Dias MaTemáticos

IME - USP

American/British flag English

Os Dias MaTemáticos são eventos esporádicos do Grupo A5 que buscam contar um pouco sobre algum(a) matemático(a) ou área específica da Matemática. Nosso primeiro homenageado foi Élie Cartan. Na próxima edição, que ocorrerá em 22 de outubro de 2021 (sexta-feira), prestigiaremos Emmy Noether.

Para ver a programação clique aqui.

Emmy Noether

Emmy Noether foi uma matemática alemã que viveu de 1882 a 1935. Está entre os maiores nomes da Matemática da época e as principais mulheres matemáticas da história, tendo influenciado fortemente a Álgebra Abstrata e provado um dos teoremas mais importantes da Física Matemática.

Foto Emmy Noether

Programa - 22/10

10h - Emmy "der Noether" - um matemático, uma criadora, uma professora, uma mulher, uma judia
Palestrante
Iryna Kashuba
Resumo
Seguiremos a vida de Amalie Emmy Noether da sua cidade natal Erlangen, pequena cidade na Alemanha, via a famosa Goettingen, no auge da sua glória, para Bryn Mawr, cidade minúscula da Pensilvânia, EUA. Tentaremos entender o que estava escondido por trás do título de mulher gênio da matemática do século XX.
11h30 - Um pouco sobre o papel de Emmy Noether no desenvolvimento da Álgebra
Palestrante
Lucia Murakami
Resumo
Pretende-se dar uma breve ideia de como Emmy Noether contribuiu para o surgimento da teoria estrutural na Álgebra.
14h - Simetrias vs Leis de Conservação: o Teorema de Noether
Palestrante
Cristian Ortiz
Resumo
Na mecânica clássica é fundamental descrever quantidades conservadas ao longo do movimento. Exemplos importantes incluem a conservação da energia e do momento. Por outro lado, a presença de simetrias em um sistema mecânico permite reduzir o número de graus de liberdade do sistema, o que facilita a priori o estudo das equações de movimento. O famoso Teorema de Noether relaciona de maneira precisa estas duas noções: simetrias e constantes de movimento. Nesta palestra explicarei o belíssimo Teorema de Noether e suas consequências.

Outras informações

Link da sala: Google Meet

Ter acesso à reunião é suficiente para participar, não há inscrição. A sala ficará aberta também entre as palestras, para quem quiser conversar nos intervalos.

Emitiremos certificados individuais para cada palestra do evento. Ao fim de cada uma delas, enviaremos no chat do Google Meet o link de um formulário para fazer o pedido de seu certificado.

Também criamos um grupo de WhatsApp que será desfeito ao final do evento, em que mandamos mais informações e onde é possível conversar sobre o tema.

Contato
acinco [at] ime.usp.br
Organizadores
Pietro Mesquita Piccione, Henrique de Oliveira Rocha, Adriana Mayumi Shiguihara, Thiago Guelfi, Victor Pirozelli e Thiago Brevidelli Garcia