Instituto de Matemática e Estatística
MAT1514 - A Matemática na Educação Básica
TURMA 2021248
Horário das aulas síncronas:
Segundas 19h30min- 20h30min
Quartas 21h30min-22h30min
Prof. Antonio Carlos Brolezzi www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@ime.usp.br Sala 137-A, 3091-6267
Educadores: Carmeline Siqueira Aguiar Santos carmeline.santos@usp.br e Alan Paganelli
alan.paganelli@usp.br
Objetivos
Discussão de alguns tópicos fundamentais de matemática elementar indispensáveis para a formação da cidadania.
Abordar os conteúdos em seus aspectos conceituais, didáticos, históricos,
sociais e culturais. Esclarecer a importância da Matemática na Educação Básica.
Programa
O conceito de número; histórico das concepções: os Babilônios e
a base 60, os Gregos e os incomensuráveis, os números irracionais, sistema
decimal, cálculo mental e estimativas. Problemas de contagem, princípios
aditivos e multiplicativo. Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual
destacando suas propriedades. Matemática financeira. Noções de geometria plana
e espacial. semelhança, malhas, simetrias, mosaicos, vistas, perspectivas,
planificações, congruências. Tópicos livres.
Prova
de recuperação (REC): 21 de fevereiro de 2022
Cronograma
Mês |
SEG |
Assunto |
QUA |
Assunto |
AGO |
16 |
O conceito de número. |
18 |
O conceito de número. Aula 2 (a gravação da aula ficou perdida, mas uma aula similar
está em MAT1514 T47 18 08 2021) |
23 |
Histórico das concepções: os Babilônios e a base 60. |
25 |
Histórico das concepções: os Babilônios e a base 60. TG1 Elaborado por Martha
Salerno Monteiro Entregar para o
Monitor pelo Moodle até dia 22/10 às 10h |
|
|
30 |
TG2
Elaborado por Martha Salerno Monteiro (entregar somente os
problemas) Entregar para o
Monitor pelo Moodle até dia 22/10 às 10h Sistema decimal. |
1 |
Sistema decimal. TG3
Elaborado por Martha Salerno Monteiro Entregar para os
Educadores por e-mail até dia 22/10 às 10h |
SET |
6 |
Não há
aula |
8 |
Os Gregos e os incomensuráveis. Os números irracionais. Os
números irracionais parte 1 A gravação da aula ficou perdida, mas uma aula similar está em
Aula 7 |
|
13 |
Os Gregos e os incomensuráveis. Os números irracionais. Os
números irracionais parte 2 Aula 8 – A gravação ficou acelerada em alguns trechos |
15 |
Cálculo mental e estimativas. Aula 9 – A gravação dessa aula ficou perdida |
20 |
Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual
destacando suas propriedades. TG4 – Entregar os exercícios 4, 5, 7,
11 e 12 Entregar para os
Educadores por e-mail até dia 22/10 às 10h |
22 |
Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual
destacando suas propriedades. https://www.ime.usp.br/~brolezzi/disciplinas/20192/mat1514/piramidemaior.pdf TG5 Construção de pirâmides https://forms.gle/2zzhbgNmWtzGgv7P9 Preencher o
formulário até dia 04/11 às 10h Links
para os vídeos dos trabalhos do TG5 |
|
|
27 |
Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual
destacando suas propriedades. |
29 |
Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual
destacando suas propriedades. |
OUT |
4 |
Noções de geometria plana e espacial. Semelhança, malhas,
simetrias, mosaicos, Vistas, perspectivas, planificações, congruências. Programa Tess: Edumatec Educação Matemática e Tecnologia
Informática (UFRGS) http://www.edumatec.mat.ufrgs.br/softwares/soft_recreativos.php Página que ensina
passo a passo como fazer mosaicos ao estilo de Escher: http://www.tessellations.org/ |
|
Noções de geometria plana e espacial. Semelhança, malhas,
simetrias, mosaicos, Vistas, perspectivas, planificações, congruências. Esboço
de sequência didática sobre simetrias para o 7º ano do Ensino Fundamental.
A.C. Brolezzi TG 6 Construção de mosaicos estilo Escher https://forms.gle/2p2vgakeiondwG1j7 Preencher o
formulário até dia 17/11 às 10h Links
para alguns trabalhos do TG6 |
11 |
Não há
aula |
13 |
Noções de geometria
plana e espacial. Semelhança, malhas, simetrias, mosaicos, Vistas,
perspectivas, planificações, congruências. Textos sobre o uso
de Tess de Rosemeire Bressan: Atividades
com simetrias propostas por José Carlos Pinto Leivas Aula 16 – A gravação desta aula ficou perdida |
|
18 |
Revisão |
20 |
Entregar para o professor por e-mail até dia 22/10 às 10h |
|
25 |
Mostra
do CAEM |
27 |
Mostra
do CAEM |
|
NOV |
1 |
Não há
aula |
3 |
Correção |
|
8 |
Problemas de contagem, princípios aditivos e
multiplicativo. TG7
Entregar somente as duas seções Para Casa e as duas seções Mais desafios
para você para o Monitor pelo Moodle até dia 15/12
às 10h TREVIZAN, W. A., BROLEZZI, A. C. Como ensinar
análise combinatória. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016. |
10 |
Problemas
de contagem, princípios aditivos e multiplicativo. |
15 |
Não há
aula |
17 |
Matemática financeira. |
|
22 |
Entregar somente os exercícios ímpares para o Monitor pelo Moodle até dia 15/12 às 10h |
24 |
Matemática financeira. |
|
|
29 |
Tópicos livres: Probabilidades |
1 |
Não há
aula |
DEZ |
6 |
Tópicos livres. Combinatória
|
8 |
|
13 |
Entregar por formulário até dia
15/12 às 10h |
15 |
Correção (não
haverá aula) |
|
20 |
Entregar por formulário até dia
22/12 às 10h |
|
|
Critério de avaliação
MP =
(P1 + P2)/2
MT =
MÉDIA DE TGs
MF = max
{MP, (MP + MT)/2}