A TRIMEMBRAÇÃO SOCIAL APLICADA INDIVIDUALMENTE
Títulos alternativos:
A ORGANIZAÇÃO SOCIAL ANTROPOSÓFICA
E SUA APLICAÇÃO INDIVIDUAL
O SER HUMANO COMO SER SOCIAL E A SOCIEDADE
Uma palestra de Valdemar W. Setzer
Departamento de Ciência da Computação, IME-USP
www.ime.usp.br/~vwsetzer
– esta versão: 30/11/23
Ver resumo e apresentação
da palestra
AVALIAÇÕES DE PARTICIPANTES
Nesta página encontram-se, em ordem cronológica reversa,
todas avaliações de participantes desta palestra, a partir
de 1/8/18, conforme escreveram no One-minute paper no fim da mesma,
respondendo: [1] Coisa mais importante aprendida; [2] Maior
dúvida que ficou; [3] Comentários. Os originais estão
à disposição para exame. As transcrições
são literais, apenas com pequenas correções ortográficas;
as partes ilegíveis são anotadas com [?]. No caso de formulário
eletrônico, foi usado cópia/cola. Observações
e respostas a algumas dúvidas estão indicadas com RESP.;
infelizmente tiveram que ser breves. Título alternativo, para iniciativas
antroposóficas: "A organização social antroposófica
e sua aplicação individual." Abreviatura: 3M = trimembração.
Graus de satisfação: 1 - muito insatisfeita/o; 5 - muito
satisfeita/o.
11. 27/11/23, palestra remota organizada pelo Grupo de Estudos 27
de Fevereiro, com bate-papo aberto após a palestra. Info: Celso
G. Monteiro bkcgtudojuntomonteiro no gmail pt com. Itens suplementares:
[4] Satisfação com a palestra: muito insatisfeita/o
- 1 a 5 - muito satisfeita/o; 66,7% de 5, 33,3% de 4. [5]
Conhecia a 3M social - 0% de DE (em detalhes), 88,9% de SU
(superficialmente), 11,1% de NC (não conhecia); [6]
Aprendeu coisas novas - 100% de S (Sim), N (Não); [7]
Recebeu impulso para a vida social - 100% de S (Sim), N (Não),
T (Talvez).
- [1] Capacidades animicas e espirituais das relações
sociais [2, 3] {Vazios} [4] 5 [5] SU [6] S [7]
S. RESP.: É importante se reconhecer que em tudo há
atuação de algo que não é físico.
No ser humano, é fundamental se conhecer a constituição
suprassensorial. Veja meu texto www.ime.usp.br/~vwsetzer/const1.htm
- [1] Fiquei curioso em achar a fonte que cita os conceitos de
Liberdade - Fraternidade - Igualdade na Grécia Antiga [2]
Algumas surgem com o pensar depois da palestra [3] Gratidão
ao Prof. Vlademar e toda a equipe da SAB [4] Gratidão
ao Prof. Vlademar e toda a equipe da SAB 5 [5] SU [6]
S [7] S. RESP.: Eu estou curioso sobre a origem grega
há dezenas de anos... A palestra foi organizada pelo grupo de
estudos "27 de fevereiro" e não pela Sociedade Antroposófica
que, aliás, só divulga seus próprios eventos ou
os que se passam no Espaço Cultural Rudolf Steiner.
- [1] Que ao apresentar uma aula, o tempo restrito pode atrapalha
o desenvolvimento do estudo. [2] Precisaria assistir novamente
para então avaliar sobre dúvidas concretas. [3]
Adorei a organização, a estratégia didática
para apresentar um conteúdo tão difícil. Muito
bom. Sugiro inserir esquemas e desenhos, para criar imagens mais interessantes
que o formato "livro" de sequência de textos. [4]
5 [5] SU [6] S [7] S. RESP.: Infelizmente
tenho que dar essa palestra em uma só sessão, e a 2ª
feira à noite era o horário do grupo de estudos "27
de fevereiro", que organizou a palestra. Como eu disse no bate-papo,
comentando a sugestão do Celso G. Monteiro, eu poderia estender,
fazendo mais uma oficina, com participação mais ativa
dos presentes, mas para isso eu precisarei de 3 ou 4 horas. Minha experiência
é que isso deve ocorrer em um período só, por exemplo
um Sábado pela manhã. Se é feito em duas vezes,
várias pessoas que vêm na primeira não vêm
na segunda, e vice-versa. Eu só uso imagens em minhas apresentações
em ppt quando elas esclarecem algo do texto, ou o complementam. Propositalmente,
não uso imagens cosméticas, para embelezar os slides.
Elas distraem e acabam tendo um efeito subliminar (gostar mais do slide
que é mais atraente). Eu me dirijo exclusivamente à
consciência dos participantes. Gostaria de ver todas as apresentações
de cunho antroposófico serem dessa maneira, e em geral reclamo
quando não são. Cuidado para não cair nos padrões
comuns, em geral eles não são sadios (veja como a sociedade
está se degenerando).
- [1] Fiquei consciente que possuo habilidades, mas não
tenho facilidade decompartilh´-la; que os conceitos estão
no mundo espiritual; que uma pergunta mostra uma necessidade, eu pergunto
demais... [2] {Vazio} [3] Muito conteúdo com muita
rapidez, eu me perco. Vou rever com calma o material. É inacreditável
a quantidade de conhecimento que o senhor possui. Gratidão pela
palestra! [4] 4 [5] S [6] S [7] S. RESP.:
Sobre sua dificuldade em compartilhar suas habilidades, é possível
que se você se interessar profundamente por todas as pessoas e
estabelecer uma relação com elas, haverá familiaridade
com elas e naturalmente suas habilidades serão exercidas. Sobre
os conceitos estarem no mundo espiritual, veja meu artigo
www.ime.usp.br/~vwsetzer/conceito-cerebro.pdf
Quanto à rapidez, até que fui lento, apesar da preocupação
com o tempo exíguo. Quanto ao meu conhecimento, é a leitura
e a idade (83).
- [1] A ideia do interesse pelo outro como algo que faz parte
da trimembração social e da escola como um organismo de
Fraternidade. [2] As trimembrações dentro de cada
âmbito. Preciso olhar novamente os slides para pensar melhor sobre
eles. [3] Fiz um print de alguns slides para usar , por exemplo,
os exercícios em minha escola. Tudo bem? Gostaria de dar uma
sugestão em relação aos slides também. Sei
que as referências são importantes, mas acho que fica muita
informação, poluindo um pouco o visual. Algumas ideias
podem ser trazidas nos slides de forma pictórica também,
por exemplo com desenhos de formas ou mesmo aquarelas! Só sugestões,
pois estou fazendo Terapia Artística Antroposófica que
tem módulos on line e presenciais, e algumas pessoas têm
apresentado com bastante imagens e percebi que as pessoas mais visuais
elogiam bastante e têm bastante gosto por ter imagens. Mas é
só sugestão mesmo, foi maravilhoso e assistiria tudo de
novo! Gratidão enorme! [4] 5 [5] SU [6]
S [7] S. RESP.: Essa ideia das escolas fazerem parte da
vida econômica, pois satisfazem necessidades anímicas (conhecimento
etc.) e espirituais (desenvolvimento correto e moral das crianças
etc.), é minha, e contradiz o costume de se colocar as escolas
na vida espiritual, pois elas devem ser independentes, livres. Mas todas
as instituições, assim como as pessoas, devem ser independentes,
ter certa liberdade - dentro das leis sociais. Uma escola deve ser independente,
isto é, não ter influências externas, a não
ser aquelas que a comunidade da escola (pais e professores) decide aceitar.
Claro que você pode usar qualquer coisa que está na apresentação,
ela é pública. Sobre inserir imagens para "embelezar"
os slides, veja a avaliação 3 acima. Note que eu usei
uma aquarela de fundo.
- [1] Como o Steiner pensou uma sociedade ideal [2] Como
conseguiremos transformar a nossa sociedade em algo semelhante ao que
Steiner propos? [3] Minha alma não quer dormir depois
de tanto conteúdo maravilhoso, estou encantada em todos os sentidos
e feliz por ter tido essa oportunidade. [4] 5 [5] N [6]
S [7] S. RESP.: Como eu disse, creio que o ponto inicial
para uma transformação da sociedade é ter um conhecimento
profundo do ser humano, principalmente de sua constituição
suprassensível. Por exemplo, como citei, o conhecimento de que
estamos desenvolvendo nosso Eu e que esse desenvolvimento é a
aquisição do livre arbítrio (que não faz
sentido do ponto de vista material, como mostrei) e a partir do livre
arbítrio o exercício do amor altruísta, leva ao
respeito e colaboração especiais para com a outra pessoa.
- [1] Leitura inovadora da questão da trimembração
com sugestões práticas. [2] Como aplicar a trimembração
da organização social na sociedade, na atual conjuntura,
como sensibilizar em nível individual, de grupos e até
do ponto de vista de uma participação politica. [3]
Gostaria de aprofundar mais os itens, tanto a parte teórica como
prática. Em relação ao tempo, talvez realizar intervalos
ou seminários de 2 horas por dia. [4] 4 [5] SU
[6] S [7] S. RESP.: A maneira de atuar na sociedade
é criar instituições organizadas segundo a trimembração
social. Como isso não é coisa fácil, enfoquei inicialmente
nas atuações individuais e em grupos. Cuidado, uma atuação
política pode e deve ser algo individual, e jamais feita em nome
da antroposofia. Como eu citei na avalição 3 acima, picar
a palestra em vários dias traz o problema da constância
da participação.
- [1] O que achei bem interessante foram as várias trimembrações
criadas no transcorrer da palestra partindo dos aspectos de "Necessidades",
"Interação" e "Habilidades, e aplicá-los
no próprio indivíduo, no outro, na família, no
grupo, na instituição e na sociedade, resultando nas vidas
Econômica, Jurídico- política e Espiritual, relacionadas
respectivamente com os princípios de Fraternidade, Igualdade
e Liberdade, que tudo permeia. [2] Tenho muita preocupação
face à tudo o que presenciamos na nossa atual realidade. Parece-me
que estamos ainda muito distantes de poder ajustar os princípios
corretos aos respectivos aspectos da vida da sociedade. O que temos
presenciado è justamente a aplicação equivocada
e as consequências desastrosas acarretadas. Será que os
indivíduos criarão a necessária consciência
e espírito fraterno para que a sociedade possa de fato se organizar
conforme idealizada por R.S. [3] Creio que esse assunto merecia
um tempo maior para sua explanação e debates, talvez começando
um pouco mais cedo. [4] 4 [5] SU [6] S [7]
S. RESP.: Sim, estamos muito distantes e, em termos da massa
da humanidade, nos afastando cada vez mais, o que é uma consequência
do materialismo. Segundo Steiner, relativamente poucos vão passar
para a próxima fase evolutiva, o que ainda está bem distante.
Mas isso não significa que deixemos de tentar levar o máximo
de pessoas para essa evolução. Eu levei um pouco mais
de 2 horas para a palestra (e o bate-papo estendeu-se por mais uma hora
e meia!); isso já foi demais; talvez o ideal seria ter mais tempo
mas com um bom intervalo no meio.
- [1] Que o ser humano é um ser estável, de acordo
com Rudolf Steiner, e que a sociedade só será estável
se ela tomar a constituição do ser humano como inspiração
[2] Dizem respeito aos desafios dos indivíduos em relação
às necessidades das sociedades [3] {Vazio} [4]
5 [5] SU [6] S [7] S. RESP.: Eu não
diria apenas "como inspiração", mas "como
molde", "modelo". Quanto aos desafios, o primeiro passo
deveria ser o de compreender a natureza suprassensível do ser
humano e como isso se reflete no relacionamento individual e na sociedade.
Cada pessoa pode começar por sí própria e com as
pessoas que se relaciona.
10. 15/5/23 5ª palestra remota dentro do meu curso Tecnologia,
Indivíduo e Sociedade, promovido pela Sinagoga Israelita do Brás,
São Paulo. Info: Prof. Simão Priszkulnik spritudojuntosz
aa gmail ponto com. Itens suplementares: [4] Satisfação
com a palestra: muito insatisfeita/o -- 1 a 5 muito satisfeitas/o; 100%
de 5. [5] Aprendeu coisas novas: Sim, não, talvez; 100%
de Sim. [6] Recebeu algum impulso para a vida social: Sim, não,
talvez; 100% de Sim.
- [1] A sensibilidade e o interesse social. [2] {Vazio}
[3] Percebe-se como as relações sociais são
complexas, quando deveriam ser simples e naturais. [4] 5. [5]
Sim. [6] Sim. RESP.: Eu expus minha ideia de que há três
grupos de atitudes/atividades sociais: A sensibilidade social, a identificação
social (uma pessoa identificar-se com a outra) e a ação
social. Eu acho que são todos muito importantes. As relações
sociais não são naturais pois o ser humano não
é um ser puramente natural. Puramente naturais são os
minerais, as plantas e os animais. Os animais seguem leis de convivência
instintivamente. As nossas leis e regras de convivência nós
mesmos produzimos.
- [1] Que nós temos controle sobre nossos atos, o senhor
é muito culto. [2] não ficou dúvidas, o
senhor foi muito claro. [3] Tenho um filho de 13 anos, começou
usar celular na pandemia, quando foi necessário por causa das
aulas on line, mas está ficando agressivo e rebelde, como devo
indiciar a retirada destes equipamentos? [4] 5. [5] Sim.
[6] Sim. RESP.: Nós podemos ter controle sobre nossos
atos; mas também podemos agir por impulsos, por instinto ou levados
por alguma sensação ou sentimento, o que pode ser muito
ruim. O correto seria sempre agir com consciência, por exemplo
pensando nas consequências dos atos, principalmente em questões
sociais. Eu tenho alguma cultura, mas de modo nenhum se deveria dizer
que sou "muito" culto. Conheço pessoas com muuuito
mais cultura do que eu. Quanto ao seu filho, fora reações
típicas da adolescência, talvez muito das atitudes atuais
dele são devidas ao uso do celular e da internet. Provavelmente
você não assistiu a 2ª e a 3ª palestras do curso,
pois tratei extensamente dos problemas e das soluções.
Você tem um caso que infelizmente é típico. Seu
filho já tem idade para começar a compreender que os meios
eletrônicos devem ser usados apenas para o que é útil,
e têm a tendência de viciar, causando muitos prejuízos
para os adolescentes. Leia meus artigos a respeito, por exemplo
hwww.ime.usp.br/~vwsetzer/meios-educacao-sintese.pdf
e discuta os pontos com seu filho. Se ele tem um celular, certamente
está vendo e lendo coisas impróprias para a idade, especialmente
com cenas violentas e eróticas. Colecione artigos mostrando os
problemas que os meios causam, principalmente em adolescentes, e discuta
com ele. Estabeleça limites do iuso junto com ele. Instale no
celular dele e no computador programas de controle parental. Dê
uma olhada no aplicativo Family Link, com o qual você pode bloquear
aplicativos, por exemplo o Chrome, e liberar certos sites:
https://families.google/intl/pt-BR/familylink/
- [1] A importância da sensibilidade social e os pré-requisitos
construtivos. [2] Qual o melhor sistema político com detalhes.
[3] Excelente palestra. Aprendi muito. [4] 5. [6] Sim.
[7] Sim. RESP.: Veja a minha resposta à avalição
Nº 1 acima. Devido ao comentário do Gabriel, estendi a questão
dos pré-requisitos construtivos e destrutivos, veja na apresentação
atual. Nossos sistema políticos são essencialmente de
duas naturezas: o capitalismo e o socialismo. Nenhum deles é
satisfatório, pois não eles resolveram os graves problemas
sociais, começando com a miséria. Quando a miséria
não é de falta de satisfação das necessidades
físicas, ela não satisfaz necessidades anímicas,
o que muitas vezes leva a graves problemas psicológicos, com
o desânimo e a depressão
9. 22/9/21 palestra remota pelo Zoom, nos Momentos de Antroposofia,
promovidos pela Sociedade Antroposófica em Portugal. Info: Rita
da Costa momentosdetudojuntoantroposofia att gmail dot com. Graus de satisfação:
80% de 5, 20% de 4. Itens complementares: [5] Conhecia
a 3M social - 40% de DE (em detalhes), 60% de SU (superficialmente),
NC (não conhecia); [6] Aprendeu coisas novas - 100% de S
(Sim), N (Não); [7] Recebeu impulso para a vida social -
100% de S (Sim), N (Não), T (Talvez).
- [1] lembrar-me de dar carinho SEMPRE quando apropriado// compaixao
e com-alegria! Amei!//
Necessidades-interacao-habilidades nos niveis fisico-social-individual
[2] Nao consegui ficar ate o fim. Ficou muito claro oque consegui
acompanhar. Perguntas muitas, para mim mesma, como estar atenta para
por tudo isso em pratica, mais e mais. O comeco estah em cada individuo
na sua propria pratica no dia a dia, observacao a si proprio e na sua
interacao com a sociedade. Trabalho de vidas!!! 6 exercicios colaterais
e muito mais!!! [3] Muito rico conteudo, bem digerido, obrigada
pelo trabalho habilidoso. Quanta dedicacao! Muito valioso! Obrigada
Sr Valdemar! de passo a passo vamos caminhando em direcao a nossa liberdade
interior! Que assim seja! Muito amor e muitos raios de luz amorosa Cristica
de coracao para coracao. Sempre. [5] SU. [6] S. [7] S. RESP.:
Como não pôde ficar até o fim, baixe a apresentação,
recorde o que conseguiu ver e veja o que restou. Obrigado pelos votos
carinhosos!
- [1] a chamada para a importância do carinho na vida social
[2] Como contribuir de forma justa para implementar o ensino
livre, face ao actual totalitarismo de Estado? [3] A conferência
deve ser mais breve [5] DE. [6] S. [7] S. RESP.: Se uma
escola é obrigada a seguir um certo currículo estritamente,
poderia complementar com aulas extras com outros enfoques e, principalmente,
com atividades artísticas. Meu netinho de 15 anos, que mudou-se
com a família para Madrid, não está numa escola
Waldorf e não tem nenhuma atividade artística!
- [1] Foi bom revisitar este tema a refletir sobre como me posiciono
em cada esfera [2] A aplicação em várias
situações da vida da escola [3] Muito obrigada
pela tua partilha e interesse [5] DE. [6] S. [7] S.
- [1] Um aprofundamento e maior sensibilidade à temática,
nomeadamente, o apontamento: a Escola vida económica (espírito
de fraternidade) [2] As mesmas dúvidas do Orador. Será
que estamos a apresentar da melhor forma o que é a Antroposofia
e fazer chegar os ensinamentos do Rudolf Steiner a um Público
Geral? Mas, eu acrescento: será que os Grandes Ensinamentos (O
aprofundamento) atingirão as Grandes Massas? [3] [Vazio]
[5] SU. [6] S. [7] S. RESP.: Vocês me inspiraram
a ter uma nova ideia: a trimembração/articulação
social é algo profundamente óbvio! Acho que qualquer
pessoa de bom senso vai concordar com tudo o que ela traz de novo, principalmente
o profundo humanismo. Não seria um caminho para as pessoas encontrarem
a antroposofia?
- [1] Sistematização de conceitos sobre a bimembração
social de Rudolf Steiner e aplicações praticas na vida
em sociedade. [2] Sobre como fazer relações entre
essas ideias as questões políticas e sociológicas
contemporâneas. [3] Gostaria de aprofundar estas questões
tendo como referência fatos históricos e fatos biográficos
relevantes para reflexão com base nos tópicos abordados.
[5] SU. [6] S. [7] S. RESP.: Acho que cada pessoa, começando
pelos antropósofos, deveria assumir posições políticas
de acordo com sua concepção de mundo. Atenção,
isso não se aplica a instituições, pois ai se estaria
privilegiando as pessoas que têm as mesmas posições
políticas, em detrimento das que têm posição
contrária. Vou dar um exemplo pessoal: veja uma petição
que eu elaborei recentemente sobre a corrupção endêmica
no Brasil:
https://chng.it/tjxYfVgZ
Quanto a fatos históricos, seria muito interessante fazer uma
análise da história mostrando como, em certros países
e períodos havia problemas sociais graves justamente por não
se ter aplicado os espíritos básicos liberdade-igualdade-fraternidade
nas àreas específicas onde cada uma cabe e mantido a independência
de cada área. Por exemplo, justamente na Revolução
Francesa interferiu-se na liberdade individual de expressão,
até mesmo guilhotinando as pessoas.
8. 17/9/21 palestra remota, nos Seminários de Estudos em Epistemologia
e Didática (SEED)/Seminários de Ensino de Matemática
(SEMA) da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Info: prof.
Nilson J. Machado njtudojuntomachad arrob usp pt br e Marisa Ortegoza
da Cunha marisa pt ortegoza no gmail pt com. Graus de satisfação:
100% de 5. Itens complementares: [5] Conhecia a 3M social
- DE (em detalhes), SU (superficialmente) 33,3%, NC (não
conhecia): 66,7% de 5; [6] Aprendeu coisas novas - S (Sim), N (Não):
100% de S; [7] Recebeu impulso para a vida social - S (Sim), N
(Não), T (Talvez): 100% de S.
- [1] Reflexões sobre comportamentos com mais consciência
deles. [2] Como interagir socialmente sem ser mal interpretado?
[3] [Vazio]. [5] NC. [6] S. [7] S. RESP.: Sim,
tentei mostras que muito do que se faz positivamente no âmbito
social, de maneira intuitiva ou por tradição, pode ser
conscientizado - e decidido! Para interagir socialmente sem ser mal
interpretado, é necessário: (a) Ter abertura e sensibilidade
social para perceber se a outra pessoa quer interagir ou não.
(b) Ter a sensibilidade para iniciar uma interação de
maneira delicada, dando à outra pessoa a chance de continuar
a interação ou recusá-la. (c) De modo algum interferir
na liberdade da outra pessoa.
- [1] O significado de trimembraçao social ligado às
ideias necessidades, habilidades e interação... [2]
[Vazio] [3] Palestra cheia de humanismo. [5] NC. [6] S.
[7] S. RESP.: É muito importante perceber que parti da
vivência de cada um; as ideias transmitidas não foram meras
abstrações teóricas. Espero que um bom senso sadio
provavelmente reconheça a validade delas.
- [1] A necessidade do acordo dos membros da sociedade para ela
avançar; [2] Como garantir as condições
objetivas para desencadear esse processo. [3] Mais uma palestra
muito boa. [5] SU [6] S [7] S. RESP.: Para desencadear
esse processo é preciso mudar a mentalidade, de procurar satisfazer
o egoísmo e a ambição para a prática do
amor altruísta. Essa mudança devia ser feita por meio
de uma educação diferente da do padrão, que incentiva
o egoísmo e a competitividade. Para adultos, acho que se deveria
começar reconhecendo que os sistemas sociais atuais estão
levando à destruição da natureza e da humanidade,
e que é necessário mudar a mentalidade.Infelizmente, a
pressão social pelo egoísmo e a ambição
é muito forte.
7. 9/4/21 14h00, palestra remota pela plataforma Zoom, organizada
pela Federação de Educação Terapêutica,
(11) 5093-9524; info: Cleber Teles secrebbbtaria arr pedagogiacurativa
pt org dot br. Graus de satisfação: com a palestra, 12,5%
de 3, 37,5% de 4 e 50% de 5; com a transmissão remota:
12,5% de 3, 37,5% de 2 e 50% de 5 .
- [1] Que sempre tem um caminho e uma explicação
no processo educacional. [2] Ficaram mesmo as indagações.
Dúvidas todas sempre. [3] O estímulo à continuar
procurando ficou ainda mais aguçado pelo assunto. RESP.: No
processo educacional não há um único caminho, há
muitos. Se houvesse um único caminho, os professores não
teriam liberdade.
- [1] Sobre as necessidades de interação social.
[2] Como atuar dessa forma nas instituições. Tive
que pular esse tópico pois havia pouco tempo. Veja a apresentação
em ppt..
- [1] Ainda não sei. Me parece que estou em processo de
digestão. [2] A relação da escola no âmbito
econômico, pois a arte e a espiritualidade/religião TB
suprem necessidades ao meu ver. RESP.: Sim, mas a escola como
instituição satisfaz necessidades anímicas e espirituais.
A arte e a religião satisfazem essas necessidades quando são
consumidas, mas os artistas e os sacerdotes, como indivíduos
produtores, criadores, são como os professores em suas classes,
representantes da vida espiritual. Obrigado por me inspirar nessa distinção
entre produtores e consumidores.
- [1] Olhar para o outro, interesse pelo outro. [2] Nenhuma.
- [1] Acredito que a questão de fraternidade, igualdade
e liberdade abre porta para tudo que podemos pensar com relação
a Trimembração Social.A partir disso podemos olhar as
relações humanas dentro das instituições
de um novo prisma. É muito importante dar voz para todo o grupo
dentro de uma instituição, isso faz com que as pessoas
se sintam parte do todo e não apenas um colaborador que faz seu
trabalho e vai embora,.os relacionamentos hierárquicos dentro
das instituições é muito prejudicial para o desenvolvimento
da instituição e das pessoas que ali trabalham. [2]
Como a partir destes conhecimentos as instituições poderiam
deixar de ser tão engessadas? Penso que mesmo tendo conhecimento
da Trimenbração Social as pessoas resistem a novas formas
de pensamento e trabalho. [3] Obrigada Prof. Valdemar, suas palestras
sempre trazem um momento de reflexão e novas formas de pensar.
RESP.: Em minha opinião, a questão da liberdade,
igualdade e fraternidade é consequência de algo muito mais
básico: a questão das satisfação de necessidades,
da regulação da interação e do exercícios
habilidades. Elas é que impõe o espírito com que
cada uma deve ser tratada. O engessamento está na maneira de
pensar. É preciso desenvolver um pensamento vivo, mais adequado
à realidade e aos ideais. O reconhecimento de que há algo
de espiritual em tudo talvez seja o primeiro passo. A matéria
engessa, o espírito vivifica.
- [1] Sobre a sociedade como um todos, me esclareceu muito sobre
o momento q passamos e sobre como viver em comunidade. [2] Nenhuma.
[3] Amei, participaria de todas q ele fosse palestrante. Coeso
de fácil entendimento.
- [1] O interesse pelo o outro. [2] nenhuma.
- [1] Foi a primeira vez que ouvi sobre a Trimembração
Social de forma clara e objetiva. [2] Não existe a maior
dúvidas mas vários questionamentos. RESP.: Estou
à disposição para dar essa ou outras palestras.
Veja as que tenho dado em
www.ime.usp.br/~vwsetzer/pals/pals-cursos.html
6. 11/9/20 palestra remota pelo Zoom para interessados, pais e professores
da Escola Waldorf Vale Encantado de Capão Bonito, SP. Info: Karina
Kacuta karinajuntokacuta hotmail pt com. Avalições por formulário
eletrônico.
- [1] Tudo! [2] Nenhuma. [3] Tudo incrível
como sempre! (Profa. Waldorf)
- [1] Olhar pro outro com amor altruísta. [2] Só
vontade de conhecer e aprender mais. [3] Gratidão por
toda sua doação . (Convidada.) RESP.: Eu é
que agradeço a oportunidade que a Vale Encantado me deu, de testar
esta palestra como videoconferência. Pena que houve poucas pessoas
aproveitando e, estre estas, muito poucas avaliações.
- [1] A intercomunicação de vários assunto
em várias áreas da sociedade ao longo do tempo. [2]
Qual a interconexão do mundo espiritual com a Antroposofia. [3]
É uma reflexão profunda que merece dedicação
para começar a entender a Antroposofia. (Pai de aluna/o de escola
Waldorf.) RESP.: A intercomunicação é resultado
de o ser humano participar de várias áreas da sociedade.
A antroposofia conceitua o mundo espiritual, de maneira abrangente,
conceitual e coerente, e ainda com aplicações práticas
de sucesso, como não encontrei em nenhuma outra corrente espiritualista
que estudei ou tive contato (e foram várias). Interessante que
essa palestra poderia ser uma primeira introdução à
antroposofia, nunca pensei nisso.
- [2] A origem do lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade pode
ter raízes na Grécia antiga? [3] Parabenizo a Escola
Waldorf Vale Encantado pela iniciativa altruísta e agradeço
o Valdemar Setzer pela palestra inspiradora. (Mãe/pai de aluna/o
de escola Waldorf) RESP.: Eu li em algum lugar que essa tríade
originou-se na Grécia antiga, mas não encontrei alguma
referência a isso. Eu abordo o histórico dela em minha
palestra
Liberdade, igualdade, fraternidade: passado, presente, futuro (resumo,
artigo,
apresentação,
avaliações
de participantes, vídeo
da palestra de 14/11/14); Veja também
https://en.wikipedia.org/wiki/Libert%C3%A9,_%C3%A9galit%C3%A9,_fraternit%C3%A9
- [1] Foi interessante e bastante compreensiva a apresentação
do conceito de Organização Social Trimembrada. [2]
Mais do que dúvida, tinha a esperança de encontrar propostas/exemplos
de experiências concretas de aplicação da organização
social trimembrada, principalmente com atuações a nível
social. [3] Antes de tudo, gratidão pela disponibilidade
de Valdemar Setzer em partilhar seus conhecimentos e ideias. Gratidão
à EW Vale Encantado pela organização. Sugeriria
que a palestra fosse dividida em etapas e, mais do que teoria, houvesse
exemplos e/ou propostas atuais de aplicação, com mais
tempo de debate durante o processo. A análise das diferentes
propostas de sistemas políticos, no final, considero um tanto
quanto frágil. Eu nunca compararia o Nazismo com o Comunismo,
por exemplo. Mesmo porque vários estudiosos questionam se o Comunismo
já existiu efetivamente enquanto sistema político. (Mãe
de aluna/o de escola Waldorf.) RESP.: Eu apresento a Trimembração
Social de uma maneira particular, partindo do indivíduo e não
da sociedade, como algumas pessoas fazem. Eu dei sugestões de
atuação, por exemplo de, ao encontrar uma pessoa, interessar-se
por ela, sentir sua alegria ou sofrimento, e fazer algo por ela, tudo
em termos de necessidades dela, suas habilidades e observação
da interação com ela. A única comparação
que fiz de nazismo e comunismo foi dizer que achava que uma pessoa devia
ter vergonha de dizer-se nazista, pois o nazismo matou 60 milhões
de pessoas; aí eu disse que não entendia como uma pessoa
(ou um partido) podia dizer-se comunista, se o comunismo matou 100 milhões
de pessoas. . Tanto faz se a teoria do comunismo existiu de fato ou
não; hoje em dia, falar de comunismo é associar-se com
todas as implementações dele que tiveram esse nome. É
tão fácil não usá-lo: basta usar a expressão
"socialismo".O obrgiado pela extensa avaliação!
Isso é uma raridade, especialmente com o formulário eletrônico.
- [Feita por e-mail pois a internet da pessoa caiu.] [1] A explicação
clara sobre o porquê de Comunismo e Capitalismo não serem
boas bases para a Organização Social Trimembrada proposta
por Steiner. [2] Maior dúvida que ficou: a) A fonte de
informação sobre a quantidade de mortes causadas pelo
Comunismo; b) "Os fins justificam os meios" não se
aplicaria também ao Capitalismo? [3] Comentários:
Seria ótimo também apresentar uma estimativa de mortes
causadas pelo Capitalismo. Penso que podemos atribuir pelo menos as
mortes por fome no mundo ao Capitalismo que foi ainda mais radicalizado
pelo neoliberalismo, conforme bem realçado por sua palestra.
RESP.: Sobre o número de pessoas mortas pelo comunismo,
veja por exemplo
www.wsj.com/articles/100-years-of-communismand-100-million-dead-1510011810
Veja muitos detalhes em
https://pt.wikipedia.org/wiki/Assassinatos_em_massa_sob_regimes_comunistas
Eu já li esse número em outros lugares. Não sei
se é confiável. Sim, do ponto de vista prático
o capitalismo usa o "os fins justificam os meios", mas o capitalismo
está associado com uma liberdade, a dos meios de produção
(liberdade no setor errado). Essa liberdade acaba irradiando para outros
setores, e isso acaba impedindo, por exemplo, assassinatos em massa,
como ocorreram no comunismo. Quanto às mortes produzidas pelo
capitalismo, sim, é possível que ultrapassem de muito
as do comunismo. Mas pelo menos não foram, em geral, assassinatos,
como ocorreram no nazismo e no comunismo, foram resultado do egoísmo
e da ambição. Mas não é por isso que deixam
de ser criminosas.
5. 16/10/19, no Espaço Cultural Rudolf Steiner da Sociedade
Antroposófica no Brasil, São Paulo; info: Paulo Vicente
paulinho@semnada@vicente arrobat gmail.com
- [1] Olhar para as relações sociais institucionais
a partir das necessidades e habilidades presentes nestas relações.
[2] Acho que poderia ter representado o que falou em uma imagem.
[3] Parabéns pela energia e bom humor. RESP.: Se
por "imagem" a sugestão se refere a uma figura, note
como meus slides foram informativos, sem imagens como cosméticos
para atrair a atenção subliminarmente, e como resumo para
os participantes poderem copiar ne Internet. Se a sugestão é
de uma metáfora englobando tudo, preciso ver se tenho alguma
inspiração.
- [1] Essa visão de que os espíritos básicos
se aplicam a todos os setores sociais. [2] Curiosidade sobre
a opinião, que muito concordo, de acabar com as competições.
Daí, qual seria sua recomendação ou opinião
para ensinar as crianças a perderem. [3] Feliz dia dos
professores. Você faz isso de forma extremamente interessante
e carinhosa. RESP.: Crianças adoram jogar jogos, que são
muito importantes. Vou dar um exemplo do que se pode fazer: naquele
jogo com casinhas, e quando se cai em algumas é preciso voltar
para trás, o adulto poderia dizer: "Oba, vou poder jogar
mais!" Um ponto importante seria não mostrar frustração
ao perder, mas dizer que foi joia jogar. Se possível, deixar
a criança ganhar. E por falar nisso, quando se viu em jogos de
adultos alguém perder de propósito para deixar o outro
feliz? Finalmente, acho que há idade para se ensinar a perder;
por exemplo, no ensino médio, trazer a ideia de que o importante
de um jogo é a convivência e, se for esporte, o exercício
fisico.
- [1] Temos que buscar de forma consciente a fraternidade para
compor o sentir, pensar e quere com outrem". [2] Como atingir
isto? [3] "Não notaram que as flores silvestres tornaram-se
mais raras a cada ano que passa? Talvez seus sábios aconselharam-nas
a partir, até que os homens tornem=se mais humanos. Terão,
por certo, emigrado para os céus." Kakuzo Okakura "O
livro do chá",. Lehrmeister, parabéns pelo seu entusiasmo
altruísta em ensinar!. RESP.: Sim, devemos buscar exercitar
a fraternidade, e educar para ela, de forma consciente; o pensar, sentir
e querer com o outro é uma das técnicas para desenvolvê-la.
Como eu disse, outras são a percepção do outro
e a ação social para com o outro. Acho que a fraternidade
deve partir da individualidade de cada um. Interessante e linda imagem
de Okakura, muito obrigado! Mas será que são só
as flores silvestres? Quem sabe a natureza já "decidiu"
que, se não a tratarmos com amor, ela irá embora... Parece-me
que essa falta de amor está fazendo com que nós a forcemos
a ir embora, por exemplo queimando-a.
- [1] Relação entre as leis sociais e conceitos
já conhecidos (Liberdade, fraternidade, igualdade). Muito esclarecedor.
[2] Como viver/aplicar esses conceitos na vida cotidiana? Como
meditar? Como cuidar do outro sem esquecer de você mesmo? [3]
Fazer mais ilustrações e esquemas para apresentar os conceitos.
Muitas informações e novos conceitos, seria mais fácil
entender, relacionar e absorver com alguns desenhos esquemáticos.
Os exemplos e histórias contados são muito interessantes.
Foi uma palestra muito rica! RESP.: Sim, aqui temos mais uma
amostra da genialidade do R. Steiner: coisas muito conhecidas colocadas
de maneira original em seu devido lugar, pois fora de seu lugar causam
miséria social. Dei varias sugestões de como aplicar os
conceitos que transmiti, por exemplo procurando descobrir quais são
as necessidades dos outros e suas habilidades, e se está havendo
interação social com eles/as. Não tive necessidade
de fazer desenhos esquemáticos e apresentar figuras, pois seriam
meros cosméticos. Quando esquematizei certos conceitos eu já
estava fazendo uma tabela, por exemplo das atitudes socialmente construtivas
e destrutivas.
- [2] Estrutura do Estado na Antroposofia. Não existe?
[3] Obrigada pela paletra. RESP.: Sim,o Estado existe
na proposta do Steiner. Mas ele deve cuidar do que é próprio
dele e não se meter em searas alheias, como os meios de produção
ou educação. Por exemplo, ele é essencial para
recolher impostos e distribuí-los. Aliás é curioso
que Steiner propõe a existência de um único imposto
o de valor agregado (o atual ICMS), que volta e meia é mencionado
nos meios políticos. Ele diz que é um absurdo taxar o
trabalho, pois não é um bem de consumo produzido. Ao mesmo
tempo, ele propõe que haja uma pequena inflação,
para as pessoas não guardarem suas economias embaixo do colchão
(na época dele, não havia tantos roubos...). Há
vários bancos, como por exemplo o Triodos (procure na Internet
com esse nome, verá que ele existe em vários países,
inclusive em estado de formação no Brasil); nele, o investidor
escolhe qual área de investimento ele gostaria de aplicar seu
dinheiro, tornando as aplicações conscientes. O bando
faz relatórios periódicos detalhado dos resultados dos
investimentos para as instituições que tomaram os empréstimos.
Note que, normalmente, quando se investe algo em um banco ou instituição
financeira, o dinheiro passa para uma área totalmente inconsciente
pode-se estar aplicando em indústria de armamentos!
- [3] Muito obrigada pela palestra. Foi excelente!
- [1] Exercício de fluxo de amor. Atuação
consciente na interação como o outro. É preciso
uma decisão consciente e exercer o amor e altruísmo. A
importância de agir no mundo, na família, escola e grupos
próximos ao nosso alcance, bem como na sociedade. [2]
Reflexões sobre a prática da fraternidade universal. [3]
Gostaria de deixar a minha gratidão pela palestra. Ficou em mim
uma vontade renovada de interação social e compreensão
do outro. RESP.: Praticar a fraternidade universal (e não
apenas familiar ou comunitária) é, por exemplo, ajudar
pessoas desconhecidas. Uma das maneiras de fazer isso é conversar,
transmitindo as experiências pessoais. Fiz isso no dia seguinte
à palestra, ao conversar com o motorista que me levou para dar
uma palestra longe de casa. Ele contou-me muito de sua vida, e assim
consegui dar uma porção de sugestões para a vida
dele. Extraordinariamente, ele veio assistir minha palestra, a primeira
vez que isso acontece com um motorista e já convidei quase
todos que estavam à minha disposição!
- [1] Que Steiner era visionário. Sobre as organizações
sociais, porém o conteúdo é bastante restrito a
uma comunidade quase fechada em si. [2] Quais movimentos sociais
concretos atuam para a evolução social da forma colaborativa?
[3] Muito conteúdo rico. O que faltou [?] e concluir todo
o conteúdo. RESP.: Nâo, Steiner não era visionário.
Ele fazia observações conscientes do mundo espiritual
e do espirito e alma das pessoas. Veja a palestra dele que traduzi.
"A vidência visionária e o conhecimento", em
www.sab.org.br/antrop/GA117-131109.htm
Quanto a movimentos sociais, todas as instituições antroposófica
funcionam "colaborativamente"; por exemplo, nenhuma escola
Waldorf tem fins lucrativos.
[1] Lei individual absoluta: saber que existe algo comum a todos,
independente de religião, idade, país. [2] Por
que classificar de intuição algo que é baseado
em conhecimento e observação? No exemplo do diagnóstico
médico, para mim é observação mais conhecimento.
Intuição tem por definição: algo que você
pressente ou percebe sem a necessidade de raciocínio com análise.
Não seria algo que você simplesmente sabe? Comprovar a
intuição não seria analisar probabilidades? [3]
Refletir sobre muitos pontos, inclusive sobre o papel da vida corporativa.
Achei que teve um peso de opinião pessoal em alguns momentos,
sem explicitar que eram pessoais. RESP.: Chamei de intuição
algo que vem ao nosso pensamento sem que tenha sido resultado de uma
sequência de raciocínios ou mesmo de observação
que se pode apontar, e que traz algo de novo, que não tinha sido
pensado antes. Aliás, como você mesma/o apontou. Sim, pode
ser algo que se sabe mas ficou oculto na memória profunda. Mas
uma de minhas hipóteses é que o ser humano pode criar
algo completamente novo, e que não é simples combinação
de coisas já conhecidas.
- [1] Aprendi a equilibrar as necessidades e habilidades no meio
econômico, para minha vida pessoal. Desenvolver a fraternidade
é essencial! [2] Minha maios dúvida é sobre
a Lei de Setzer sobre o materialista que vive no andar térreo.
Vou pesquisar sobre pois fiquei curiosa. Entrarei em contato, quero
te levar para S.J. dos Campos. [3] Antes de mais nada, obrigada,
professor! Te admiro muito, a palestra foi excelente! Agradeço
por ter compartilhado suas habilidades e ter satisfeito algumas das
minhas necessidades. Muita paz. RESP.: Veja minhas "leis"
em
www.ime.usp.br/~vwsetzer/jokes/leis.html
No caso, a "lei" é a seguinte:
Materialista ou fisicalista é a pessoa que vive e trabalha
num prédio que não tem o andar térreo.
Quanto a eu dar palestras em S.J. dos Campos, é só convidar
e combinar! Vejas as que tenho dado:
www.ime.usp.br/~vwsetzer/pals/pals-cursos.html
mas posso dar outras.
- [1] Construtivos vs. destrutivo. [2] Mais informações
sobre a medida social-econômica antroposófica. [3]
Excelente! Muito bom. RESP.: Veja as referências bibliográficas
do fim da apresentação.
- [1] Comunhão como o outro através do sentir,
pensar e querer. Necessidades/eu vs. habilidades/o outro para me satisfazer.
Não competição. Hierarquia vs. ser adulto responsável.
[2] O papel da <u>alma</u>. [3] O humor do
professor é sensacional. RESP.: Sobre a alma, veja meu
texto
www.ime.usp.br/~vwsetzer/const1.htm
O humor é uma necessidade. Tenho a impressão que ele ocorre
naturalmente quando se tem dá uma palestra com entusiasmo pelo
assunto.
[1] Perspectiva de que temos necessidades e habilidades de forma
trimembrada. Isso me ajuda em olhar minha atuação profissional:
meu papel como adulto responsável. [2] Vou exercitar esse
olhar desmembrado [?] na vida econômica, jurídica e política,
e na vida espiritual. Ele traz dúvidas, mas sinto que me ajudará
a ver e compreender melhor meu papel. [3] Muito obrigada, foi
excelente! RESP.: É fundamental se encarar os outros
como adultos responsáveis (desde que eles se comportem como
tal...).
- [1] Que a sociedade deveria seguir a trimembração
humana como um macrocosmos do ser humano. [2] A matemática
e as ciências exatas é física, anímica ou
espiritual? Então a filosofia, artes são anímicas.
Na educação ou nas ciências somente as "descobertas"
ou invenções são espirituais? Se a competição
estimula a felicidade em cima da tristeza alheia, como estimularíamos
o crescimento através da colaboração já
que o ser humano tem grande tendência a se acomodar. RESP.:
A matemática é espiritual. Nunca jamais alguém
viu fisicamente um ponto, uma reta e uma circunferência geométricos,
ideais. As equações não têm consistência
física. Idem para a boa filosofia. As artes são mais anímicas;
têm um componente físico e outro espiritual (quando revelam
fisicamente uma realidade espiritual). A grande tendência é
a do egoísmo. É preciso educar as crianças e jovens
para o altruísmo e a cooperação.
- [1] Aprendi que somente com uma nova educação
trimembrada haverá mudanças positivas. [3] A palestra
foi clara e objetiva aguçando o desejo pela busca e pesquisa.
4. 30/11/18, para o Grupo de Estudos de Consultoria Organizacional,
São Paulo; info: vitor morgensztern vm.dossier arro_ba.sti.com.br
- [1] A desenvolver o senso da fraternidade. Extremamente importante
a sensibilidade social. A importância do amor para reger as ações
e o foco da ação social. [2] Como fazer com que
a humanidade caminhe no sentido do amor. [3] Muito rica a palestra.
E muito positiva e construtiva. O conteúdo é extremamente
rico e ficou c/ vontade de conhecer mais. RESP.: Há dois
aspectos fundamentais para esse caminho: abandonar a concepção
materialista do mundo e sublimar o egoísmo, que no fundo é
uma das consequências do materialismo. O ser humano deveria tornar-se
cada vez mais humano e menos animal. Todo animal é egoísta
por natureza: existe para a sobrevivência de si próprio
e da espécie. Só o ser humano pode deixar de ser egoísta.
- [1] Que a trimembração social se traduz em necessidades,
interação e habilidades. [2] Na verdade, não
há dúvida, mas vontade de saber mais sobre esse tema relacionado
ao mundo do trabalho x escolhas profissionais (que é 1 interesse
pessoal). [3] Gostei muito de como o tema foi apresentado trazendo
exemplos práticos. RESP.: Veja a bibliografia no fim da
apresentação.
- [1] Necessidade <-- interação --> habilidade.
Econômico <-- anímico --> espiritual. Liberdade <--
igualdade --> fraternidade. As 3 dimensões e os paralelos.
[2] Como viabilizar a trimembração na organização
social. RESP. Comece em si próprio, com as 3 atitudes
que mencionei. Tente organizar sua família, seus grupos de trabalho
e a empresa onde trabalha.
- [1] Que existe uma 3ª via como proposta de governo que
não é nem o comunismo e nem o capitalismo, e que engloba
todas as necessicades do ser humano e social. [2] Como implementar.
Me parece uma "revolução" muito lenta espiritual
que a humanidade percorre. [3] Agradeço seus ensinamentos
muito ricos, não conheço quase nada de Antroposofia. RESP.:
ver a resposta anterior.
- [1] Como funciona a trimembração. [2]
Como ver as hierarquias espirituais uma vez que nas organizações
não deveria haver hierarquia? [3] Parabéns, mais
uma palestra sensacional. RESP.: Só o ser humano tem livre
arbítrio, e com isso idealmente deveria poder participar das
decisões em lugar de ser mandado. Cada pessoa adulta sadia gostaria
de ser tratada como adulto responsável.
- [1] O casamento da pedagogia Waldorf com a trimembração
social. [2] A escola ser apresentada como uma entidade da área/vida
econômica. [3] Metade inicial com muita informação
e detalhe que não contribuíram para a temática
principal. RESP.: Uma instituição de ensino existe,
como um todo, para satisfazer as necessidades de desenvolvimento cultural
e espiritual dos alunos. Isso significa, por exemplo, que tudo numa
escola, inclusive a disposição física, deveria
ter isso como objetivo. Por exemplo, quase todas as escolas públicas
estão parecendo prisões, com grades e portas de ferro.
Isso deve ter uma influência terrível na mentalidade e
emotividade dos alunos. A parte inicial foi usada durante toda a palestra.
- [1] Aprendi a correlação adequada da liberdade,
igualdade e fraternidade na sociedade. [2] O meio ambiente é
contemplado por qual dos princípios (liberdade, igualdade, fraternidade).
[3] Gostaria de indicações de referências
bibliográficas do tema para aprofundamento. RESP.: Parece-me
que o princípio fundamental que deveria reger nosso relacionamento
com o meio ambiente é o da fraternidade. Devemos reconhecer quais
as necessidades do meio ambiente, para que o tornemos, com nossas ações
e habilidades, o mais sadio possível. Mas para isso é
essencial que o meio ambiente seja considerado como um organismo, e
não como um objeto.
- [1] Viemos para uma reunião e troca de ideias e desenvolver
ideias e em vez disto ouvimos mais uma palestra do Sr. Setzer.
- [1] Organizar as ideias e finalmente entender o que é
a trimembração! [2] Como equacionar as ideias de
Steiner no mundo atual com a influência fortíssima da IA
(veja Harari).[3] Sua palestra foi super clara (muito mais do
que a anterior), com uma didática muito boa e + interativa que
a anterior! Gostei da forma simples como vc colocou o tema! Pena o pouco
tempo (mas ele não é pouco ou muito, tempo apenas é).
RESP.: A erradamente denominada Inteligência Artificial
deve ser encarada como um instrumento, e colocada em seu devido lugar.
Por exemplo, se carros autônomos produzirem muito menos acidentes,
eles deve ser adotados. Mas ao mesmo tempo os condutores humanos desses
carros deveriam ser conscientizados de que não podem deixar de
prestar atenção ao trânsito, pois não é
possível desenvolver sistemas computacionais prevendo todas as
possíveis situações, além de que é
impossível provar formalmente que um programa complexo está
correto. Isso é feito por meio de testes, que somente comprovam
que, para as condições daqueles dados de entrada dos testes,
os sistemas funcionam como esperado. Talvez não funcionem para
outros dados. O Harari tem razão no sentido de reconhecer que
estamos algoritmizando o mundo e a sociedade.
- [1] O trio: necessidades, habilidades e interações
como forma de estruturar seu pensamento e aplicar no dia-a-dia. [2]
A competição pode ser mantida em harmonia com a cooperação,
se essa faz algo entre 10%, 20%, enfim... [3] Caro, Setzer, quero
debater mais sobre os conceitos políticos socialismo/comunismo.
RESP.: Minha posição, radical, é que na
educação a competição deveria ser eliminada
totalmente, substituída por cooperação. Existem
vários livros sobre jogos cooperativos. Não é necessário
ensinar as crianças e adolescentes a competir, a sociedade os
ensinará automaticamente quando forem adultos, por exemplo ao
prestarem um exame vestibular. O que a sociedade não ensina é
a cooperar. A cooperação pode ser altruísta, mas
a competição é sempre egoísta. Alguém
presenciou uma competição onde alguém ou um time
perdeu para deixar o oponente feliz? Quanto ao socialismo/comunismo,
é fundamental se reconhecer que essas organizações
sociais, bem como o capitalismo, não resolveram os graves problemas
individuais e sociais. É preciso partir de onde se está
e ir mudando evolutivamente, com consciência, até se atingir
uma sociedade com menos injustiça, desigualdade, exploração,
e que dê chance para o desenvolvimento individual amplo.
- [1] Origem da pedagogia Waldorf. [2] Na verdade, reforcei
a importância da mentalidade espiritualista para o desenvolvimento
do mundo. Categorizei conteúdos que já conhecia. [3]
Assunto absolutamente necessário/atual. Foi desenvolvido de forma
livre, com exemplos. Quando a gente age em liberdade (por amor à
ação). Lema da ética social. RESP.: Sim,
a concepção de mundo materialista ou fisicalista (a que
só admite a existência de matéria e fenômenos
físicos no universo e no ser humano) tem que necessariamente
negar o livre arbítrio (a matéria segue inexoravelmente
as "leis" e condições físicas) e, portanto,
negar a possibilidade de se exercer um amor altruísta, que exige
uma ação livre e é sempre construtivo. O materialismo
necessariamente leva ao egoísmo, que é sempre destrutivo.
Talvez seja interessante acrescentar um fato: não se sabe fisicamente
o que é a matéria (por exemplo, o elétron não
é uma bolinha e não gira em torno do núcleo do
átomo), de modo que os materialistas são pessoas que vivem
e trabalham num edifício que não tem o andar térreo.
Assim, todo materialista é, por natureza, uma pessoa incoerente.
- [3] Sugestão: passar mais rápido pelos itens
iniciais e "dialogar" mais no epílogo. Dar mais tempo
para o "epílogo". RESP.: Infelizmente tenho
muita coisa a transmitir, e minhas palestras acabam ficando longas;
tenho dificuldade em cortar certas partes pois acho que tudo é
importante... É uma pena que perdemos muito tempo até
fazer o computador funcionar, e não me foi dado um pouco mais
de tempo, que no final se mostrou disponível.
3. 30/10/18, para pais, professores e interessados, na Escola Waldorf
Jardim Primavera, Centro, Ubatuba; info: profa. Elisângela escola.arrobat
jardimprimavera.com.br
- [1] O altruísmo ao invés do egoísmo. [2]
A 3M é natural, está em tudo e deve ser apenas notada
ou deve ser construída? A 3M seria o ponto de equilíbrio
a ser buscado? RESP.: A 3M é natural na natureza, inclusive
em nós, por exemplo os sistemas neuro-sensorial, respiratório-circulatório
e metabólico-motor, cabeça, tronco e membros etc. Mas
no aspecto social ela tem que ser criada por nós. Sim, é
um equilíbrio, e sua falta mostra muito bem os exageros de um
lado ou de outro, inclusive a independência dos vários
setores da sociedade, pois cada um deveria ter seu espírito próprio.
- [1] Utilizar o exercício de concentração
nas aulas ensinando isso para os meus alunos sem entrar em religião,
já que sou professora de escola pública. [3] Gostei
da fala sobre o socialismo pois ultimamente descobri que a educação
no Brasil foi tomada por esse viés ideológico, o que provocou
toda a dificuldade com os métodos. Entre esses, os de alfabetização
foram os mais prejudicados. E por isso estou há anos, desde que
me formei em 2005, procurando meios de compreender onde estava o erro.
E há 2 anos descobri a pedagogia Waldorf sobre a qual estou pesquisando
muito e a cada dia mais encantada. Acompanho os sites e para mim foi
um prazer conhecer o Sr. pessoalmente. Parabéns professor e obrigada!
Aproveitarei seu convite para acompanha-lo na palestra da escola Tancredo.
Pretendo levar meu filho mais novo de 15 anos. RESP.: Cuidado,
exercícios de concentração mental e meditação
devem ser feitos apenas por adultos, pois aos jovens falata a liberdade
para executá-los. Mas acho que no ensino médio pode-se
aplicar o exercício de irradiar o amor, como fizemos. Seria interessante
começar cada aula com esse exercício, por uns 5 minutos,
sugerindo aos alunos que em cada aula irradiem o seu amor para um outro
vizinho e um outro colega. Essa atividade teria a grande vantagem de
produzir uma quebra do fluxo do dia, produzindo concentração.
Um dos problemas do viés ideológico é que ele é
uma abstração, baseado em teorias e não na prática
e na realidade. Acaba-se dando mais importância à ideologia,
à teoria, do que aos indivíduos, no caso os alunos e professores.
- [1] Como em um desenvolvimento fractal, a Antroposofia permeia
todos os âmbitos saudáveis de uma pessoa, desde o pessoal,
familiar e social. [2] Se o ser humano realmente chega a inventar
ou criar ideias, na minha opinião o homem relaciona ideias de
forma mais ou menos criativa. Uma hélice proteica de DNA é
uma forma de zíper, por exemplo. [3] A criatividade precisa
de limites, dificuldades e empecilhos de todo tipo para desenvolver
a melhor solução aos problemas. No meu trabalho (arquiteta)
sempre, sem exceções, foi assim. RESP.: Interessante
o simbolismo do fractal! De fato, a Antroposofia parte do ser humano,
expande e aplica suas características para outros âmbitos,
especialmente o social; assim, como o nome diz, tudo é encarado
sob a óptica do ser humano, e com isso nada se torna desumano...
Steiner chama a atenção para o fato de que o ser humano
é muito estável (minha observação: pois
se assim não fosse estaríamos permanentemente no hospital...);
se a sociedade á moldada segundo as características humanas,
ela também se torna estável - o que não é
o caso hoje em dia. A analogia do DNA com o zíper é interessante,
mas o zíper é muito anterior (1851, pelo inventor da máquina
de costura) ao conhecimento e funcionamento do DNA, de modo que não
pode ter sido inspirado por ele.
- [1] Refletir sobre uma nova forma de sociedade. Além
da meditação! [2] Não ficaram dúvidas.
[3] Gostei muito de participar de todas essas reflexões
para que consigamos transformar a sociedade.
- [1] A ideia da 3M social. Visualizá-la de forma mais
ampla do que eu tinha conhecimento. [2] Não ficou dúvida
quanto à palestra. Mas se abriram muitas questões para
mim... [3] Muito obrigada.
- [1] Olhar, escutar e me identificar com o outro e, a partir
disso, expandir para os grupos, família e sociedade. Também
vou levar comigo o desejo de criar e desenvolver o espírito único
de minha família com consciência. [2] O contínuo
aprendizado é aplicar a teoria à vida prática,
respeitando e "encaixando" as ações em seus
respectivos âmbitos. [3] Muito grata pela nutrição!
RESP.: É importante reconhecer que a teoria da 3M advém
da vida prática!
- [1] Aprendi que a Vida Econômica é o que conduz
uma escola Waldorf. E o quanto é importante se abrir para as
necessidades do outro. [2] Em que momento o autoamor é
destrutivo, não deveríamos nos amar em primeiro lugar
para expressar o amor ao outro? [3] Me sinto inspirada quanto
à importância da doação de habilidades. E
sou grata pela doação do prof. Valdemar Setzer! RESP.:
A escola Waldorf existe para atender necessidades culturais e espirituais
dos alunos e de seus pais, na medida em que eles necessitam disso para
seus filhos. Por isso pertence, como um todo, ao setor da Vida Econômica.
Portanto, é fundamental que a escola pense quais são as
necessidades globais e locais dos alunos, e procure atendê-la.
Um professor devia encarar seus alunos como seres necessitados, mas
ele é um representante da Vida Espiritual pois está prestando
um serviço.
- [1] Reconhecer as necessidades, as habilidades, e as interações.
[2] Como aplicar a fraternidade no capitalismo? Como o indivíduo
pode ser livre no contexto atual? Liberdade, igualdade e fraternidade
para quem? [3] Dificuldades de aplicação como um
todo, como humanidade. Estamos fechados em grupos, devemos "olhar"
para os lados. RESP.: O capitalismo tem a vantagem de partir
da liberdade no setor econômico, o que não está
correto, mas pelo menos irradia para os outros setores. Por exemplo
o país capitalista por excelência, os EUA, preza a liberdade
de expressão acima de quase tudo (está na constituição,
o first amendment. Portanto, use sua liberdade e comece a exercitar
sua fraternidade, inclusive implantando-a em grupos de trabalho. Note
que já existe a fraternidade familiar, mas ela é baseada
em laços sanguíneos. Hoje temos que praticá-la
com qualquer pessoa, estando-se sempre à disposição
para ajudar qualquer um, independente de influências além
da compreensão do que é um ser humano, de suas necessidades
e habilidades.
- [1] Muito esclarecedor para um assunto conhecido. Criou dúvidas
que existiam entre outras coisas. [2] Não ficou dúvida.
[3] Gratidão por esclarecer realmente. Por usar um vocabulário
e frases sem complicações.
- [1] Aprendi muitas coisas importantes: a importância
de ter intuição com meus alunos, a importância
da liberdade para a produtividade, entre outros. [2] Como
utilizar esses valores em uma escola estadual. [3] Muito obrigada.
Vielen Dank! Foi exatamente o que eu precisava ouvir hoje. RESP.:
Numa escola estatal (erradamente chamada de "pública"),
é preciso ver onde você tem liberdade para introduzir coisas
novas. Pela minha experiência, haverá dificuldades em arregimentar
os colegas para tentarem novas formas de ensinar e tratar os alunos.
Infelizmente há uma inércia muito grande entre os professores,
pois cada um tem montanhas de problemas e querem ficar no comodismo
de não ter mais um. É por isso, em minha opinião,
que o projeto que instituí no meu Instituto, os Embaixadores
da Matemática, recebe muito poucos convites para darmos palestras
nas escolas.
- [1] Aprendi sobre aplicar a igualdade, liberdade e fraternidade
na organização social. [2] Sobre o amor próprio
como destrutivo. Entendo sobre o egoísmo e entendo o amor próprio
como algo construtivo. [3] Muito agradecida pela oportunidade
de aprender. RESP.: O amor próprio não é
intrinsecamente destrutivo, ele é uma necessidade. Mas não
pode cair no egocentrismo. Por exemplo, deve-se buscar o aperfeiçoamento
pessoal para poder ajudar os outros, e não por motivos egoístas.
- [1] Sobre a importância da 3M liberdade, igualdade e
fraternidade nos diferentes âmbitos da vida. Cada um em seu lugar.
[2] Como, de fato, colocar isso em prática? RESP.:
Comece encarando as pessoas como necessitadas e com habilidades, e percebendo
se está havendo interação sua com elas. Procure
sentir com elas, e então fazer algo por elas. Isso pode ser praticado
a cada encontro que temos com outras pessoas.
- [1] Aprendi que a fraternidade não nos será dada
de presente, deverá ser conquistada. [2] Como estimular
a fraternidade dentro de uma comunidade Waldorf? [3] Agradeço
por toda sua colaboração e aguardo por novas oportunidades
de palestras em nossa cidade e em nossa escola. RESP.: O mais
importante é desenvolver nos alunos o senso de fraternidade,
de solidariedade. Para isso, uma professora pode organizar sessões
de ajuda de uns para os outros. Esqueci de dizer, mas proponho que haja
um "mural da ajuda", em que um aluno coloca algum problema
que tem com alguma matéria, e outro oferece-se para ajuda-lo.
No início haverá um problema de confidencialidade, pois
sem o costume dessa ajuda, os alunos podem ter vergonha de dizer que
não sabem algo. Para isso, um professor pode coordenar o mural;
um aluno que quer ajuda procura-o, e recebe um número de código,
que é colocado no papel com a procura de ajuda a ser afixado
no mural. Um aluno que quer ajudar procura o professor e fica sabendo
quem pediu a ajuda. Além disso, no ensino médio deveria
haver atividades sociais de estágio dos alunos em instituições
com pessoas carentes. Ver o sofrimento alheio desenvolve muito a sensibilidade
social.
- [1] A ideia de habilidade/necessidade. [2] Por que hierarquia
é vista como um problema? Para mim ela é uma maneira da
organização que pode ser alcançada com respeito.
Acho que tem uma interpretação sobre (?) uso (?) da palavra
hierarquia. [3] Parabéns pelo seu trabalho. Tenho muita
admiração e gratidão. RESP.: Depende da
hierarquia. Certamente ela não é mais satisfatória
em organizações, pois ninguém mais quer ser mandado
(a não ser os pobres de espírito...), e sim participar
das decisões. Um gerente deveria idealmente ser apenas um representante
da seção ou departamento, e não mandar no que deve
ser feito. Mas, como eu citei, há uma hierarquia válida,
que é a do conhecimento. Obviamente há uma hierarquia
de um professor em relação a seus alunos. Mas na pedagogia
Waldorf, essa hierarquia deve ser exercida pela "autoridade com
amor", e não por autoritarismo.
- 2. 21/4/18, na escola Waldorf Aldeia Akatu, Chácara Belvedere,
Campinas, SP; info: Solange Costa contato atarrob.solangecosta.com.br
- [1] Poder ser uma educadora que contribui para combater as
ações antissociais. Não desistir da minha autoeducação.
[2] Gostaria de um aprofundamento da relação do
comunismo e capitalismo com a filosofia de Steiner. [3] Saio
da palestra bem mais segura em desempenhar a minha missão de
educadora. Obrigada. RESP.: Um dos grandes defeitos do Marx foi
querer sanar os problemas sociais de um ponto de vista estritamente
econômico. Tanto o comunismo quanto o capitalismo baseiam-se numa
visão materialista do ser humano e da sociedade. Jamais vai se
compreendê-los de um ponto de vista material, pois em ambos atua
muita coisa que não é física. Leia o primeiro capítulo
do livro de Rudolf Steiner "A educação como questão
social", em fase de reedição pela Editora Antroposófica,
bem como, de Rudolf Lanz, "Nem capitalismo, nem socialismo",
pela mesma editora (esgotado, tente tirar uma cópia).
- [1] Via de mão dupla de necessidades e habilidades.
Necessidade de desenvolver a fraternidade. [2] É possível
desenvolver a fraternidade numa escola baseada no sistema de mensalidade?
De um lado o pagamento de salários depende do pagamento das mensalidades,
mas as mensalidades (muitas vezes) sobrecarregam as famílias!
Como manter o equilíbrio? [3] Obrigada por compartilhar
seu conhecimento! Esclareceu muita coisa!!! Por favor, volte mais vezes!
Gostaria também de participar de uma oficina de meditação.
Obrigada. RESP.: O equilíbrio é mantido se a escola
é financiada pelos que podem pagar mais, permitindo que os que
não podem paguem menos. Se o Estado financiasse em grande parte
(mas não em tudo!) as escolas, e estas fossem organizadas e geridas
pelas comunidades em que se inserem, as escolas seriam muito melhores
e dariam muito menos despesa.
- [1] A trimembração da sociedade, que cada parte
tem que estar no seu lugar. [3] Espero ver um dia uma sociedade
bem estruturada.
- [1] Aprendi que a minha educação não foi
"tão ruim" quanto eu supunha... Valorizei a minha experiência
social e comunitária em relação às faltas
na educação formal que eu sei ter sofrido. [3]
Gratidão!
- [1] Atitudes humanistas. [2] Não seria possível
pensar ao invés de polaridades (interno, externo e o encontro)
pensar em modos de ser na relação que é o encontro
de ambos os polos pela existência? [3] O ideal do humanismo
é a grande problemática. RESP.: Cuidado, o ser
humano não é um ser que simplesmente existe, pois ele
transcende a natureza.
- [1] Achei muito interessante esta visão: prestação
de serviços --> dentro das habilidades --> pode estar no
âmbito espiritual = e concluir que é isto que nos humaniza.
Lindo! [2] Por que a educação pública mantida
pelo "governo" não funciona? Sou professore, sei e
sinto que isto é verdade mas não consigo responder com
argumentos. Gostaria de saber sua visão. [3] Muito obrigada.
Aprendi muito! RESP.: Não é só a educação
estatal que não funciona, a privada em geral também não.
Acho que a razão mais fundamental é o desconhecimento
do que significa o desenvolvimento da criança e do adolescente,
e adequar o ensino a cada idade, como faz a pedagogia Waldorf, que parte
justamente daquele conhecimento. Usei a expressão "educação
estatal" e não "pública", pois as escolas
estatais não pertencem ao público, às comunidades.
Nelas, o Estado dita todas as normas, como contratação
de professores, espaço físico, livros didáticos,
métodos de ensino etc. Tenho visto escolas particulares que empregam
livros-texto muito bonitos e bem ilustrados, mas muito inadequados às
idades, em geral exigindo um nível intelectual muito acima do
que as crianças deveriam ter e, supreendentemente, muita "decoreba"
de palavras que não precisam ser conhecidas nas respectivas idades,
em lugar de enfatizar os processos que elas representam. Por exemplo,
numa 3ª série de uma escola privada os alunos (de 7 a 9
anos de idade!) tiveram que decorar o que é um "dígrafo"
- e isso caiu numa prova.
- [1] Que o técnico é secundário. O social
é mais importante. Quantos profissionais conhecemos, que são
intragáveis? Muitos. [2] Como ser, ou melhor, dar liberdade
para uma criança, na condição de mãe, sem
que ela não entenda que pode fazer o que quer. Acho que não
entendi como educar com liberdade. Mistério! RESP.: É
fundamental a criança aprender que tem limites, reconhecendo
que o conhecimento dos adultos é muito maior. Mas é importante
dar liberdade limitada às crianças, por exemplo, deixando-a
escolher, dentre vários brinquedos selecionados pelos pais ou
pela professora, com qual deseja brincar.
- [1] Toda a palestra foi muito relevante, porém o que
mais preencheu as minhas necessidades foi a exposição
sobre os tipos de necessidades, habilidades e interações
sociais, e sobre a sociedade trimembrada. [2] Nenhuma dúvida
restou; apenas foram abertas novas possibilidades de discussão.
[3] Muito obrigada pelo tempo dedicado à nossa capacitação!
- [1] Sobre os males que a competitividade pode causar nas nossas
vidas, principalmente nas das crianças. [2] Sobre o comunismo.
Como podemos aplicar na prática, na vida cotidiana, os princípios
da filosofia comunista, já que vivemos numa sociedade capitalista.
[3] Acho importante e discutir sobre os prós e contras
das formas de sociedade socialista/capitalista. RESP.: A preocupação
com o aspecto social foi uma grande contribuição do socialismo;
no entanto a sua solução dos problemas sociais é
totalmente inadequada. Por exemplo, a mania socialista de estatizar
os meios de produção e distribuição. Pode-se
ver o que isso resulta aqui no Brasil: corrupção deslavada
e ineficiência. Temos que mudar a sociedade capitalista para ela
dar mais ênfase aos aspectos sociais e não permitir que
empresas produzam e empurrem produtos que não são de necessidades,
totalmente supérfluos. É preciso acabar com uma das bases
do capitalismo que é o consumo supérfluo e a propaganda
que o induz. Quem consome demais faz com que alguém consuma de
menos.
- [1] Aprendi de mais importante onde se encaixa liberdade, igualdade
e fraternidade dentro das estruturas sociais e humanas. [2] Estudar
mais, aprofundar para conseguir internalizar na vida como um todo. [3]
Algum dia gostaria de convidá-lo para uma palestra, talvez sobre
imitação, meios de comunicação ou
o que o senhor achar importante para o primeiro setênio. É
um jardim Waldorf próximo à Akatu, Jardim Vir a Ser. RESP.:
Estou à disposição, só convidar. Por que
as escolas Waldorf da região não se unem e promovem uma
palestra ou workshop meu em conjunto?
- [1] A fraternidade deve ser desenvolvida na sociedade de forma
consciente. [2] Como podemos desenvolver a liberdade individual
atrelada à necessidade física do homem. [3] Grande
oportunidade de reflexão e aprendizagem. RESP.: Em primeiro
lugar, o ser humano tem necessidades físicas mas tem outras,
anímicas e espirituais, como mostrei. A liberdade individual
pode ser desenvolvida se permitirmos que cada pessoa adulta responsável,
sempre à sua maneira: satisfaça suas necessidades básicas,
possa interagir com outras pessoas, e possa se desenvolver espiritualmente.
Essas são liberdades externas. A liberdade interior, o livre
arbítrio, tem que ser desenvolvido individualmente - é
uma das razões de eu dar a oficina sobre concentração
mental e meditação. Somente nelas é que o indivíduo
pode ser realmente livre.
- [1] Aprendi a me sensibilizar e começar a olhar os âmbitos
sociais (grupos, instituições, família) a partir
desta perspectiva mais esperançosa. [2] Como atuar desta
forma proposta na palestra com adultos, em grupos e instituições,
que não vivenciaram e não conhecem a Antroposofia? RESP.:
Apesar de inspirada na Antroposofia, minha palestra não exige
conhecimentos dela, para ser compreendida e se praticar as indicações
que dei. Os conhecimentos dela podem dar mais segurança de que
as indicações são corretas e produzem uma melhora
individual e social.
- [1] Trazer à consciência a questão da competitividade
nas escolas. [2] Como fomentar na prática a conscientização
da "fraternidade" na vida econômica. [3] Gratidão
pelo compartilhamento das suas habilidades. RESP.: Individualmente,
reconhecendo-se as necessidades dos outros e procurando satisfazê-las,
como na história citada da vendedora altruísta. Em um
ciclo de três artigos de 2005 (o título original era "Ciência
espiritual e questão social", mas foi mudado em edições
posteriores da Editora Antroposófica para "Economia e sociedade
à luz da Ciência Espiritual") Steiner compara o espírito
reinante numa empresa em que o empresário a construiu para dar
emprego a 200 pessoas, em comparação com outra que foi
construída para enriquecer o empresário.
- Esperança no indivíduo e autoeducação
gera a fraternidade. O amor posto em prática... O Cristo em mim...
Gratidão, prof. Setzer.
- [1] Esperança na evolução da convivência
social.
- [1] Fraternidade é o caminho! [2] Como implementar
cooperação e colaboração em uma sociedade
baseada na escassez? [3] Gratidão pelas ideias compartilhadas.
RESP.: Nossa sociedade é baseada na escassez para muitos
e no supérfluo para relativamente poucos. A solução
é a educação para maior sensibilidade, responsabilidade
e ação social.
- [1] Desenvolvimento espiritual. Por conta disso, nos tornar
mais fraternos. [2] Dificuldade de acesso a esses conhecimentos
e as pessoas não fazem essa busca! Isso não dá
para forçar - como fazer. [3] A busca começa internamente
e se expande no contato com as pessoas. A sociedade em evolução.
RESP.: Como fazer: conscientizar as pessoas e educar crianças
e jovens para a consciência e a ação sociais.
- [1] Gostaria que o Sr. detalhasse mais o aspecto econômico
das escolas. [2] E os outros dois aspectos liberdade e fraternidade,
qual a importância deles? [3] Observação:
gostaria de vê-lo novamente para falar da autogestão das
escolas Waldorf. RESP.: Não tenho espaço, tempo
e experiência para o detalhe pedido. De qualquer modo, o aspecto
financeiro de uma escola não deve ser preocupação
dos professores, que devem se dedicar ao ensino; no entanto, deveriam
participar dele e de outras necessidades e estruturas da escola para
conhecerem todos os aspectos dela. O aspecto financeiro deve ficar por
conta de uma entidade mantenedora. Outros aspectos econômicos
devem ser resolvidos sempre por consenso, levando-se em conta em primeiro
lugar quais são as necessidades físicas e anímicas
dos alunos, pois essa deveria ser a função de uma escola.
- [1] Aprendi sobre a mudança começa em mim, em
mim a mudança de visão e postura frente o ser humano.
[2] Minha dúvida é como aplicar a economia associativa
no trabalho prático, eu o trabalho no SUS e a lógica da
trimembração seria uma excelente lógica de trabalho.
[3] Obrigada. RESP.: Não conheço as entranhas
do SUS e não tenho prática nesse tipo de aconselhamento.
De qualquer maneira, cada unidade deveria ter independência para
gerir-se a si própria e atender as necessidades locais da melhor
maneira possível. Um passo seria a organização
de conselhos de direção, em que os gerentes seriam apenas
representantes dos conselhos, como deveria ser em qualquer instituição.
- [1] Existe uma esperança para a sociedade desde que
a fortaleçamos e aplicamos de maneira correta igualdade, liberdade
e fraternidade. [2] Aparecerá durante a semana após
reflexão sobre a palestra. [3] Parabéns professor!!
Sou seu fã!!
- [1] Muitas coisas... Jogos cooperativos, reconhecer as necessidades
e habilidades dos outros... Fraternidade. [2] Como educar os
filhos com esta visão antroposófica. [3] Sugerir
livros sobre a educação dos filhos. RESP.: A educação
dos filhos com a visão antroposófica exige que se conheça
a Antroposofia e suas aplicações educacionais. Há
muita literatura sobre os dois aspectos. De qualquer modo, sem um conhecimento
da organização do ser humano de um ponto de vista espiritual
não se pode compreender como se deve educar os filhos de maneira
adequada para a idade, improvisar adequadamente em cada situação
e respeitar a maturidade em cada idade.
- [1] Aprendi uma nova forma de identificar necessidades, habilidades,
interação social.
- [3] Obrigada prof. Valdemar Setzer por todo conhecimento compartilhado.
Sua palestra foi excelente! Espero levar seus conhecimentos e sua alegria
para a escola Waldorf Veredas. Fiquei muito interessada na sua palestra
sobre Matemática para o ensino médio. Topa?! Muito obrigada.
RESP.: Claro que topo, veja a palestra
https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/pals/Fibonacci-resumo.html
especialmente as avaliações dos participantes.
- [1] A trimembração do organismo social e sua
relação com o ser humano. [2] A competição
pode gerar resultados positivos? Ex. A cooperação entre
empresas pode gerar resultados negativos para os consumidores (cartel).
Competição pode levar a criança a aprimorar suas
habilidades? [3] Igualdade deve ser um valor para os cidadãos
para que seja um valor para o Estado. RESP.: Em minha concepção,
toda competição é antissocial, como mostrei na
palestra. O desejo de competir é, de certo modo, animalesco dentro
do ser humano. Nós devemos sublimar nossos impulsos animais,
e nos tornarmos cada vez mais humanos. Penso que não há
necessidade alguma de crianças e adolescentes competirem. Infelizmente
a sociedade exige competição, mas na hora em que eles
forem atuar socialmente, como jovens adultos, aprenderão rapidinho
a competir, por exemplo, ao prestarem um vestibular. Mas espero que,
tendo sido educados para a cooperação, conservem esse
espírito a vida toda, podendo aplicá-lo onde couber.
- [1] Que o exercício da igualdade, liberdade e fraternidade
só são eficazes como instrumentos de progresso social,
se respeitadas as "áreas" de atuação
de cada um desses conceitos: Vida econômica, jurídico-política
e espiritual. [2] Se dentro da prática atual da pedagogia
Waldorf isso tem sido compreendido e praticado com base nessa visão.
RESP.: A pedagogia Waldorf é maravilhosa; no entanto é
aplicada por pessoas humanas, e elas carregam em si vários defeitos
que vão contra a pedagogia. Mas isso deve ser compreendido e
tolerado, mostrando a elas que, se atuassem dentro dos princípios
da pedagogia e da organização social antroposóficas,
elas teriam melhor atuação e ficariam mais realizadas.
- [1] Aprendi a olhar melhor para os acontecimentos como sendo
experiências que nos trará algo a somar ou algo a refletir
e pensar com amor o que podemos tirar dessas experiências para
o que aproveitar e o que não repetir. Sem julgar ou apresentar
posicionamento divisor. No âmbito político acredito que
o fato de observar que houve momentos de repetir atitudes que não
somaram para o desenvolvimento do ser humano, olho para essas situações
com acolhimento e pois ainda somos imperfeitos e somos sujeitos ao erro
e cada um traz para seu âmbito o que possui na bagagem e quando
olhamos o abismo social que existe observamos que alguma ações
tiveram objetivos para uma determinada necessidade que muitas vezes
para nós ou para outros já não nos contempla, pois,
podemos precisar de outros aspectos. Uma vez que sabemos da carência
de luz que há. Acredito que mesmo com nossa incompletude ao assumir
algo trazemos o que podemos dar, mesmo que aos olhos dos outros tenha
faltado. E entrando no âmbito do "grafite" nas paredes
da cidade eu vejo como um pedido de socorro que esses jovens se encontram
por viverem em uma sociedade completamente opressora e ao se manifestar
encontram caminho para pôr para fora seus anseios e isso mostra
o quanto estamos faltando como sociedade e essa responsabilidade é
nossa.
1. 8/1/18, no I Curso de Formação de Professoras de
Jardim de Infância Waldorf, na Escola Waldorf João Guimarães
Rosa, Ribeirão Preto, SP; info: Pureza Panico purezapanico atarro.ba
gmail.com
- [1] Que precisamos desenvolver a fraternidade, objetivo que
vai humanizar toda a sociedade. [2] Como fazer com que todos
tenham acesso a toda essa sabedoria. [3] Gostei muito - enriquecedora.
RESP: A fraternidade, que precisamos desenvolver, deve-se somar
ao sentido de liberdade e fraternidade, que o mundo civilizado já
desenvolveu, a ponto de essas duas últimas terem se tornado objeto
leis (contra o cerceamento da liberdade e a descriminação
social, por exemplo).
- [1] A aplicação da liberdade, igualdade e fraternidade
nos setênios das crianças. (Não conheço "quase"
nada sobre a Waldorf.) [2] No exemplo da vendedora de roupas,
aquela que foi mais preocupada com o cliente não estaria na contramão
da realidade capitalista? [3] Gostei da forma que a palestra
me sensibilizou. RESP.: Sim, a vendedora preocupada com as necessidades
do cliente está exercendo a fraternidade, e vai na contramão
do egoísmo e da ambição que movem a sociedade em
geral, especialmente a capitalista.
- [1] Tudo sobre a trimembração social, como ela
está em diversos âmbitos. [2] Minha dúvida
está em como trabalhar com a dificuldade do ser humano em lidar
com situações nas quais "poder", o seu domínio
está ameaçado? Ex.: a criticidade, reflexão de
pessoas do que ocorre no entorno, escolas que não renovam uma
gestão, associação e ficam em sua zona de conforto,
desconsiderando o caminho pela verdade. [3] Gratidão por
compartilhar seus conhecimentos. RESP.: O ser humano só
vai mudar com a educação, que deveria dedicar-se em primeiro
lugar ao social, em segundo às atividades artísticas e
só em terceiro às intelectuais. No entanto, o que se faz
normalmente é cuidar quase que só do desenvolvimento intelectual.
- [1] O que aprendi de mais importante foi entender a importância
da fraternidade como instrumento de manutenção da humanidade.
[3] Palestra foi muito interessante, principalmente na relação
estabelecida para a vida econômica. RESP.: A "vida
econômica" é a que se dedica à satisfação
de necessidades, sejam físicas, anímicas ou espirituais.
- [1] O quanto é importante perceber o outro. Devemos
exercer igualdade, liberdade e fraternidade principalmente nas escolas.
Nas escolas sem ser Waldorf acontece o oposto. São prisões
competitivas com desigualdade total. [3] Gostei bastante da palestra.
É um tema que sempre me interessa. Gosto de sua objetividade,
do dinamismo e da lógica de sua fala e apresentação.
Gratidão pelo aprendizado.
- [1] Não é difícil desenvolvermos o senso
de organização social, porém há de se haver
um despertar que infelizmente precisa de ferramentas que não
estão tão disponíveis. O sistema nos propõe
o contrário da liberdade, igualdade e fraternidade. Porém
há esperanças em algumas escolas Waldorf, palestras como
esta, livros. Temos que praticar os exercícios para desenvolver
cada vez mais o olhar para o social e para nós para sempre nos
unirmos no mesmo sentido. [2] Nenhuma. Muito objetiva e bem estruturada.
[3] Assunto muito importante. Gratidão!
- [1] A organização social e suas divisões
segundo a Antroposofia e a atuação do indivíduo
frente aos organismos sociais. A questão das escolas pertencerem
ao âmbito econômico. RESP.: Sim, pois prestam um
serviço de desenvolvimento cultural e espiritual dos alunos,
atendendo a esse tipo de necessidade deles e dos pais em relação
aos filhos. No entanto, cada professore em sua classe é um representante
da "vida espiritual", e deve ter liberdade para dar as suas
aulas, especialmente levando em conta cada classe diferentemente.
- [1] Que devemos começar a trabalhar conscientemente
pela fraternidade, não mais na interpretação que
"deixar de fazer o mal é um bem", mas aprender que
"deixar de fazer o bem é um mal." Enfim, a consciência
de nossa atuação na sociedade com valores e princípios
fraternos.
- [1] Aprendi a olhar a sociedade sob os três âmbitos
liberdade, igualdade e fraternidade.
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