Os limites e os perigos da assim chamada "Inteligência Artificial"

Uma palestra de
Valdemar W. Setzer
www.ime.usp.br/~vwsetzer

  • Origem do nome Inteligência Artificial (IA). J. McCarthy e seu "termômetro com opinião". Pode-se definir inteligência? Jogar bem xadrez é ser inteligente? Caracterizações das inteligências incorporada e criativa. IA: simulação de ações humanas, especialmente envolvendo processos mentais. Uma "lei" de Setzer. Tipos e objetivos da IA.
  • Limitações da IA. O Teste de Turing e as extensões de S. Hanard, e o Quarto Chinês de J. Searle. Caracterizações de sensações e sentimentos humanos, a sua subjetividade e individualidade. O espanto de J. Haugeland. A objetividade e universalidade das máquinas, especialmente as digitais. A Máquina de Turing Universal. As máquinas poderão sentir? Caracterizações do pensar. A observação dos conceitos e a autossuficiência do pensar. O pensar como instrumento para a vivência do livre arbítrio e a origem deste no querer. Raciocínio e intuição. O caso Kasparov vs. Deep Blue. As máquinas poderão pensar? Podem aprender?
  • As vantagens de as máquinas controlarem máquinas. Os grandes perigos da IA: impactos no trabalho e decisões sociais.

Referência

Setzer, V.W. "IA - Inteligência Artificial ou Imbecilidade Automática? As máquinas podem pensar e sentir?" Disponível em https://www.ime.usp.br/~vwsetzer/IAtrad.html