A PEDAGOGIA WALDORF – CONCEITOS E
PRÁTICAS
Valdemar W. Setzer
vwsetzer@ime.usp.br – www.ime.usp.br/~vwsetzer
Tópicos
- Histórico.
- Situação mundial e no Brasil
- Distinção básica em relação a outras pedagogias: o desenvolvimento da criança e do jovem; os 3 setênios.
- Organização do ensino segundo os setênios:
- Aprendizados por imitação, artístico e conceitual.
- Os tipos requeridos de professores.
- Educações social, artística e
científica.
- A questão da leitura precoce.
- As questões da TV, dos videogames e dos computadores.
- O ensino em épocas – uma questão de economia educacional.
- Ausência de notas e reprovações.
- Resultados.
Referências bibliográficas:
- Lanz, R. A Pedagogia Waldorf – Caminho para um Ensino mais
Humano, 6a. ed. S.Paulo: Ed. Antroposófica, 1998 (com
apêndices de V.W.Setzer).
- Página sobre P.W. no "site" da Sociedade
Antroposófica no Brasil, www.sab.org.br.
- Ver "sites" de várias Escolas Waldorf no Brasil
através de vínculos no Diretório de P.W. para a
América Latina, em
www.sab.org.br.
Acione
aqui para desviar para a lista de palestras