Instituto de Matemática e Estatística

MAT1514 - A Matemática na Educação Básica

 

TURMA 2021248

 

Horário das aulas síncronas:

Segundas 19h30min- 20h30min

Quartas 21h30min-22h30min

 

Prof. Antonio Carlos Brolezzi www.ime.usp.br/~brolezzi  brolezzi@ime.usp.br Sala 137-A, 3091-6267

 

Monitor: Caio Shinji Azuma caioazuma@usp.br

 

Educadores: Carmeline Siqueira Aguiar Santos carmeline.santos@usp.br e Alan Paganelli alan.paganelli@usp.br

 

 

Objetivos

Discussão de alguns tópicos fundamentais de matemática elementar indispensáveis para a formação da cidadania. Abordar os conteúdos em seus aspectos conceituais, didáticos, históricos, sociais e culturais. Esclarecer a importância da Matemática na Educação Básica.

 

Programa

O conceito de número; histórico das concepções: os Babilônios e a base 60, os Gregos e os incomensuráveis, os números irracionais, sistema decimal, cálculo mental e estimativas. Problemas de contagem, princípios aditivos e multiplicativo. Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades. Matemática financeira. Noções de geometria plana e espacial. semelhança, malhas, simetrias, mosaicos, vistas, perspectivas, planificações, congruências. Tópicos livres.

 

Notas

 

Prova de recuperação (REC): 21 de fevereiro de 2022

 

Cronograma

 

Mês

SEG

Assunto

QUA

Assunto

AGO

16

O conceito de número.

Números e grandezas parte 1

Aula 1

18

O conceito de número.

Números e grandezas parte 2

Aula 2 (a gravação da aula ficou perdida, mas uma aula similar está em MAT1514 T47 18 08 2021)

23

Histórico das concepções: os Babilônios e a base 60.

Aula 3

Números e grandezas parte 3

25

Histórico das concepções: os Babilônios e a base 60.

TG1 Elaborado por Martha Salerno Monteiro

Entregar para o Monitor pelo Moodle até dia 22/10 às 10h

Aula 4

 

30

TG2 Elaborado por Martha Salerno Monteiro (entregar somente os problemas)

Entregar para o Monitor pelo Moodle até dia 22/10 às 10h

Sistema decimal.

Aula 5

1

Sistema decimal. TG3 Elaborado por Martha Salerno Monteiro

Entregar para os Educadores por e-mail até dia 22/10 às 10h

Aula 6

SET

6

Não há aula

8

Os Gregos e os incomensuráveis. Os números irracionais.

Os números irracionais parte 1

A gravação da aula ficou perdida, mas uma aula similar está em Aula 7

 

13

Os Gregos e os incomensuráveis. Os números irracionais.

Os números irracionais parte 2

Aula 8 – A gravação ficou acelerada em alguns trechos

 15

Cálculo mental e estimativas.

Cálculos

Aula 9 – A gravação dessa aula ficou perdida

SOARES, F.B.; NUNES, M. P.. Diferentes formas de multiplicar. Atas do Encontro Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática, 2006

20

Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades.

BROLEZZI, A. C. . Princípio de Cavalieri e o Cálculo de Volumes(p. 49-65). BROLEZZI, A. C. ; DRUCK, Iole de Freitas . Áreas, semelhanças , volumes e o método da exaustão (p. 33-44) In: Cristina Cerri. (Org.). Matemática. Matemática. São Paulo: Fundação Vanzolini, 2002

 

TG4 – Entregar os exercícios 4, 5, 7, 11 e 12

Entregar para os Educadores por e-mail até dia 22/10 às 10h

 

Aula 10

22

Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades.

https://www.ime.usp.br/~brolezzi/disciplinas/20192/mat1514/piramidemaior.pdf

 

TG5 Construção de pirâmides

https://forms.gle/2zzhbgNmWtzGgv7P9

Preencher o formulário até dia 04/11 às 10h

 

Links para os vídeos dos trabalhos do TG5

 

Aula 11

 

Cavalieri

 

Pela Trilha de Arquimedes

 

27

Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades.

Aula 12

29

Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades.

Aula 13

OUT 

4

Noções de geometria plana e espacial. Semelhança, malhas, simetrias, mosaicos, Vistas, perspectivas, planificações, congruências.

 

Simetrias

 

Programa Tess: Edumatec Educação Matemática e Tecnologia Informática (UFRGS) http://www.edumatec.mat.ufrgs.br/softwares/soft_recreativos.php

Página com atividades com o Tess: http://www.peda.com/tess/

Página que ensina passo a passo como fazer mosaicos ao estilo de Escherhttp://www.tessellations.org/

 

Aula 14

6

Noções de geometria plana e espacial. Semelhança, malhas, simetrias, mosaicos, Vistas, perspectivas, planificações, congruências.

 

Esboço de sequência didática sobre simetrias para o 7º ano do Ensino Fundamental. A.C. Brolezzi

 

TG 6 Construção de mosaicos estilo Escher

https://forms.gle/2p2vgakeiondwG1j7

Preencher o formulário até dia 17/11 às 10h

 

Links para alguns trabalhos do TG6

 

 

Aula 15 início

Aula 15 final

11

Não há aula

13

Noções de geometria plana e espacial. Semelhança, malhas, simetrias, mosaicos, Vistas, perspectivas, planificações, congruências.

Textos sobre o uso de Tess de Rosemeire Bressan:

CONSTRUINDO E EXPONDO MOSAICOS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE TESS.

Atividades com simetrias propostas por José Carlos Pinto Leivas 

 

Aula 16 – A gravação desta aula ficou perdida

18

Revisão

Aula 17

Representações decimais de números reais

20

P1

 

Entregar para o professor por e-mail até dia 22/10 às 10h

25

Mostra do CAEM

27

Mostra do CAEM

 NOV

1

Não há aula

3

Correção

Aula 18

 

8

Problemas de contagem, princípios aditivos e multiplicativo.

 

Aula 19

 

TG7 Entregar somente as duas seções Para Casa e as duas seções Mais desafios para você para o Monitor pelo Moodle até dia 15/12 às 10h

 

TREVIZAN, W. A., BROLEZZI, A. C. Como ensinar análise combinatória. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.

10

Problemas de contagem, princípios aditivos e multiplicativo.

 

Aula 20

 

CERRI, C.; DRUCK, I. F. ; PEREIRA, A. L. . Combinatória sem Fórmulas. São Paulo: Secretaria do Estado da Educação de São Paulo, 2002 (Material de Apoio do Programa PEC-Construindo Sempre).

15

Não há aula

17

Matemática financeira.

Aula 21

22

Matemática financeira.

 

Aula 22

 

TG8

 

Entregar somente os exercícios ímpares para o Monitor pelo Moodle até dia 15/12 às 10h

24

Matemática financeira.

 

Aula 23

 

29

Tópicos livres: Probabilidades

Aula 24

1

Não há aula

 DEZ

6

Tópicos livres. Combinatória

 

Aula 25

8

Revisão

 

Aula 26

13

P2

Entregar por formulário até dia 15/12 às 10h

15

Correção

(não haverá aula)

20

SUB

Entregar por formulário até dia 22/12 às 10h

 

 

 

 

Critério de avaliação

MP = (P1 + P2)/2

MT = MÉDIA DE TGs

MF = max {MP, (MP + MT)/2}