativa? [3] Muito conteúdo rico. O que faltou [?] e concluir todo o conteúdo. RESP.: Nâo, Steiner não era visionário. Ele fazia observações conscientes do mundo espiritual e do espirito e alma das pessoas. Veja a palestra dele que traduzi. "A vidência visionária e o conhecimento", em
    www.sab.org.br/antrop/GA117-131109.htm
    Quanto a movimentos sociais, todas as instituições antroposófica funcionam "colaborativamente"; por exemplo, nenhuma escola Waldorf tem fins lucrativos.
    [1] Lei individual absoluta: saber que existe algo comum a todos, independente de religião, idade, país. [2] Por que classificar de intuição algo que é baseado em conhecimento e observação? No exemplo do diagnóstico médico, para mim é observação mais conhecimento. Intuição tem por definição: algo que você pressente ou percebe sem a necessidade de raciocínio com análise. Não seria algo que você simplesmente sabe? Comprovar a intuição não seria analisar probabilidades? [3] Refletir sobre muitos pontos, inclusive sobre o papel da vida corporativa. Achei que teve um peso de opinião pessoal em alguns momentos, sem explicitar que eram pessoais. RESP.: Chamei de intuição algo que vem ao nosso pensamento sem que tenha sido resultado de uma sequência de raciocínios ou mesmo de observação que se pode apontar, e que traz algo de novo, que não tinha sido pensado antes. Aliás, como você mesma/o apontou. Sim, pode ser algo que se sabe mas ficou oculto na memória profunda. Mas uma de minhas hipóteses é que o ser humano pode criar algo completamente novo, e que não é simples combinação de coisas já conhecidas.
  9. [1] Aprendi a equilibrar as necessidades e habilidades no meio econômico, para minha vida pessoal. Desenvolver a fraternidade é essencial! [2] Minha maios dúvida é sobre a Lei de Setzer sobre o materialista que vive no andar térreo. Vou pesquisar sobre pois fiquei curiosa. Entrarei em contato, quero te levar para S.J. dos Campos. [3] Antes de mais nada, obrigada, professor! Te admiro muito, a palestra foi excelente! Agradeço por ter compartilhado suas habilidades e ter satisfeito algumas das minhas necessidades. Muita paz. RESP.: Veja minhas "leis" em
    www.ime.usp.br/~vwsetzer/jokes/leis.html
    No caso, a "lei" é a seguinte:
    Materialista ou fisicalista é a pessoa que vive e trabalha num prédio que não tem o andar térreo.
    Quanto a eu dar palestras em S.J. dos Campos, é só convidar e combinar! Vejas as que tenho dado:
    www.ime.usp.br/~vwsetzer/pals/pals-cursos.html
    mas posso dar outras.
  10. [1] Construtivos vs. destrutivo. [2] Mais informações sobre a medida social-econômica antroposófica. [3] Excelente! Muito bom. RESP.: Veja as referências bibliográficas do fim da apresentação.
  11. [1] Comunhão como o outro através do sentir, pensar e querer. Necessidades/eu vs. habilidades/o outro para me satisfazer. Não competição. Hierarquia vs. ser adulto responsável. [2] O papel da <u>alma</u>. [3] O humor do professor é sensacional. RESP.: Sobre a alma, veja meu texto
    www.ime.usp.br/~vwsetzer/const1.htm
    O humor é uma necessidade. Tenho a impressão que ele ocorre naturalmente quando se tem dá uma palestra com entusiasmo pelo assunto.
    [1] Perspectiva de que temos necessidades e habilidades de forma trimembrada. Isso me ajuda em olhar minha atuação profissional: meu papel como adulto responsável. [2] Vou exercitar esse olhar desmembrado [?] na vida econômica, jurídica e política, e na vida espiritual. Ele traz dúvidas, mas sinto que me ajudará a ver e compreender melhor meu papel. [3] Muito obrigada, foi excelente! RESP.: É fundamental se encarar os outros como adultos responsáveis (desde que eles se comportem como tal...).
  12. [1] Que a sociedade deveria seguir a trimembração humana como um macrocosmos do ser humano. [2] A matemática e as ciências exatas é física, anímica ou espiritual? Então a filosofia, artes são anímicas. Na educação ou nas ciências somente as "descobertas" ou invenções são espirituais? Se a competição estimula a felicidade em cima da tristeza alheia, como estimularíamos o crescimento através da colaboração já que o ser humano tem grande tendência a se acomodar. RESP.: A matemática é espiritual. Nunca jamais alguém viu fisicamente um ponto, uma reta e uma circunferência geométricos, ideais. As equações não têm consistência física. Idem para a boa filosofia. As artes são mais anímicas; têm um componente físico e outro espiritual (quando revelam fisicamente uma realidade espiritual). A grande tendência é a do egoísmo. É preciso educar as crianças e jovens para o altruísmo e a cooperação.
  13. [1] Aprendi que somente com uma nova educação trimembrada haverá mudanças positivas. [3] A palestra foi clara e objetiva aguçando o desejo pela busca e pesquisa.

4. 30/11/18, para o Grupo de Estudos de Consultoria Organizacional, São Paulo; info: vitor morgensztern vm.dossier arro_ba.sti.com.br

  1. [1] A desenvolver o senso da fraternidade. Extremamente importante a sensibilidade social. A importância do amor para reger as ações e o foco da ação social. [2] Como fazer com que a humanidade caminhe no sentido do amor. [3] Muito rica a palestra. E muito positiva e construtiva. O conteúdo é extremamente rico e ficou c/ vontade de conhecer mais. RESP.: Há dois aspectos fundamentais para esse caminho: abandonar a concepção materialista do mundo e sublimar o egoísmo, que no fundo é uma das consequências do materialismo. O ser humano deveria tornar-se cada vez mais humano e menos animal. Todo animal é egoísta por natureza: existe para a sobrevivência de si próprio e da espécie. Só o ser humano pode deixar de ser egoísta.
  2. [1] Que a trimembração social se traduz em necessidades, interação e habilidades. [2] Na verdade, não há dúvida, mas vontade de saber mais sobre esse tema relacionado ao mundo do trabalho x escolhas profissionais (que é 1 interesse pessoal). [3] Gostei muito de como o tema foi apresentado trazendo exemplos práticos. RESP.: Veja a bibliografia no fim da apresentação.
  3. [1] Necessidade <-- interação --> habilidade. Econômico <-- anímico --> espiritual. Liberdade <-- igualdade --> fraternidade. As 3 dimensões e os paralelos. [2] Como viabilizar a trimembração na organização social. RESP. Comece em si próprio, com as 3 atitudes que mencionei. Tente organizar sua família, seus grupos de trabalho e a empresa onde trabalha.
  4. [1] Que existe uma 3ª via como proposta de governo que não é nem o comunismo e nem o capitalismo, e que engloba todas as necessicades do ser humano e social. [2] Como implementar. Me parece uma "revolução" muito lenta espiritual que a humanidade percorre. [3] Agradeço seus ensinamentos muito ricos, não conheço quase nada de Antroposofia. RESP.: ver a resposta anterior.
  5. [1] Como funciona a trimembração. [2] Como ver as hierarquias espirituais uma vez que nas organizações não deveria haver hierarquia? [3] Parabéns, mais uma palestra sensacional. RESP.: Só o ser humano tem livre arbítrio, e com isso idealmente deveria poder participar das decisões em lugar de ser mandado. Cada pessoa adulta sadia gostaria de ser tratada como adulto responsável.
  6. [1] O casamento da pedagogia Waldorf com a trimembração social. [2] A escola ser apresentada como uma entidade da área/vida econômica. [3] Metade inicial com muita informação e detalhe que não contribuíram para a temática principal. RESP.: Uma instituição de ensino existe, como um todo, para satisfazer as necessidades de desenvolvimento cultural e espiritual dos alunos. Isso significa, por exemplo, que tudo numa escola, inclusive a disposição física, deveria ter isso como objetivo. Por exemplo, quase todas as escolas públicas estão parecendo prisões, com grades e portas de ferro. Isso deve ter uma influência terrível na mentalidade e emotividade dos alunos. A parte inicial foi usada durante toda a palestra.
  7. [1] Aprendi a correlação adequada da liberdade, igualdade e fraternidade na sociedade. [2] O meio ambiente é contemplado por qual dos princípios (liberdade, igualdade, fraternidade). [3] Gostaria de indicações de referências bibliográficas do tema para aprofundamento. RESP.: Parece-me que o princípio fundamental que deveria reger nosso relacionamento com o meio ambiente é o da fraternidade. Devemos reconhecer quais as necessidades do meio ambiente, para que o tornemos, com nossas ações e habilidades, o mais sadio possível. Mas para isso é essencial que o meio ambiente seja considerado como um organismo, e não como um objeto.
  8. [1] Viemos para uma reunião e troca de ideias e desenvolver ideias e em vez disto ouvimos mais uma palestra do Sr. Setzer.
  9. [1] Organizar as ideias e finalmente entender o que é a trimembração! [2] Como equacionar as ideias de Steiner no mundo atual com a influência fortíssima da IA (veja Harari).[3] Sua palestra foi super clara (muito mais do que a anterior), com uma didática muito boa e + interativa que a anterior! Gostei da forma simples como vc colocou o tema! Pena o pouco tempo (mas ele não é pouco ou muito, tempo apenas é). RESP.: A erradamente denominada Inteligência Artificial deve ser encarada como um instrumento, e colocada em seu devido lugar. Por exemplo, se carros autônomos produzirem muito menos acidentes, eles deve ser adotados. Mas ao mesmo tempo os condutores humanos desses carros deveriam ser conscientizados de que não podem deixar de prestar atenção ao trânsito, pois não é possível desenvolver sistemas computacionais prevendo todas as possíveis situações, além de que é impossível provar formalmente que um programa complexo está correto. Isso é feito por meio de testes, que somente comprovam que, para as condições daqueles dados de entrada dos testes, os sistemas funcionam como esperado. Talvez não funcionem para outros dados. O Harari tem razão no sentido de reconhecer que estamos algoritmizando o mundo e a sociedade.
  10. [1] O trio: necessidades, habilidades e interações como forma de estruturar seu pensamento e aplicar no dia-a-dia. [2] A competição pode ser mantida em harmonia com a cooperação, se essa faz algo entre 10%, 20%, enfim... [3] Caro, Setzer, quero debater mais sobre os conceitos políticos socialismo/comunismo. RESP.: Minha posição, radical, é que na educação a competição deveria ser eliminada totalmente, substituída por cooperação. Existem vários livros sobre jogos cooperativos. Não é necessário ensinar as crianças e adolescentes a competir, a sociedade os ensinará automaticamente quando forem adultos, por exemplo ao prestarem um exame vestibular. O que a sociedade não ensina é a cooperar. A cooperação pode ser altruísta, mas a competição é sempre egoísta. Alguém presenciou uma competição onde alguém ou um time perdeu para deixar o oponente feliz? Quanto ao socialismo/comunismo, é fundamental se reconhecer que essas organizações sociais, bem como o capitalismo, não resolveram os graves problemas individuais e sociais. É preciso partir de onde se está e ir mudando evolutivamente, com consciência, até se atingir uma sociedade com menos injustiça, desigualdade, exploração, e que dê chance para o desenvolvimento individual amplo.
  11. [1] Origem da pedagogia Waldorf. [2] Na verdade, reforcei a importância da mentalidade espiritualista para o desenvolvimento do mundo. Categorizei conteúdos que já conhecia. [3] Assunto absolutamente necessário/atual. Foi desenvolvido de forma livre, com exemplos. Quando a gente age em liberdade (por amor à ação). Lema da ética social. RESP.: Sim, a concepção de mundo materialista ou fisicalista (a que só admite a existência de matéria e fenômenos físicos no universo e no ser humano) tem que necessariamente negar o livre arbítrio (a matéria segue inexoravelmente as "leis" e condições físicas) e, portanto, negar a possibilidade de se exercer um amor altruísta, que exige uma ação livre e é sempre construtivo. O materialismo necessariamente leva ao egoísmo, que é sempre destrutivo. Talvez seja interessante acrescentar um fato: não se sabe fisicamente o que é a matéria (por exemplo, o elétron não é uma bolinha e não gira em torno do núcleo do átomo), de modo que os materialistas são pessoas que vivem e trabalham num edifício que não tem o andar térreo. Assim, todo materialista é, por natureza, uma pessoa incoerente.
  12. [3] Sugestão: passar mais rápido pelos itens iniciais e "dialogar" mais no epílogo. Dar mais tempo para o "epílogo". RESP.: Infelizmente tenho muita coisa a transmitir, e minhas palestras acabam ficando longas; tenho dificuldade em cortar certas partes pois acho que tudo é importante... É uma pena que perdemos muito tempo até fazer o computador funcionar, e não me foi dado um pouco mais de tempo, que no final se mostrou disponível.

3. 30/10/18, para pais, professores e interessados, na Escola Waldorf Jardim Primavera, Centro, Ubatuba; info: profa. Elisângela escola.arrobat jardimprimavera.com.br

  1. [1] O altruísmo ao invés do egoísmo. [2] A 3M é natural, está em tudo e deve ser apenas notada ou deve ser construída? A 3M seria o ponto de equilíbrio a ser buscado? RESP.: A 3M é natural na natureza, inclusive em nós, por exemplo os sistemas neuro-sensorial, respiratório-circulatório e metabólico-motor, cabeça, tronco e membros etc. Mas no aspecto social ela tem que ser criada por nós. Sim, é um equilíbrio, e sua falta mostra muito bem os exageros de um lado ou de outro, inclusive a independência dos vários setores da sociedade, pois cada um deveria ter seu espírito próprio.
  2. [1] Utilizar o exercício de concentração nas aulas ensinando isso para os meus alunos sem entrar em religião, já que sou professora de escola pública. [3] Gostei da fala sobre o socialismo pois ultimamente descobri que a educação no Brasil foi tomada por esse viés ideológico, o que provocou toda a dificuldade com os métodos. Entre esses, os de alfabetização foram os mais prejudicados. E por isso estou há anos, desde que me formei em 2005, procurando meios de compreender onde estava o erro. E há 2 anos descobri a pedagogia Waldorf sobre a qual estou pesquisando muito e a cada dia mais encantada. Acompanho os sites e para mim foi um prazer conhecer o Sr. pessoalmente. Parabéns professor e obrigada! Aproveitarei seu convite para acompanha-lo na palestra da escola Tancredo. Pretendo levar meu filho mais novo de 15 anos. RESP.: Cuidado, exercícios de concentração mental e meditação devem ser feitos apenas por adultos, pois aos jovens falata a liberdade para executá-los. Mas acho que no ensino médio pode-se aplicar o exercício de irradiar o amor, como fizemos. Seria interessante começar cada aula com esse exercício, por uns 5 minutos, sugerindo aos alunos que em cada aula irradiem o seu amor para um outro vizinho e um outro colega. Essa atividade teria a grande vantagem de produzir uma quebra do fluxo do dia, produzindo concentração. Um dos problemas do viés ideológico é que ele é uma abstração, baseado em teorias e não na prática e na realidade. Acaba-se dando mais importância à ideologia, à teoria, do que aos indivíduos, no caso os alunos e professores.
  3. [1] Como em um desenvolvimento fractal, a Antroposofia permeia todos os âmbitos saudáveis de uma pessoa, desde o pessoal, familiar e social. [2] Se o ser humano realmente chega a inventar ou criar ideias, na minha opinião o homem relaciona ideias de forma mais ou menos criativa. Uma hélice proteica de DNA é uma forma de zíper, por exemplo. [3] A criatividade precisa de limites, dificuldades e empecilhos de todo tipo para desenvolver a melhor solução aos problemas. No meu trabalho (arquiteta) sempre, sem exceções, foi assim. RESP.: Interessante o simbolismo do fractal! De fato, a Antroposofia parte do ser humano, expande e aplica suas características para outros âmbitos, especialmente o social; assim, como o nome diz, tudo é encarado sob a óptica do ser humano, e com isso nada se torna desumano... Steiner chama a atenção para o fato de que o ser humano é muito estável (minha observação: pois se assim não fosse estaríamos permanentemente no hospital...); se a sociedade á moldada segundo as características humanas, ela também se torna estável - o que não é o caso hoje em dia. A analogia do DNA com o zíper é interessante, mas o zíper é muito anterior (1851, pelo inventor da máquina de costura) ao conhecimento e funcionamento do DNA, de modo que não pode ter sido inspirado por ele.
  4. [1] Refletir sobre uma nova forma de sociedade. Além da meditação! [2] Não ficaram dúvidas. [3] Gostei muito de participar de todas essas reflexões para que consigamos transformar a sociedade.
  5. [1] A ideia da 3M social. Visualizá-la de forma mais ampla do que eu tinha conhecimento. [2] Não ficou dúvida quanto à palestra. Mas se abriram muitas questões para mim... [3] Muito obrigada.
  6. [1] Olhar, escutar e me identificar com o outro e, a partir disso, expandir para os grupos, família e sociedade. Também vou levar comigo o desejo de criar e desenvolver o espírito único de minha família com consciência. [2] O contínuo aprendizado é aplicar a teoria à vida prática, respeitando e "encaixando" as ações em seus respectivos âmbitos. [3] Muito grata pela nutrição! RESP.: É importante reconhecer que a teoria da 3M advém da vida prática!
  7. [1] Aprendi que a Vida Econômica é o que conduz uma escola Waldorf. E o quanto é importante se abrir para as necessidades do outro. [2] Em que momento o autoamor é destrutivo, não deveríamos nos amar em primeiro lugar para expressar o amor ao outro? [3] Me sinto inspirada quanto à importância da doação de habilidades. E sou grata pela doação do prof. Valdemar Setzer! RESP.: A escola Waldorf existe para atender necessidades culturais e espirituais dos alunos e de seus pais, na medida em que eles necessitam disso para seus filhos. Por isso pertence, como um todo, ao setor da Vida Econômica. Portanto, é fundamental que a escola pense quais são as necessidades globais e locais dos alunos, e procure atendê-la. Um professor devia encarar seus alunos como seres necessitados, mas ele é um representante da Vida Espiritual pois está prestando um serviço.
  8. [1] Reconhecer as necessidades, as habilidades, e as interações. [2] Como aplicar a fraternidade no capitalismo? Como o indivíduo pode ser livre no contexto atual? Liberdade, igualdade e fraternidade para quem? [3] Dificuldades de aplicação como um todo, como humanidade. Estamos fechados em grupos, devemos "olhar" para os lados. RESP.: O capitalismo tem a vantagem de partir da liberdade no setor econômico, o que não está correto, mas pelo menos irradia para os outros setores. Por exemplo o país capitalista por excelência, os EUA, preza a liberdade de expressão acima de quase tudo (está na constituição, o first amendment. Portanto, use sua liberdade e comece a exercitar sua fraternidade, inclusive implantando-a em grupos de trabalho. Note que já existe a fraternidade familiar, mas ela é baseada em laços sanguíneos. Hoje temos que praticá-la com qualquer pessoa, estando-se sempre à disposição para ajudar qualquer um, independente de influências além da compreensão do que é um ser humano, de suas necessidades e habilidades.
  9. [1] Muito esclarecedor para um assunto conhecido. Criou dúvidas que existiam entre outras coisas. [2] Não ficou dúvida. [3] Gratidão por esclarecer realmente. Por usar um vocabulário e frases sem complicações.
  10. [1] Aprendi muitas coisas importantes: a importância de ter intuição com meus alunos, a importância da liberdade para a produtividade, entre outros. [2] Como utilizar esses valores em uma escola estadual. [3] Muito obrigada. Vielen Dank! Foi exatamente o que eu precisava ouvir hoje. RESP.: Numa escola estatal (erradamente chamada de "pública"), é preciso ver onde você tem liberdade para introduzir coisas novas. Pela minha experiência, haverá dificuldades em arregimentar os colegas para tentarem novas formas de ensinar e tratar os alunos. Infelizmente há uma inércia muito grande entre os professores, pois cada um tem montanhas de problemas e querem ficar no comodismo de não ter mais um. É por isso, em minha opinião, que o projeto que instituí no meu Instituto, os Embaixadores da Matemática, recebe muito poucos convites para darmos palestras nas escolas.
  11. [1] Aprendi sobre aplicar a igualdade, liberdade e fraternidade na organização social. [2] Sobre o amor próprio como destrutivo. Entendo sobre o egoísmo e entendo o amor próprio como algo construtivo. [3] Muito agradecida pela oportunidade de aprender. RESP.: O amor próprio não é intrinsecamente destrutivo, ele é uma necessidade. Mas não pode cair no egocentrismo. Por exemplo, deve-se buscar o aperfeiçoamento pessoal para poder ajudar os outros, e não por motivos egoístas.
  12. [1] Sobre a importância da 3M liberdade, igualdade e fraternidade nos diferentes âmbitos da vida. Cada um em seu lugar. [2] Como, de fato, colocar isso em prática? RESP.: Comece encarando as pessoas como necessitadas e com habilidades, e percebendo se está havendo interação sua com elas. Procure sentir com elas, e então fazer algo por elas. Isso pode ser praticado a cada encontro que temos com outras pessoas.
  13. [1] Aprendi que a fraternidade não nos será dada de presente, deverá ser conquistada. [2] Como estimular a fraternidade dentro de uma comunidade Waldorf? [3] Agradeço por toda sua colaboração e aguardo por novas oportunidades de palestras em nossa cidade e em nossa escola. RESP.: O mais importante é desenvolver nos alunos o senso de fraternidade, de solidariedade. Para isso, uma professora pode organizar sessões de ajuda de uns para os outros. Esqueci de dizer, mas proponho que haja um "mural da ajuda", em que um aluno coloca algum problema que tem com alguma matéria, e outro oferece-se para ajuda-lo. No início haverá um problema de confidencialidade, pois sem o costume dessa ajuda, os alunos podem ter vergonha de dizer que não sabem algo. Para isso, um professor pode coordenar o mural; um aluno que quer ajuda procura-o, e recebe um número de código, que é colocado no papel com a procura de ajuda a ser afixado no mural. Um aluno que quer ajudar procura o professor e fica sabendo quem pediu a ajuda. Além disso, no ensino médio deveria haver atividades sociais de estágio dos alunos em instituições com pessoas carentes. Ver o sofrimento alheio desenvolve muito a sensibilidade social.
  14. [1] A ideia de habilidade/necessidade. [2] Por que hierarquia é vista como um problema? Para mim ela é uma maneira da organização que pode ser alcançada com respeito. Acho que tem uma interpretação sobre (?) uso (?) da palavra hierarquia. [3] Parabéns pelo seu trabalho. Tenho muita admiração e gratidão. RESP.: Depende da hierarquia. Certamente ela não é mais satisfatória em organizações, pois ninguém mais quer ser mandado (a não ser os pobres de espírito...), e sim participar das decisões. Um gerente deveria idealmente ser apenas um representante da seção ou departamento, e não mandar no que deve ser feito. Mas, como eu citei, há uma hierarquia válida, que é a do conhecimento. Obviamente há uma hierarquia de um professor em relação a seus alunos. Mas na pedagogia Waldorf, essa hierarquia deve ser exercida pela "autoridade com amor", e não por autoritarismo.
  15. 2. 21/4/18, na escola Waldorf Aldeia Akatu, Chácara Belvedere, Campinas, SP; info: Solange Costa contato atarrob.solangecosta.com.br
  16. [1] Poder ser uma educadora que contribui para combater as ações antissociais. Não desistir da minha autoeducação. [2] Gostaria de um aprofundamento da relação do comunismo e capitalismo com a filosofia de Steiner. [3] Saio da palestra bem mais segura em desempenhar a minha missão de educadora. Obrigada. RESP.: Um dos grandes defeitos do Marx foi querer sanar os problemas sociais de um ponto de vista estritamente econômico. Tanto o comunismo quanto o capitalismo baseiam-se numa visão materialista do ser humano e da sociedade. Jamais vai se compreendê-los de um ponto de vista material, pois em ambos atua muita coisa que não é física. Leia o primeiro capítulo do livro de Rudolf Steiner "A educação como questão social", em fase de reedição pela Editora Antroposófica, bem como, de Rudolf Lanz, "Nem capitalismo, nem socialismo", pela mesma editora (esgotado, tente tirar uma cópia).
  17. [1] Via de mão dupla de necessidades e habilidades. Necessidade de desenvolver a fraternidade. [2] É possível desenvolver a fraternidade numa escola baseada no sistema de mensalidade? De um lado o pagamento de salários depende do pagamento das mensalidades, mas as mensalidades (muitas vezes) sobrecarregam as famílias! Como manter o equilíbrio? [3] Obrigada por compartilhar seu conhecimento! Esclareceu muita coisa!!! Por favor, volte mais vezes! Gostaria também de participar de uma oficina de meditação. Obrigada. RESP.: O equilíbrio é mantido se a escola é financiada pelos que podem pagar mais, permitindo que os que não podem paguem menos. Se o Estado financiasse em grande parte (mas não em tudo!) as escolas, e estas fossem organizadas e geridas pelas comunidades em que se inserem, as escolas seriam muito melhores e dariam muito menos despesa.
  18. [1] A trimembração da sociedade, que cada parte tem que estar no seu lugar. [3] Espero ver um dia uma sociedade bem estruturada.
  19. [1] Aprendi que a minha educação não foi "tão ruim" quanto eu supunha... Valorizei a minha experiência social e comunitária em relação às faltas na educação formal que eu sei ter sofrido. [3] Gratidão!
  20. [1] Atitudes humanistas. [2] Não seria possível pensar ao invés de polaridades (interno, externo e o encontro) pensar em modos de ser na relação que é o encontro de ambos os polos pela existência? [3] O ideal do humanismo é a grande problemática. RESP.: Cuidado, o ser humano não é um ser que simplesmente existe, pois ele transcende a natureza.
  21. [1] Achei muito interessante esta visão: prestação de serviços --> dentro das habilidades --> pode estar no âmbito espiritual = e concluir que é isto que nos humaniza. Lindo! [2] Por que a educação pública mantida pelo "governo" não funciona? Sou professore, sei e sinto que isto é verdade mas não consigo responder com argumentos. Gostaria de saber sua visão. [3] Muito obrigada. Aprendi muito! RESP.: Não é só a educação estatal que não funciona, a privada em geral também não. Acho que a razão mais fundamental é o desconhecimento do que significa o desenvolvimento da criança e do adolescente, e adequar o ensino a cada idade, como faz a pedagogia Waldorf, que parte justamente daquele conhecimento. Usei a expressão "educação estatal" e não "pública", pois as escolas estatais não pertencem ao público, às comunidades. Nelas, o Estado dita todas as normas, como contratação de professores, espaço físico, livros didáticos, métodos de ensino etc. Tenho visto escolas particulares que empregam livros-texto muito bonitos e bem ilustrados, mas muito inadequados às idades, em geral exigindo um nível intelectual muito acima do que as crianças deveriam ter e, supreendentemente, muita "decoreba" de palavras que não precisam ser conhecidas nas respectivas idades, em lugar de enfatizar os processos que elas representam. Por exemplo, numa 3ª série de uma escola privada os alunos (de 7 a 9 anos de idade!) tiveram que decorar o que é um "dígrafo" - e isso caiu numa prova.
  22. [1] Que o técnico é secundário. O social é mais importante. Quantos profissionais conhecemos, que são intragáveis? Muitos. [2] Como ser, ou melhor, dar liberdade para uma criança, na condição de mãe, sem que ela não entenda que pode fazer o que quer. Acho que não entendi como educar com liberdade. Mistério! RESP.: É fundamental a criança aprender que tem limites, reconhecendo que o conhecimento dos adultos é muito maior. Mas é importante dar liberdade limitada às crianças, por exemplo, deixando-a escolher, dentre vários brinquedos selecionados pelos pais ou pela professora, com qual deseja brincar.
  23. [1] Toda a palestra foi muito relevante, porém o que mais preencheu as minhas necessidades foi a exposição sobre os tipos de necessidades, habilidades e interações sociais, e sobre a sociedade trimembrada. [2] Nenhuma dúvida restou; apenas foram abertas novas possibilidades de discussão. [3] Muito obrigada pelo tempo dedicado à nossa capacitação!
  24. [1] Sobre os males que a competitividade pode causar nas nossas vidas, principalmente nas das crianças. [2] Sobre o comunismo. Como podemos aplicar na prática, na vida cotidiana, os princípios da filosofia comunista, já que vivemos numa sociedade capitalista. [3] Acho importante e discutir sobre os prós e contras das formas de sociedade socialista/capitalista. RESP.: A preocupação com o aspecto social foi uma grande contribuição do socialismo; no entanto a sua solução dos problemas sociais é totalmente inadequada. Por exemplo, a mania socialista de estatizar os meios de produção e distribuição. Pode-se ver o que isso resulta aqui no Brasil: corrupção deslavada e ineficiência. Temos que mudar a sociedade capitalista para ela dar mais ênfase aos aspectos sociais e não permitir que empresas produzam e empurrem produtos que não são de necessidades, totalmente supérfluos. É preciso acabar com uma das bases do capitalismo que é o consumo supérfluo e a propaganda que o induz. Quem consome demais faz com que alguém consuma de menos.
  25. [1] Aprendi de mais importante onde se encaixa liberdade, igualdade e fraternidade dentro das estruturas sociais e humanas. [2] Estudar mais, aprofundar para conseguir internalizar na vida como um todo. [3] Algum dia gostaria de convidá-lo para uma palestra, talvez sobre imitação, meios de comunicação ou o que o senhor achar importante para o primeiro setênio. É um jardim Waldorf próximo à Akatu, Jardim Vir a Ser. RESP.: Estou à disposição, só convidar. Por que as escolas Waldorf da região não se unem e promovem uma palestra ou workshop meu em conjunto?
  26. [1] A fraternidade deve ser desenvolvida na sociedade de forma consciente. [2] Como podemos desenvolver a liberdade individual atrelada à necessidade física do homem. [3] Grande oportunidade de reflexão e aprendizagem. RESP.: Em primeiro lugar, o ser humano tem necessidades físicas mas tem outras, anímicas e espirituais, como mostrei. A liberdade individual pode ser desenvolvida se permitirmos que cada pessoa adulta responsável, sempre à sua maneira: satisfaça suas necessidades básicas, possa interagir com outras pessoas, e possa se desenvolver espiritualmente. Essas são liberdades externas. A liberdade interior, o livre arbítrio, tem que ser desenvolvido individualmente - é uma das razões de eu dar a oficina sobre concentração mental e meditação. Somente nelas é que o indivíduo pode ser realmente livre.
  27. [1] Aprendi a me sensibilizar e começar a olhar os âmbitos sociais (grupos, instituições, família) a partir desta perspectiva mais esperançosa. [2] Como atuar desta forma proposta na palestra com adultos, em grupos e instituições, que não vivenciaram e não conhecem a Antroposofia? RESP.: Apesar de inspirada na Antroposofia, minha palestra não exige conhecimentos dela, para ser compreendida e se praticar as indicações que dei. Os conhecimentos dela podem dar mais segurança de que as indicações são corretas e produzem uma melhora individual e social.
  28. [1] Trazer à consciência a questão da competitividade nas escolas. [2] Como fomentar na prática a conscientização da "fraternidade" na vida econômica. [3] Gratidão pelo compartilhamento das suas habilidades. RESP.: Individualmente, reconhecendo-se as necessidades dos outros e procurando satisfazê-las, como na história citada da vendedora altruísta. Em um ciclo de três artigos de 2005 (o título original era "Ciência espiritual e questão social", mas foi mudado em edições posteriores da Editora Antroposófica para "Economia e sociedade à luz da Ciência Espiritual") Steiner compara o espírito reinante numa empresa em que o empresário a construiu para dar emprego a 200 pessoas, em comparação com outra que foi construída para enriquecer o empresário.
  29. Esperança no indivíduo e autoeducação gera a fraternidade. O amor posto em prática... O Cristo em mim... Gratidão, prof. Setzer.
  30. [1] Esperança na evolução da convivência social.
  31. [1] Fraternidade é o caminho! [2] Como implementar cooperação e colaboração em uma sociedade baseada na escassez? [3] Gratidão pelas ideias compartilhadas. RESP.: Nossa sociedade é baseada na escassez para muitos e no supérfluo para relativamente poucos. A solução é a educação para maior sensibilidade, responsabilidade e ação social.
  32. [1] Desenvolvimento espiritual. Por conta disso, nos tornar mais fraternos. [2] Dificuldade de acesso a esses conhecimentos e as pessoas não fazem essa busca! Isso não dá para forçar - como fazer. [3] A busca começa internamente e se expande no contato com as pessoas. A sociedade em evolução. RESP.: Como fazer: conscientizar as pessoas e educar crianças e jovens para a consciência e a ação sociais.
  33. [1] Gostaria que o Sr. detalhasse mais o aspecto econômico das escolas. [2] E os outros dois aspectos liberdade e fraternidade, qual a importância deles? [3] Observação: gostaria de vê-lo novamente para falar da autogestão das escolas Waldorf. RESP.: Não tenho espaço, tempo e experiência para o detalhe pedido. De qualquer modo, o aspecto financeiro de uma escola não deve ser preocupação dos professores, que devem se dedicar ao ensino; no entanto, deveriam participar dele e de outras necessidades e estruturas da escola para conhecerem todos os aspectos dela. O aspecto financeiro deve ficar por conta de uma entidade mantenedora. Outros aspectos econômicos devem ser resolvidos sempre por consenso, levando-se em conta em primeiro lugar quais são as necessidades físicas e anímicas dos alunos, pois essa deveria ser a função de uma escola.
  34. [1] Aprendi sobre a mudança começa em mim, em mim a mudança de visão e postura frente o ser humano. [2] Minha dúvida é como aplicar a economia associativa no trabalho prático, eu o trabalho no SUS e a lógica da trimembração seria uma excelente lógica de trabalho. [3] Obrigada. RESP.: Não conheço as entranhas do SUS e não tenho prática nesse tipo de aconselhamento. De qualquer maneira, cada unidade deveria ter independência para gerir-se a si própria e atender as necessidades locais da melhor maneira possível. Um passo seria a organização de conselhos de direção, em que os gerentes seriam apenas representantes dos conselhos, como deveria ser em qualquer instituição.
  35. [1] Existe uma esperança para a sociedade desde que a fortaleçamos e aplicamos de maneira correta igualdade, liberdade e fraternidade. [2] Aparecerá durante a semana após reflexão sobre a palestra. [3] Parabéns professor!! Sou seu fã!!
  36. [1] Muitas coisas... Jogos cooperativos, reconhecer as necessidades e habilidades dos outros... Fraternidade. [2] Como educar os filhos com esta visão antroposófica. [3] Sugerir livros sobre a educação dos filhos. RESP.: A educação dos filhos com a visão antroposófica exige que se conheça a Antroposofia e suas aplicações educacionais. Há muita literatura sobre os dois aspectos. De qualquer modo, sem um conhecimento da organização do ser humano de um ponto de vista espiritual não se pode compreender como se deve educar os filhos de maneira adequada para a idade, improvisar adequadamente em cada situação e respeitar a maturidade em cada idade.
  37. [1] Aprendi uma nova forma de identificar necessidades, habilidades, interação social.
  38. [3] Obrigada prof. Valdemar Setzer por todo conhecimento compartilhado. Sua palestra foi excelente! Espero levar seus conhecimentos e sua alegria para a escola Waldorf Veredas. Fiquei muito interessada na sua palestra sobre Matemática para o ensino médio. Topa?! Muito obrigada. RESP.: Claro que topo, veja a palestra
    https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/pals/Fibonacci-resumo.html
    especialmente as avaliações dos participantes.
  39. [1] A trimembração do organismo social e sua relação com o ser humano. [2] A competição pode gerar resultados positivos? Ex. A cooperação entre empresas pode gerar resultados negativos para os consumidores (cartel). Competição pode levar a criança a aprimorar suas habilidades? [3] Igualdade deve ser um valor para os cidadãos para que seja um valor para o Estado. RESP.: Em minha concepção, toda competição é antissocial, como mostrei na palestra. O desejo de competir é, de certo modo, animalesco dentro do ser humano. Nós devemos sublimar nossos impulsos animais, e nos tornarmos cada vez mais humanos. Penso que não há necessidade alguma de crianças e adolescentes competirem. Infelizmente a sociedade exige competição, mas na hora em que eles forem atuar socialmente, como jovens adultos, aprenderão rapidinho a competir, por exemplo, ao prestarem um vestibular. Mas espero que, tendo sido educados para a cooperação, conservem esse espírito a vida toda, podendo aplicá-lo onde couber.
  40. [1] Que o exercício da igualdade, liberdade e fraternidade só são eficazes como instrumentos de progresso social, se respeitadas as "áreas" de atuação de cada um desses conceitos: Vida econômica, jurídico-política e espiritual. [2] Se dentro da prática atual da pedagogia Waldorf isso tem sido compreendido e praticado com base nessa visão. RESP.: A pedagogia Waldorf é maravilhosa; no entanto é aplicada por pessoas humanas, e elas carregam em si vários defeitos que vão contra a pedagogia. Mas isso deve ser compreendido e tolerado, mostrando a elas que, se atuassem dentro dos princípios da pedagogia e da organização social antroposóficas, elas teriam melhor atuação e ficariam mais realizadas.
  41. [1] Aprendi a olhar melhor para os acontecimentos como sendo experiências que nos trará algo a somar ou algo a refletir e pensar com amor o que podemos tirar dessas experiências para o que aproveitar e o que não repetir. Sem julgar ou apresentar posicionamento divisor. No âmbito político acredito que o fato de observar que houve momentos de repetir atitudes que não somaram para o desenvolvimento do ser humano, olho para essas situações com acolhimento e pois ainda somos imperfeitos e somos sujeitos ao erro e cada um traz para seu âmbito o que possui na bagagem e quando olhamos o abismo social que existe observamos que alguma ações tiveram objetivos para uma determinada necessidade que muitas vezes para nós ou para outros já não nos contempla, pois, podemos precisar de outros aspectos. Uma vez que sabemos da carência de luz que há. Acredito que mesmo com nossa incompletude ao assumir algo trazemos o que podemos dar, mesmo que aos olhos dos outros tenha faltado. E entrando no âmbito do "grafite" nas paredes da cidade eu vejo como um pedido de socorro que esses jovens se encontram por viverem em uma sociedade completamente opressora e ao se manifestar encontram caminho para pôr para fora seus anseios e isso mostra o quanto estamos faltando como sociedade e essa responsabilidade é nossa.

1. 8/1/18, no I Curso de Formação de Professoras de Jardim de Infância Waldorf, na Escola Waldorf João Guimarães Rosa, Ribeirão Preto, SP; info: Pureza Panico purezapanico atarro.ba gmail.com

  1. [1] Que precisamos desenvolver a fraternidade, objetivo que vai humanizar toda a sociedade. [2] Como fazer com que todos tenham acesso a toda essa sabedoria. [3] Gostei muito - enriquecedora. RESP: A fraternidade, que precisamos desenvolver, deve-se somar ao sentido de liberdade e fraternidade, que o mundo civilizado já desenvolveu, a ponto de essas duas últimas terem se tornado objeto leis (contra o cerceamento da liberdade e a descriminação social, por exemplo).
  2. [1] A aplicação da liberdade, igualdade e fraternidade nos setênios das crianças. (Não conheço "quase" nada sobre a Waldorf.) [2] No exemplo da vendedora de roupas, aquela que foi mais preocupada com o cliente não estaria na contramão da realidade capitalista? [3] Gostei da forma que a palestra me sensibilizou. RESP.: Sim, a vendedora preocupada com as necessidades do cliente está exercendo a fraternidade, e vai na contramão do egoísmo e da ambição que movem a sociedade em geral, especialmente a capitalista.
  3. [1] Tudo sobre a trimembração social, como ela está em diversos âmbitos. [2] Minha dúvida está em como trabalhar com a dificuldade do ser humano em lidar com situações nas quais "poder", o seu domínio está ameaçado? Ex.: a criticidade, reflexão de pessoas do que ocorre no entorno, escolas que não renovam uma gestão, associação e ficam em sua zona de conforto, desconsiderando o caminho pela verdade. [3] Gratidão por compartilhar seus conhecimentos. RESP.: O ser humano só vai mudar com a educação, que deveria dedicar-se em primeiro lugar ao social, em segundo às atividades artísticas e só em terceiro às intelectuais. No entanto, o que se faz normalmente é cuidar quase que só do desenvolvimento intelectual.
  4. [1] O que aprendi de mais importante foi entender a importância da fraternidade como instrumento de manutenção da humanidade. [3] Palestra foi muito interessante, principalmente na relação estabelecida para a vida econômica. RESP.: A "vida econômica" é a que se dedica à satisfação de necessidades, sejam físicas, anímicas ou espirituais.
  5. [1] O quanto é importante perceber o outro. Devemos exercer igualdade, liberdade e fraternidade principalmente nas escolas. Nas escolas sem ser Waldorf acontece o oposto. São prisões competitivas com desigualdade total. [3] Gostei bastante da palestra. É um tema que sempre me interessa. Gosto de sua objetividade, do dinamismo e da lógica de sua fala e apresentação. Gratidão pelo aprendizado.
  6. [1] Não é difícil desenvolvermos o senso de organização social, porém há de se haver um despertar que infelizmente precisa de ferramentas que não estão tão disponíveis. O sistema nos propõe o contrário da liberdade, igualdade e fraternidade. Porém há esperanças em algumas escolas Waldorf, palestras como esta, livros. Temos que praticar os exercícios para desenvolver cada vez mais o olhar para o social e para nós para sempre nos unirmos no mesmo sentido. [2] Nenhuma. Muito objetiva e bem estruturada. [3] Assunto muito importante. Gratidão!
  7. [1] A organização social e suas divisões segundo a Antroposofia e a atuação do indivíduo frente aos organismos sociais. A questão das escolas pertencerem ao âmbito econômico. RESP.: Sim, pois prestam um serviço de desenvolvimento cultural e espiritual dos alunos, atendendo a esse tipo de necessidade deles e dos pais em relação aos filhos. No entanto, cada professore em sua classe é um representante da "vida espiritual", e deve ter liberdade para dar as suas aulas, especialmente levando em conta cada classe diferentemente.
  8. [1] Que devemos começar a trabalhar conscientemente pela fraternidade, não mais na interpretação que "deixar de fazer o mal é um bem", mas aprender que "deixar de fazer o bem é um mal." Enfim, a consciência de nossa atuação na sociedade com valores e princípios fraternos.
  9. [1] Aprendi a olhar a sociedade sob os três âmbitos liberdade, igualdade e fraternidade.