VALDEMAR SETZER - LISTA DE PALESTRAS

www.ime.usp.br/~vwsetzer

(Versão de 23/11/14)

Acione os vínculos marcados com "artigo" e "resumo" para desviar para os textos correspondentes e "apresentação" para fazer dowload da apresentação em MS Power Point.

1. Técnicas

1.1 O Modelo Relacional de Dados: Problemas e Soluções
1.2 Valores vazios no Modelo Relacional de Dados
1.3 Um algoritmo de controle de concorrência e compactação de B-árvores
1.4 Geradores de aplicações
1.5 Análise de sistemas orientada a modelos conceituais de dados e a telas
1.6 Métodos de "hashing" extensível
1.7 Conceitos básicos de teoria e construção de compiladores (resumo)
1.8 Bancos de dados relacionais não-normalizados: o futuro já chegou (resumo)
1.9 Gerenciamento de competências: conceitos e sistemas (artigo, apresentação)
1.10 O gerador de analisadores sintáticos GGLL para gramáticas gráficas LL(1)

2. Filosóficas sobre computação e meios eletrônicos

2.1 A miséria da computação (artigo)
2.2 Influências psicológicas do computador (resumo)
2.3 Um antídoto contra o pensamento computacional (resumo, artigo)
2.4 Computadores e arte (artigo)
2.5 Dado, informação, conhecimento e competência (artigo)
2.6 Um sistema para gestão de competências (resumo, artigo)
2.7 I.A. - Inteligência Artificial ou Imbecilidade Automatizada? Máquinas podem pensar e ter sentimentos? (resumo, artigo, apresentação reduzida)
2.8 Alan Turing: um precursor científico, técnico e social (artigo)
2.9 Qual é a essência dos computadores? (resumo, apresentação)
2.10 Mundo virtual – diversao ou obsessão? (apresentação)

3. Filosóficas gerais

3.1 A missão da tecnologia (apresentação, artigo)
3.2 As máquinas não pensam
3.3 Por que sou espiritualista (artigo)
3.4 A Teoria das Cores de Goethe, seu método científico e a ciência moderna (resumo)
3.5 Liberdade, igualdade, fraternidade: passado, presente, futuro (apresentação, artigo)
3.6 Considerações sobre Hitler (resumo)
3.7 Einstein e a religião: exemplo de um conflito e como se pode superá-lo (resumo)
3.8 A organização social antroposófica aplicada individualmente (resumo, apresentação)
3.9 Leis sociais: obrigação ou consciência? (resumo, apresentação)
3.10 Ciência, religião e espiritualidade (resumo, artigo)
3.11 Ciência, religião, espiritualidade e saúde (apresentação)
3.12 Como o espírito pode atuar sobre a matéria? (capítulo de artigo, apresentação em espanhol)
3.13 O pensar vivo, e como autoeducá-lo e educá-lo (apresentação)

4. Educacionais

4.1 A obsolescência do ensino (artigo)
4.2 O necessário equilíbrio entre atividades científicas, artísticas e sociais (para estudantes de último ano do curso médio, e os de curso superior de computação ou ciências extas; resumo)
4.3 A Pedagogia Waldorf - conceitos e práticas de uma educação mais humana (resumo)
4.4 Algoritmos e sua análise: uma introdução à ciência da computação [para estudantes do último ano do colegial em diante ou público em geral com esse conhecimento] (artigo), apresentação)
4.5 História da computação (workshop de no mínimo 6 horas e duas atividades práticas; resumo; apresentações em Power Point: primeira parte; segunda parte)
4.6 O processo cognitivo e sua aplicação na educação (apresentação e discussão do cap. 9 de O Estudo Geral do Homem, de Rudolf Steiner).
4.7 Problemas educacionais da atualidade e como resolvê-los (apresentação)
4.8 A sequência e a espiral de Fibonacci, a razão e a espiral áureas e suas ocorrências na natureza [aula para alunos a partir do ensino médio que já tiveram equações do 2º grau, e para professores demonstrando como se pode entusiasmar os alunos pela matemática]

5. Meios eletrônicos em geral e sua aplicação na educação

5.1 TV: prós e contras. O que fazer? (resumo)
5.2 A TV anti-educativa (artigo, resumo, apresentação)5.2 TV e violência: um casamento perfeito (resumo, artigo)
5.3 A televisão e a educação, no lar e na escola (resumo)
5.4 Meios eletrônicos e violência (apresentação, artigo só sobre TV e violência, capítulo de artigo)
5.5 Os meios eletrônicos e a educação: TV, videogame e computador [título alternativo: Os impactos dos meios eletrônicos na educação; o que fazer, em casa e na escola?] (resumo, artigo)
5.6 O impacto dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes: TV, jogo eletrônico e computador/Internet [título alternativo: Meios eletrônicos e educação, no lar e na escola: nova vida ou destruição?] (resumo, artigo, artigo mais completo, apresentação)
5.6 Meios digitais na educação, no lar e na escola: problemas e propostas [títulos alternativos: Os meios eletrônicos, no lar e na escola: o que fazer?; O impacto dos meios eletrônicos em crianças, adolescentes e adultos; o que fazer, no lar e na escola?] (apresentação)
5.7 Os meios eletrônicos e a educação, no lar e na escola: contras (apresentação)
5.8 A interferência dos meios eletrônicos nos hábitos de crianças, adolescentes e adultos (apresentação)
5.9 Computadores na educação: por que, quando e como (artigo)
5.10 Os computadores já chegaram. E agora? (resumo)
5.11 O que a TV, o video game e a Internet estão fazendo comigo, meus filhos e alunos? O que fazer? (resumo, artigo, artigo, apresentação)
5.12 Os meios eletrônicos e a violência (artigo , apresentação)
5.13 Educação e Internet (resumo)
5.14 Considerações sobre projeto "Um laptop (ou tablet) por criança" (artigo)
5.15 Como proteger seus filhos e alunos da Internet (artigo)
5.16 A influência dos jogos eletrônicos e das redes sociais na formação da criança e do adolescente: por que é necessário preocupar-se com isso? (apresentação
5.17 O que a Internet está fazendo com nossas mentes? (artigo, resumo, apresentação, vídeo com a transmissão pela IPTV-USP da palestra dada em 18/10/11]
5.18 Como a sociedade percebe os jogos eletrônicos? Por que é necessário preocupar-se com isso? (apresentação)

6. Antroposofia (aqui apenas palestras para um público geral)

6.1 Uma análise antroposófica dos meios eletrônicos na educação (apresentação em espanhol)
6.2 Um enfoque antroposófico sobre a origem e a solução dos problemas ecológicos (apresentação
6.3 O processo cognitivo e sua aplicação na educação (apresentação e discussão do cap. 9 de O Estudo Geral do Homem, de Rudolf Steiner).
6.4 A Pedagogia Waldorf - conceitos e práticas de uma educação mais humana (resumo)
6.5 O que é a Antroposofia? [título alternativo: Antroposofia: uma concepção espiritualista moderna e suas aplicações] (apresentação, artigo bem diferente)
6.6 Exercícios e disposições anímicas recomendados no livro de Rudolf Steiner Como se adquirem conhecimentos dos mundos superiores? (artigo)
6.7 O pensar vivo, e como autoeducá-lo e educá-lo (apresentação)


Acione aqui para uma lista com palestras, entrevistas e cursos públicos programados e lista dos realizados desde 8/99.

Acione aqui para a lista de palestras em inglês (página desatualizada)