ANTROPOSOFIA: UMA CONCEPÇÃO ESPIRITUALISTA MODERNA
E SUAS APLICAÇÕES

AVALIAÇÕES DE PARTICIPANTES

Valdemar W. Setzer
Membro da Sociedade Antroposófica no Brasil
www.ime.usp.br/~vwsetzer – esta versão: 2/11/18

Nesta página encontram-se, em ordem cronológica reversa, todas transcrições de avaliações de participantes desta palestra, a partir de 20/9/18, conforme escreveram no One-minute paper: [1] Coisa mais importante aprendida; [2] Maior dúvida que ficou; [3] Comentários. Os originais estão à disposição para exame. Note-se que nem todos os participantes entregaram as avaliações. Respostas a algumas dúvidas, e comentários, são marcados com RESP.

Ver a apresentação em ppt usada nela.

2. 25/10/18, para público em geral, na Casa da Cultura, R. Dona Geralda 157, Centro Histórico, Paraty, RJ; info: info: Cecilia Rinaldi ceciliacabirinaldi.atarrob gmail.com

  • 1. Aprendi sobre a diferença entre os Evangelhos de Lucas e Mateus. 2. Uma dúvida que tenho é sobre as meditações. Se elas precisam ser estudadas, compreendidas e/ou analisadas racionalmente ou se atuam em níveis mais sutis. 3. Gostei muito de como foram resumidos e explicados os conteúdos. O Sr. conseguiu desenvolver assuntos muito profundos de maneira clara, leve e acessível. Muito Obrigada! RESP.: Atenção: sobre a diferença entre os dois Evangelhos, eu quis apenas mostrar que algo de que em geral não se tem consciência pode ser conscientizado e compreendido. O ideal é compreender o conteúdo dos versos meditativos, para usá-los com consciência, pois em caso contrário usa-se apenas o sentimento.
  • 1. A resiliência de um homem formado pelos números, engenharia, matemática ... conceber tão bem a concepção espiritualista moderna e suas explicações. 2. Como atualizar a questão da teoria dos gêneros para o ensino antroposófico? 3. Na minha humilde opinião observo uma mesclagem de alguns pensadores (exemplo: Shakespeare, Socrates, Confúcio, Massahru Taniguchi) na belíssima palestra oferecida pelo professor Valdemar. 3. Muito obrigado. RESP.: As verdades espirituais sempre existiram; a forma de transmiti-las depende da evolução da humanidade; agora estamos na época de compreender o mundo espiritual e o espírito dentro do ser humano. É preciso diferenciar as questões de gênero em crianças, adolescentes e adultos. Crianças não deveriam conscientizar-se intelectualmente das preferências de gênero. Biologicamente existem apenas dois. É muito comum crianças terem preferências pelo mesmo sexo, mas isso passa com a idade. Conscientizando-se prematuramente, isso pode fixar e produzir desajustes posteriores. O importante para os adultos é conhecer onde os gêneros são semelhantes e onde eles são diferentes, respeitar a diferenças e semelhanças. Por exemplo, não há diferenças em termos de capacidades artísticas e intelectuais.
  • 1. Que existe mais de uma visão sobre materialismo e espiritualismo. 2. Fenômeno da transferência de corpos. 3. Me instigou a investigar os Evangelhos e os livros/obra completa de Steiner. RESP.: Segundo Steiner, a transferência de um Eu para outro corpo era bem conhecida pelos iniciados na época do Cristo. Recomendo inicialmente ler o livro do Sr. Rudolf Lanz "Noções Básicas de Antroposofia", disponível na Internet, e depois ler o ciclo de Rudolf Steiner "O Evangelho de Lucas".
  • 1. Tomar consciência e adquirir compreensão do Desenvolvimento Humano. 2. Dúvida nenhuma, mas vontade de ouvir, compreender e conversar mais. 3. Agradecer o impulso do Dr. Valdemar de através de seu livre arbítrio ter decidido vir aqui compartilhar conosco seus estudos, reflexões e pensamentos.
  • 1. Missão da humanidade - livre arbítrio escolhas - amor altruísta. 2. Sobre os dois meninos; queria entender melhor. Jesus ficou com dois Eus/espíritos encarnados? RESP.: Não, sempre com um Eu, sendo o último o Eu Cósmico, incorporado no Batismo do Jordão (simbolizado pela pomba, segundo João, o Batista.
  • 1. Uma explicação objetiva e clara dos 4 corpos ' Antroposofia, materialismo e livre arbítrio. 2. A genealogia dos dois Cristos. 3. Agradeço a orientação para leituras dos evangelhos (João segundo Steiner). Agradeço as orientações e predisposição de compartilhar conhecimento. RESP.: Não são dois Cristos, são dois meninos Jesus, como está claro pela genealogia de Lucas (3:23-38) e de Mateus (1:1-17) e todas as diferenças nas partes iniciais (até o batismo no Jordão) entre esses dois Evangelhos.
  • 1. A reafirmação pessoal da necessidade da compreensão da espiritualidade. A observação do ser humano como caminho para a compreensão do cosmo. 2. Fiquei em dúvida e com curiosidade de entender mais sobre os "dois Jesus". Gostaria de saber quem além de Steiner tem a mesma leitura. Isto me instiga a investigar e estudar mais sobre toda história de Cristo. RESP.: Veja as referências bibliográficas acima. Que eu saiba, Steiner foi o primeiro e descrever e explicar a questão dos dois meninos Jesus. Posteriormente, estudiosos da Antroposofia estenderam o que ele transmitiu. Não conheço outras correntes espiritualistas que tratam desse assunto.
  • 1. Sinto que aprendi muito através do caminho percorrido pela fala na palestra. Como você a organizou e explanou. Ainda gostaria de salientar sobre o materialismo, daquilo que foi colocado como caminho para chegarmos ao livre arbítrio. 2. As dúvidas surgiram dentro das afirmações científicas, que não domino, pouco sei sobre o tema. 3. Antes de mais nada: agradecer pela disposição em estar em Paraty. Atender ao chamado de nos agraciar com seu conhecimento. Estavam todas as professoras da Escola Quintal Mágico e a sua fala trouxe verdadeira inspiração à nossa missão. RESP.: Dentre as afirmações sobre o conhecimento científico, talvez a mais importante é que não se sabe o que é a matéria, por isso eu expus a minha metáfora de que materialista é uma pessoa que vive e trabalha em um edifício que não tem o andar térreo.
  • 1. A importância do livre arbítrio. Gostei muito a parte da palestra que falou sobre o desenvolvimento do ser humano. 2. Dúvida: a história bíblica. 3. Obrigada. Gostei muito do final. Aceito receber materiais de estudo no e-mail. RESP.: Sobre o que eu falei da Bíblia, veja a bibliografia citada acima.
  • 1. O passo de materialismo a espiritualismo. 2. O papel da professora Waldorf como mãe na prática. 3. Muito grato de assistir e presenciar a um grande mestre. RESP.: Eu caracterizei a professora de jardim de infância como professora-mãe, pois deve criar um ambiente que seja uma extensão do lar da criança. Caracterizei a professora de classe (ensino fundamental) como professora-generalista, pois dá todas as matérias principais, e o professor de ensino médio como professor-especialista, já que, por exemplo, aulas de matemática devem ser dadas por alguém formado em matemática.
  • 1. A diferença entre o corpo etéreo, astral e o Eu. A importância dos momentos vivenciados pelo humano em momentos específicos. 2. Mesmo que seja uma pergunta que possa ser respondida por mim (eu) só, a minha maior dúvida é o que fazer para agir de forma "correta" para ajudar a salvar a humanidade. 3. Obrigada! Gratidão! RESP.: A nomenclatura usada por Steiner é "corpo etérico". No movimento teosófico usa-se "duplo etérico", mas contrariamente à Antroposofia, ele é considerado um corpo físico "mais sutil". De fato dever-se-ia agir para "salvar" a humanidade; parece-me que a questão fundamental é o abandono do materialismo e, como consequência, do egoísmo.
  • 1. Só sei que nada sei. 2. Existe uma verdade única? 3. Estou passando por processos de identificação de crenças pessoais, identificando meu EU de acordo com o conceito que conforta meu coração, acredito que não há uma resposta para dúvidas profundas existentes, só teorias e nisso é certo buscarmos realidades confortáveis e pensamentos críticos sobre crenças associadas de acordo com seu conhecimento de mundo. Acredito na conexão do cosmo com nós seres humanos e existe sim uma energia de poder, porém nós humanos não sabemos de nada. RESP.: Você sabe que existe, sente, pensa etc. Você é uma verdade única, assim como cada outro ser humano! Não se deve buscar conhecimento procurando conforto, mas a partir de uma sede de saber, para poder orientar a vida segundo uma compreensão do mundo e da humanidade.
1. 20/9/18, para professores da Paineira Escola Waldorf e interessados, Av. Sr. dos Passos 2102, São Pedro, Juiz de Fora, MG, (32) 3215-5727, info: Fernando Andrade fernandoandrade2014.arrob gmail.com
  • [1] O que nos liga hoje são muito mais os ideais do que os laços sanguíneos. [2] A diferença entre meditação e concentração. Para mim quando se fala em meditação na Antroposofia parece que se está falando de concentração. [3] Algumas colocações são colocadas de uma maneira bem incisiva, e pode parecer radicais mas é interessante perceber como é a sensação que isso provoca em mim. RESP.: Eu caracterizo a concentração mental quando se foca o pensamento sobre um tema que vem do mundo físico; meditação é uma concentração mental sobre um tema espiritual, podendo ser um símbolo que usa temas físicos que sejam símbolos para algo espiritual. Quando se trabalha os conceitos apresentados durante muito tempo, analisando sua coerência, abrangência e relação com o que se pode observar fisicamente no exterior e no interior de si próprio, acaba-se por adquirir uma confiança muito grande neles, o que pode parecer como afirmação incisiva.
  • [1] A categorização entre espiritualista + materialista/científicos + crentes. [2] A definição de Antroposofia... [3] Diminuir a quantidade de tópicos para aprofundar os ensinamentos. RESP.: A Antroposofia é uma cosmovisão conceitual espiritualista (que deve ser admitida como hipótese de trabalho e não como crença), coerente, abrangente e com aplicações práticas de sucesso.
  • [1] As "partes" que nos formam: Eu, astral, etérico. [2] Por que nossa letra é morta e outras citadas não mortas? Qual a necessidade de ritmo para as crianças 0-7 anos? É uma rotina? O que é importante nesta rotina (ou ritmo)? [3] Obrigada, muito obrigada! RESP. Eu disse que as letras latinas hoje em dia são mortas, pois não têm estética e são imutáveis. Como contraste, os ideogramas de línguas no oriente têm arte, estética, e sua forma tem significado. As letras padrões nessas línguas são objeto de pinturas artísticas; idem para as árabes. O mesmo se passava antes da imprenssa, mesmo com as letras latinas; a escrita era uma arte, inclusive com ilustrações nas margens, as iluminuras, para que um livro fosse algo bonito, estético. Crianças pequenas necessitam de muita calma; o ritmo é essencial pois elas aprendem tudo por imitação e repetição. Rotinas fazer parte do ritmo, por exemplo refeições ou ir dormir mais ou menos sempre na mesma hora. Nas aulas, alternar fases de absorção (para dentro) e de execução (para fora).
  • [1] Que sou baseado em um processo de reencarnação. [2] Como entender a história do meu "Eu" anterior para facilitar o aprimoramento do meu "Eu" atual? RESP.: O Eu é o mesmo. O aprimoramento do Eu é o desenvolvimento do livre arbítrio e do amor altruísta, que pressupõe o livre arbítrio. Em minha opinião, sem algum conceito de reencarnação a vida humana não faz sentido, pois fazemos muitos erros em uma vida e seria cruel não termos chances de repará-los e assim nos aperfeiçoarmos. Obviamente, a reencarnação não faz nenhum sentido do ponto de vista materialista, por isso seu conceito tinha que desaparecer; a humanidade teve que passar pela fase materialista para adquirir o livre arbítrio.
  • [1] Sobre a evolução, sobre a vinda dos animais como um sacrifício. [2] Sobre a explicação da existência de dois Jesus. Não consegui compreender sobre como um Jesus incorporou no outro. [3] Pela extensão dos assuntos e o pouco tempo, senti vontade de aprofundar mais. RESP.: Minha intenção de abordar a questão dos dois meninos Jesus é a de chamar atenção para o fato, que qualquer pessoa isenta pode observar, de que os evangelhos de Lucas e Mateus diferem totalmente até o batismo no Jordão, como se misturou as duas histórias, por exemplo nos presépios, e como a Antroposofia dá os meios para se compreender essas diferenças. Segundo Steiner, essa possibilidade de, em condições especiais, um Eu deixar um corpo e ir para outro era conhecida dos ocultistas.
  • [1] Os relacionamentos/como se relacionam os corpos físico, astral e Eu. [2] Como aplicar essas relações no ensino. RESP.: As aplicações pedagógicas têm a ver com a incorporação cada vez maior desses membros da constituição humana no decorrer do amadurecimento das crianças e adolescentes com a idade. Por exemplo, somente mais ou menos aos 14 anos o corpo astral está suficientemente incorporado e maduro para se dar um ensino abstrato, intelectual (mas que não devia ser o único).
  • [1] Difícil resumir. Meus filhos estão no maternal. Ainda estou conhecendo a pedagogia e a Antroposofia. [2] Por que o Sr. acredita que gêmeos devem ocupar salas de aulas diferentes? Seria apenas em caso de gêmeos idênticos? Ou também bivetelinos/sexos diferentes. [3] Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco, compaixão e generosidade. RESP.: Essa questão de se separar gêmeos até certo ponto é para que eles adquiram independência, pois cada um tem um Eu diferente (e em geral terão profissões e destinos diferentes). Trata-se de uma opinião minha e não da Antroposofia. Quanto menores as crianças, menor separação elas devem ter. Acho que não depende de serem ou não univitelinos. O importante é não criar uma dependência mútua à medida que as crianças devem adquirir independência e individualidade.
  • [1] Aprofundar no conhecimento e usar mais o pensar. Não agir pelo impulso. [2] Qual o sentido da vida? Como ser melhor? [3] A sua sabedoria me inspira. RESP.: O sentido da vida é desenvolvermos a autoconsciência e a liberdade e, partindo dessa última, o amor altruísta. Note-se que o egoísmo acaba sempre sendo destrutivo, ao passo que o amor altruísta é sempre construtivo. A humanidade tem que sublimar o egoísmo para progredir. Podemos remontar uma grande parte, senão todas as misérias da humanidade ao egoísmo.