Seminários Passados

IME - USP

American/British flag English

Conteúdos

Palestras em 2021/1

17 de Junho
Palestrante
André Salles de Carvalho (IME)
Título
A forma do Universo e a Matemática
Resumo
Vamos discutir superfícies e 3-variedades e vamos fazê-lo de maneira lúdica, com muitas imagens e usando um programa que nos permite passear dentro de espaços tridimensionais.
Horário
16h
Gravação
YouTube
22 de Junho
Palestrante
Thiago Landim (Sorbonne)
Título
Categorias para o não-categórico
Resumo
A análise em grupos topológicos tem como sua base a dualidade de Pontrjagin. Após passearmos por algumas ideias de categorificação, veremos definições básicas, que serão usadas para generalizar a dualidade de Pontrjagin para o reino não-comutativo. Veremos também alguns resultados relacionados.
Horário
18h
Gravação
YouTube / Slides
24 de Junho
Palestrante
João Nuno Mestre (CMUC)
Título
Algumas abordagens à geometria diferencial de espaços singulares
Resumo
Vamos falar de algumas formas de fazer geometria diferencial com espaços que não são tradicionalmente suaves, ou seja que têm singularidades, por exemplo zeros de funções suaves ou quocientes por ações de grupos. Algumas das ferramentas que são utilizadas são álgebras de funções suaves, grupóides de Lie, e estratificações, das quais vamos ver definições e exemplos.
Horário
16h
Gravação
YouTube / Slides
1 de Julho
Palestrante
Nataliia Goloshchapova (IME)
Título
Introdução aos grafos quânticos
Resumo
Um grafo quântico é uma rede composta de arestas e vértices, nos quais as funções são definidas e um operador diferencial linear atua. Os grafos fornecem modelos simplificados em matemática, física, química e engenharia, quando se considera a propagação de ondas de vários tipos através de um sistema quasi-dimensional que se parece com uma vizinhança fina de um grafo.
Primeiramente, apresentaremos uma breve descrição dos objetos e dos conceitos básicos da Teoria dos Grafos. Em seguida, discutiremos o problema de Cauchy, estabilidade das ondas solitárias das equações não lineares de Schrodinger, Klein-Gordon, e Korteweg-de Vries na reta e no grafo métrico.
Horário
16h
Gravação
YouTube / Slides / Referências
8 de Julho
Palestrante
Guilherme Mota (IME)
Título
Teoria de Ramsey: uma introdução e avanços recentes.
Resumo
Na primeira parte do seminário faremos uma (muito breve) introdução à Teoria de Ramsey, onde serão apresentados alguns resultados clássicos. Na segunda parte, discutiremos resultados recentes envolvendo o número tamanho Ramsey de um grafo H, que é definido como a menor quantidade de arestas sr_r(H) tal que existe um grafo G com sr_r(H) arestas e a seguinte propriedade: toda coloração das arestas de G com r cores contém uma cópia monocromática de H.
Horário
16h
Gravação
Youtube
13 de Julho
Palestrante
Cynthia Bortolotto (ETH Zurich)
Título
O problema do empacotamento de esferas
Resumo
Definiremos o problema de empacotamento de esferas e discutiremos algumas de suas noções básicas e aplicações. Veremos como o problema se relaciona com análise de Fourier e discutiremos brevemente o breakthrough de Maryna Viazovska, que resolve o problema em dimensão 8 e 24.
Horário
15:30h
Gravação
Youtube
15 de Julho
Palestrante
Kostiantyn Iusenko (IME)
Título
Homologia em álgebras de dimensão finita
Resumo
Na primeira parte dessa palestra brevemente revisarei as noções básicas sobre as álgebras de dimensão finita e seus módulos. Na segunda parte veremos certos invariantes homológicos das álgebras (tais como dimensão global e homologia de Hochschild), conjeturas abertas sobre eles e os resultados recentes.
Horário
16h
Gravação
YouTube / Slides
20 de Julho
Palestrante
Thiago Landim (Sorbonne)
Título
Uma introdução à Matemática Sólida
Resumo
Nos anos de 2018 e 2019, Dustin Clausen e Peter Scholze desenvolveram uma nova teoria que pretende mudar a maneira como são estudadas estruturas algébricas dotadas de topologias, a matemática condensada. Neste seminário, introduziremos alguns conceitos básicos que enveredam no que eles chamaram de matemática sólida.
Horário
16h
Gravação
Youtube
22 de Julho
Palestrante
Mikhailo Dokuchaev (IME)
Título
Ações parciais
Resumo
Ações parciais formam uma ferramenta eficiente no estudo de C*-álgebras geradas por isometrias parciais e são úteis também em álgebra, em particular, no estudo de álgebras graduadas e certas classes de semigrupos. Faremos uma breve introdução às ações parciais e descrevemos algumas linhas de pesquisa.
Horário
16h
Gravação
Youtube

Palestras em 2021/2

30 de Agosto
Palestrante
Lucas Colucci
Título
Aplicações de polinômios em Combinatória
Resumo
Nessa palestra, mostraremos diversos exemplos de problemas de Combinatória que podem ser resolvidos de maneira elegante (e, muitas vezes, surpreendente) com o uso de polinômios. Focaremos em problemas concretos e alguns exemplos históricos, incluindo uma prova bastante curta (obtida em trabalho conjunto com Tassio Naia) de um resultado recente sobre número de caminhos e ciclos orientados em torneios.
Horário
16h
Gravação
YouTube
27 de Setembro
Palestrante
Patrícia Ewald (UT Austin)
Título
Por que estudar teoria de gauge?
Resumo
Teoria de gauge (ou teoria de calibre) é o nome que se dá ao estudo de conexões em fibrados na matemática, ou a certas teorias de campos muito importantes na física. Ela pode ser abordada de vários pontos de vista, e frequentemente funciona como ponte entre áreas. O objetivo desta palestra é introduzir o estudo de fibrados, conexões e a equação de Yang-Mills, comentando sobre a relação com a física, e apontando alguns exemplos de aplicações passadas e pesquisa atual em áreas diferentes da matemática.
Horário
16h
Gravação
YouTube
4 de Outubro
Palestrante
Vyacheslav Futorny (IME)
Título
Teoria de Representações
Resumo
O objetivo da palestra é dar uma introdução à vasta área da Teoria de Representações das origens a pesquisa moderna e aplicações.
Horário
16h
Gravação
YouTube
11 de Outubro
Palestrante
Carolina Araujo (IMPA)
Título
Simetrias em Geometria Algébrica
Resumo
Nesta palestra, discutirei simetrias de variedades algébricas complexas. Ao estudar uma variedade projetiva, geralmente se deseja compreender suas simetrias. Por outro lado, a estrutura do seu grupo de automorfismos decodifica propriedades geométricas relevantes da variedade. Depois de descrever alguns exemplos de grupos de automorfismo de variedades projetivas, discutirei por que a noção de automorfismo é muito rígida no escopo da geometria birracional. Somos então levados a considerar outra classe de simetrias, as aplicações birracionais. Aplicações birracionais do espaço projetivo são chamadas de "transformações de Cremona". Descrever a estrutura do grupo de transformações de Cremona do plano é um problema clássico que remonta ao século XIX. Em dimensões superiores, pouco se sabe, e um problema natural consiste em construir subgrupos interessantes do grupo Cremona. Terminarei discutindo um trabalho recente com Alessio Corti e Alex Massarenti, onde investigamos subgrupos do grupo Cremona que consistem em simetrias que preservam algumas formas de volume especiais.
Horário
16h
Gravação
YouTube
3 de Novembro
Palestrante
Henrique Rocha (IME)
Título
Supertrens: Um pouco sobre Superálgebras e Superálgebras de Lie
Resumo
Falaremos um pouco sobre superespaços vetoriais, superálgebras e superálgebras de Lie, dando um foco maior na apresentação de exemplos.
Horário
14h
Gravação
YouTube
17 de Novembro
Palestrante
Christina Brech (IME)
Título
Dualidades entre espaços de Banach e estruturas combinatórias
Resumo
Nesta palestra, daremos um panorama sobre resultados de dualidade entre espaços de Banach e estruturas combinatórias, começando pela dualidade de Stone e uma abordagem dos espaços de funções contínuas chegando até as famílias compactas e os correspondentes espaços combinatórios.
Horário
16h
Gravação
YouTube
22 de Novembro
Palestrante
Pedro Salomão (IME)
Título
Dinâmica Simplética e o problema dos 3 corpos
Resumo
Vou falar um pouco sobre o problema em que três massas pontuais se atraem de acordo com a lei da gravitação de Newton, o chamado problema dos três corpos. A teoria qualitativa dos Sistemas Dinâmicos, iniciada por Poincaré, Birkhoff e Lyapunoff há mais de um século, não apenas trouxe novas perspectivas para o estudo deste problema, mas deixou muitas questões em aberto. Os avanços  recentes em topologia simplética, em particular a teoria das curvas pseudo-holomorfas, proporcionaram novas ferramentas para atacar algumas dessas questões. Explicarei as principais ideias sobre esses avanços e como eles podem ser usados para resolver problemas clássicos em Mecânica Celeste.
Horário
16h
Gravação
YouTube
24 de Novembro
Palestrante
Ulisses Lakatos (IME)
Título
Luz, câmera, ação (de grupos na esfera)
Resumo
Um dos pontos de vista sob os quais podemos estudar os grupos de homeomorfismos de uma variedade é o da transitividade. Ou seja, a possibilidade de mapear duas listas prescritas de pontos uma sobre a outra por meio de uma transformação do grupo. No círculo unitário, um esquema completo de classificação dos grupos transitivos foi dado por Giblin e Markovic em 2006, resolvendo uma conjectura de Ghys. Iremos revisitar esses resultados como motivação para a busca de resultados análogos na esfera unitária. O tempo permitindo, apresentaremos uma caracterização elementar das transformações de Möbius em termos da transitividade e enunciaremos alguns novos resultados, ambos desenvolvidos com o prof. F.A. Tal.
Horário
16h
Gravação
YouTube
1 de Dezembro
Palestrante
Gaetano Siciliano (IME)
Título
Teoria de Ljusternick-Schnirelmann e equações diferenciais parciais
Resumo
Nessa palestra apresentamos algumas ideias básicas da teoria dos pontos críticos de Ljusternick- Schnirelmann em espaços de dimensão infinita. O objetivo é mostrar como é possível abordar algumas equações diferenciais ditas “variacionais”, ou seja que têm a propriedade que suas soluções podem ser encontradas olhando para os pontos críticos de um funcional energia associado. Mostramos também como é possível aplicar a teoria abstrata para problemas de natureza física.
Horário
14h
Gravação
YouTube
13 de Dezembro
Palestrante
Eduardo Mendonça (IME)
Título
Às vezes complicar vale a pena: uma motivação para categorificação
Resumo
Partindo de exemplos vamos tentar entender o que é categorificação e como essa técnica pode ajudar na álgebra. No final, vamos indicar uma abordagem mais "construtiva" de categorifição a partir de diagramas de 2-categorias.
Horário
14h
Gravação
YouTube / Slides
15 de Dezembro
Palestrante
Thiago Landim (Sorbonne)
Título
Uma Introdução à Teoria de Morita
Resumo
Em diversas áreas da matemática, o problema em questão pode ser traduzido para um problema de módulos sobre uma álgebra (não necessariamente comutativa). Essa tradução costuma ser seguida do estudo dessa álgebra, e às vezes acaba necessitando engenhosidade para provar o resultado desejado. A Teoria de Morita tenta substituir essa última etapa estudando a categoria de módulos diretamente. Em particular, ela nos dá uma noção mais fraca de equivalência de álgebras, e podemos nos perguntar também quais propriedades de álgebras são invariantes por essa equivalência.
Horário
16h
Gravação
YouTube

Palestras em 2022/1

29 de Março
Palestrante
Pietro Mesquita Piccione
Título
Um contraexemplo para a conjectura de órbitas periódicas
Resumo
Nessa apresentação, darei um contraexemplo à conjectura da órbita periódica, que é: “Não existe nenhum fluxo numa variedade compacta cujas órbitas são todas fechadas e de forma que o comprimento das órbitas seja não limitado”. O contraexemplo será o fluxo de um campo vetorial, no produto da variedade Heisenberg por um 2-toro, o que resultará numa variedade (real) analítica de dimensão 5. Esta apresentação será baseada no artigo “A counterexample to the periodic orbit conjecture”, de Dennis Sullivan, mais recente ganhador do prêmio Abel.
Horário
14h
Modelo
Virtual com transmissão ao vivo
Link
Gravação
Sala
B-101
19 de Abril
Palestrante
Claudio Gorodski
Título
O diâmetro de quocientes da esfera
Resumo
Consideramos um quociente arbitrário \(X = S^n(1)/G\) da esfera unitária \(S^n(1)\) (\(n \ge 2\)) por um grupo de isometrias \(G\) e mostramos que o diâmetro de \(X\) é zero ou maior do que uma constante universal \(\epsilon \gt 0\). A novidade é a independência de \(\epsilon\) de \(n\). A classificação dos grupos finitos simples é usada nesta demonstração. (Trabalho em conjunto com C. Lange, A. Lytchak e R. A. E. Mendes.)
Horário
14h
Modelo
Presencial
Sala
B-6
3 de Maio
Palestrante
Severino Toscano
Título
O Índice dos Operadores de Toeplitz
Resumo

O objetivo final do seminário é dar um esboço da demonstração de uma fórmula para o índice de Fredholm de um operador de Toeplitz no círculo com símbolo contínuo. Espero conseguir explicar todas as definições e dar uma boa ideia de por que a fórmula é verdadeira assumindo apenas conceitos de Medida e Integração e de Análise Funcional estudados em disciplinas do nosso bacharelado em Matemática. Este "teorema do índice" para operadores de Toeplitz é o mais simples de uma série de resultados que exprimem o índice de Fredholm de um operador (um dado analítico) em termos de alguma informação topológica carregada pelo operador. Neste caso, o índice de Fredholm é igual a menos o número de rotação de uma função contínua que não se anula, usada para definir o operador de Toeplitz em questão.

Esta palestra será uma versão condensada de duas aulas que dei na disciplina Panorama de Matemática (MAT 554) em 2020.

Horário
14h
Modelo
Presencial
Sala
B-9
17 de Maio
Palestrante
João Ruiz
Título
Formas Modulares: why should I care?
Resumo

Nesta palestra vamos explorar um pouquinho da teoria de formas modulares: como surgem na natureza, como podem ser usadas para solucionar problemas de Teoria dos Números e como podemos inserí-las em um contexto mais geral, com profundas conexões com outras Áreas da Matemática.

Pontos altos da palestra incluem: "Com quantos quadrados se faz um inteiro?" e "O encontro da Teoria dos Números com a Geometria Algébrica"!

Horário
14h
Modelo
Virtual com transmissão ao vivo
Gravação
YouTube Slides
Sala
B-9
31 de Maio
Palestrante
Marcos Alexandrino (IME-USP)
Título
Transporte paralelo em espaços curvos
Resumo

Os conceitos de conexão e transporte paralelo são fundamentais em geometria Riemanniana e permitem, entre outras coisas, dar interpretações da curvatura. 

Esta palestra é voltada para um público amplo de graduação em matemática e será dividida a grosso modo em três partes. Primeiro, apresentaremos os conceitos de conexão, transporte paralelo, grupo de Holonomia, geodésica e curvatura. Depois abordaremos o  teorema de Ambrose Singer. 

Finalmente comentaremos relações entre transporte paralelo e folheações singulares, apresentando resultados sobre pesquisa recente.

Horário
14h
Modelo
Presencial
Sala
B-9
7 de Junho
Palestrante
Ana Luiza Tenório (IME-USP)
Título
Feixes em Dinâmica de Opinião
Resumo

No artigo “Opinion Dynamics on Discourse Sheaves”, publicado em 2021, Jakob Hansen e Robert Ghrist apresentam como usar feixes celulares e sua respectiva teoria de cohomologia para modelar a evolução das opiniões/preferências das pessoas ao longo do tempo. A ideia principal do artigo é generalizar a matriz Laplaciana através do feixe Laplaciano no contexto de grafos.

Nesta apresentação irei introduzir conceitos básicos de teoria de categorias, necessários para a compreensão do artigo, e discutirei as principais vantagens dessa abordagem como, por exemplo, a capacidade de identificar a presença de pessoas que mentem.

Horário
14h
Modelo
Presencial
Gravação
Slides
Sala
B-9
28 de Junho
Palestrante
Marcelo Moreira (IME-USP)
Título
Teoria Tilting: um exemplo na Categoria de Módulos
Resumo

Na área de Representação de Álgebras, temas atuais de pesquisa, como teoria \(\tau\)-tilting e subcategoria \(n\)-cluster-tilting, se inspiram na teoria tilting. Esta teoria é baseada na presença de um módulo especial \(T\) chamado de módulo tilting.

Neste seminário, será apresentado um exemplo na categoria de módulos finitamente gerados sobre uma \(\mathbb{C}\)-álgebra \(A\) de dimensão finita. A teoria tilting mostra uma conexão íntima entre as álgebras \(A\) e \(B = \operatorname{End} T\).

Horário
14h
Modelo
Presencial
Sala
B-9
Contato
acinco [at] ime.usp.br
Organizadores
Adriana Mayumi Shiguihara, Guilherme Sobreira, Henrique de Oliveira Rocha, Pietro Mesquita Piccione, Thiago Brevidelli, Thiago Guelfi & Victor Pirozelli