VALDEMAR SETZER - LISTA DE PALESTRAS

www.ime.usp.br/~vwsetzer

(Versão de 28/8/08)

Acione os vínculos marcados com "artigo" e "resumo" para desviar para os textos correspondentes.

1. Técnicas

1.1 O Modelo Relacional de Dados: Problemas e Soluções
1.2 Valores vazios no Modelo Relacional de Dados
1.3 Um algoritmo de controle de concorrência e compactação de B-árvores
1.4 Geradores de Aplicações e o sistema VRC da Itautec
1.5 Análise Orientada a Entidade-Objeto
1.6 Métodos de "hashing" extensível
1.7 Conceitos básicos de teoria e construção de compiladores (resumo)
1.8 Bancos de dados relacionais não-normalizados: o futuro já chegou (resumo)

2. Filosóficas sobre computação

2.1 A miséria da computação (artigo)
2.2 Influências psicológicas do computador (resumo)
2.3 Um antídoto contra o pensamento computacional (resumo, artigo)
2.4 Computadores e arte (artigo)
2.5 Dado, informação, conhecimento e competência (artigo)
2.6 Um sistema para Gestão de Competências: os casos PROMON e PRODESP - uma aplicação da Gestão de Conhecimentos (resumo, artigo)
2.7 I.A. - Inteligência Artificial ou Imbecilidade Automatizada? Máquinas podem pensar e ter sentimentos? (resumo, artigo)
2.8 Alan Turing: um precursor científico, técnico e social (artigo)

3. Filosóficas gerais

3.1 A não-neutralidade das máquinas e os meios eletrônicos
3.2 TV: prós e contras. O que fazer? (resumo)
3.3 TV e violência: um casamento perfeito (resumo, artigo)
3.5 A missão da tecnologia (artigo, em inglês)
3.6 As máquinas não pensam
3.7 Por que sou espiritualista (artigo)
3.8 A Teoria das Cores de Goethe, seu método científico e a ciência moderna (resumo)
3.9 A trimembração do organismo social - nem capitalismo, nem socialismo (resumo)
3.10 Considerações sobre Hitler (resumo)
3.11 Einstein e a religião: exemplo de um conflito e como se pode superá-lo (resumo)
3.12 O ser humano como ser social e a sociedade: uma contribuição para a trimembração do organismo social de Rudolf Steiner (acione aqui para o resumo)
3.13 Leis sociais: obrigação ou consciência? (resumo)
3.14 Ciência, religião e espiritualidade (artigo)

4. Educacionais

4.1 A televisão e a educação, no lar e na escola (resumo)
4.2 Os meios eletrônicos e a educação: TV, videogame e computador (resumo, artigo; já dei esta palestra para alunos a partir da 5a. série; ver em meu "site" informação sobre meu penúltimo livro)
4.3 Computadores na educação: por que, quando e como (artigo)
4.4 Computadores e crianças
4.5 A obsolescência do ensino (artigo)
4.6 O necessário equilíbrio entre atividades científicas, artísticas e sociais (para estudantes de último ano do curso médio, e os de curso superior de computação ou ciências extas; resumo)
4.7 A Pedagogia Waldorf - conceitos e práticas de uma educação mais humana (resumo)
4.8 Os computadores já chegaram. E agora? (resumo para o resumo)
4.9 Algoritmos e sua análise (para estudantes do último ano do colegial em diante ou público em geral com esse conhecimento) (artigo)
4.10 O que é um computador? (para estudantes de último ano do ensino médio) (artigo)
4.11 A informática e as profissões (para estudantes do último ano do curso médio)
4.12 Que competências deveriam ter os alunos formados no ensino fundamental e como desenvolvê-las
4.13 Educação e Internet (resumo)
4.14 História da computação (workshop de no mínimo 6 horas e duas atividades práticas; resumo; apresentações em Power Point: primeira parte com cerca de 600 kB; segunda parte com cerca de 300 kB)
4.15 O processo cognitivo e sua aplicação na educação (apresentação e discussão do cap. 9 de O Estudo Geral do Homem, de Rudolf Steiner).
4.16 Uma análise crítica do projeto "Um laptop por criança" (artigo)
4.17 Como proteger seus filhos da Internet (artigo)
4.18 Qual é a essência dos computadores? (resumo)
4.19 A TV anti-educativa (resumo)

5. Histórico-artísticas (com projeção de slides)

5.1 A Catedral de Chartres: a palavra tornada imagem
5.2 A cultura Inca: da rocha à alma de grupo

6. Viagens (com projeção de slides)

6.1 Chapada Diamantina
6.2 Fernando de Noronha
6.3 São Luís e Lençóis Maranhenses

7. Palestras e cursos sobre Antroposofia, inclusive inúmeros da Dra. Sonia Setzer

Entrar em contato pessoal por e-mail (ver em minha home page)


Acione aqui para uma lista com palestras, entrevistas e cursos públicos programados e lista dos realizados desde 8/99.

Acione aqui para a lista de palestras em inglês.