Instituto de Matemática e Estatística
MAT1514 - A Matemática na Educação Básica
Turma: 2019242
Início: 01/08/2019
Fim: 06/12/2019
Horário: ter 10h-11h40 sex 08h00 09h40
Sala: 10-B
Prof. Antonio Carlos Brolezzi www.ime.usp.br/~brolezzi brolezzi@ime.usp.br Sala 137-A, 3091-6267
Objetivos
Discussão de alguns tópicos fundamentais de matemática elementar indispensáveis para a formação da cidadania.
Abordar os conteúdos em seus aspectos conceituais, didáticos, históricos,
sociais e culturais. Esclarecer a importância da Matemática na Educação Básica.
Programa
O conceito de número; histórico das concepções: os Babilônios e a
base 60, os Gregos e os incomensuráveis, os números irracionais, sistema
decimal, cálculo mentais e estimativas. Problemas de contagem, princípios aditivos e multiplicativo. Medidas de áreas e volumes: uma
abordagem conceitual destacando suas propriedades. Matemática financeira.
Noções de geometria plana e espacial. semelhança,
malhas, simetrias, mosaicos, vistas, perspectivas, planificações, congruências.
Tópicos livres.
Avaliação
M=(2P1+2P2+MT)/5
SUB aberta, somente provas
Bibliografia |
Brasil, MEC; Parâmetros curriculares nacionais para os Ensinos
Fundamental e Médio, MEC/SEF, Brasília, 1998. Portugal, ME, A matemática na
educação básica, ME/DEB, Lisboa, 1999. E. L. Lima et
al, A Matemática do Ensino Médio, Coleção do Professor de Matemática,
SBM/IMPA. Coletânea de textos e atividades da disciplina MAT-1514 (Matemática
na Educação Básica). A. Aaboe, Episódios da
História Antiga da Matemática, SBM, 1984. H. Eves,
Introdução à História da Matemática, Editora da Unicamp, 1997. B. J. Caraça, Conceitos
Fundamentais de Matemática, Editora Gradiva, 2002. |
Prova de
Recuperação dia 11/02/2020, 10h
Cronograma
Mês |
Terça 10h00 |
Assunto |
Sexta 08h00 |
Assunto |
AGO |
|
|
02 |
Apresentação do curso |
06 |
09 |
|||
|
13 |
O
conceito de número: números e grandezas 3 histórico
das concepções: os Babilônios e a base 60 |
16 |
histórico das concepções: os Babilônios e a
base 60 TG1
– Elaborado por Martha Salerno Monteiro |
|
20 |
23 |
sistema decimal e outras bases TG2
- Elaborado por Martha Salerno Monteiro |
|
|
27 |
sistema decimal e outras bases os Gregos e os incomensuráveis Parte 2 |
30 |
|
SET |
03 |
Não há aula |
06 |
Não há aula |
|
10 |
13 |
TG3
(Lista de Lab da Profa. Martha) |
|
|
17 |
cálculo mental e estimativas |
20 |
|
24 |
Entrega
L2 (Lista 3 da Profa. Martha) cálculo mental e estimativas |
27 |
Revisão |
|
OUT |
01 |
P1 |
04 |
Correção |
08 |
Problemas
de contagem TG4:
TREVIZAN, W. A., BROLEZZI, A. C. Como ensinar análise combinatória. São
Paulo: Editora Livraria da Física, 2016, p. 172-180. |
11 |
Problemas
de contagem |
|
|
15 |
princípios aditivos e multiplicativo |
18 |
princípios aditivos e multiplicativo |
|
22 |
Entrega
L3 (somente as atividades da seção Trabalho Monitorado) Medidas
de áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades. BROLEZZI,
A. C. . Princípio de Cavalieri e o Cálculo de Volumes(p. 49-65). BROLEZZI, A. C. ;
DRUCK, Iole de Freitas . Áreas, semelhanças ,
volumes e o método da exaustão (p. 33-44) In: Cristina Cerri. (Org.).
Matemática. Matemática. São Paulo: Fundação Vanzolini, 2002 http://www.ime.usp.br/~brolezzi/disciplinas/20192/mat1514/volumes.pdf |
25 |
Modelo
de pirâmides para montar Video:
Pelas Trilhas de Arquimedes Medidas
de áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades. |
29 |
Matemática
financeira |
01 |
Matemática
financeira. |
|
NOV |
05 |
Noções
de geometria plana e espacial. semelhança, malhas,
simetrias, mosaicos, vistas, perspectivas, planificações, congruências. Programa Tess: Edumatec Educação Matemática e Tecnologia
Informática (UFRGS) http://www.edumatec.mat.ufrgs.br/softwares/soft_recreativos.php Página com atividades com o Tess: http://www.peda.com/tess/ Página
que ensina passo a passo como fazer mosaicos ao estilo de Escher: http://www.tessellations.org/ |
08 |
Noções
de geometria plana e espacial. semelhança, malhas,
simetrias, mosaicos, vistas, perspectivas, planificações, congruências. Textos
sobre o uso de Tess de Rosemeire Bressan: CONSTRUINDO
E EXPONDO MOSAICOS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE TESS. Atividades com simetrias propostas por José Carlos Pinto
Leivas http://www.apm.pt/files/_Co_Leivas_486fe4f620fb3.pdf |
|
12 |
Tópicos
livres. Funções trigonométricas |
15 |
Não há aula |
|
19 |
Entrega
L5 Fazer uma construção explorando as técnicas de mosaicos ao
estilo Escher em http://www.tessellations.org/ Tópicos
livres. Psicologia da Educação Matemática: como motivar para o estudo |
22 |
Revisão |
26 |
P2 |
29 |
Correção |
|
DEZ |
03 |
SUB |
06 |
Correção |