A TELEVISÃO E A EDUCAÇÃO, NO LAR E NA ESCOLA

Valdemar W. Setzer
Ver vários artigos a respeito em www.ime.usp.br/~vwsetzer

O hábito de assistir TV provoca diversos efeitos físicos e psicológicos no ser humano, muitos deles geralmente ignorados por pais e educadores. Esta palestra analisa o que é o aparelho e qual o estado normal do telespectador, sendo daí tiradas conclusões sobre seu uso tanto no lar quanto na escola. Será mostrado, por exemplo, por que os programas têm as suas características típicas, e por que houve casamentos perfeitos entre a TV e a violência, e a TV e a propaganda. A partir dessas análises, pode-se entender por que a TV não deu bons resultados na sala de aula, e como poderia ter dado. Várias pesquisas estatísticas são citadas, mostrando os efeitos de ver muita TV, em particular a questão da indução à agressividade e à violência. São também feitas breves incursões nos efeitos do uso de jogos eletrônicos, de computadores e da Internet.