Instituto de Matemática e Estatística

MAT1514 - A Matemática na Educação Básica

Turma: 2019242 

Início: 01/08/2019

Fim: 06/12/2019

 

Horário: ter 10h-11h40 sex 08h00 09h40

Sala: 10-B

 

Prof. Antonio Carlos Brolezzi www.ime.usp.br/~brolezzi  brolezzi@ime.usp.br Sala 137-A, 3091-6267

 

Objetivos

Discussão de alguns tópicos fundamentais de matemática elementar indispensáveis para a formação da cidadania. Abordar os conteúdos em seus aspectos conceituais, didáticos, históricos, sociais e culturais. Esclarecer a importância da Matemática na Educação Básica.

 

Programa

O conceito de número; histórico das concepções: os Babilônios e a base 60, os Gregos e os incomensuráveis, os números irracionais, sistema decimal, cálculo mentais e estimativas. Problemas de contagem, princípios aditivos e multiplicativo. Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades. Matemática financeira. Noções de geometria plana e espacial. semelhança, malhas, simetrias, mosaicos, vistas, perspectivas, planificações, congruências. Tópicos livres.

 

Avaliação

M=(2P1+2P2+MT)/5

SUB aberta, somente provas

 

Bibliografia

Brasil, MEC; Parâmetros curriculares nacionais para os Ensinos Fundamental e Médio, MEC/SEF, Brasília, 1998. Portugal, ME, A matemática na educação básica, ME/DEB, Lisboa, 1999. E. L. Lima et al, A Matemática do Ensino Médio, Coleção do Professor de Matemática, SBM/IMPA. Coletânea de textos e atividades da disciplina MAT-1514 (Matemática na Educação Básica). A. Aaboe, Episódios da História Antiga da Matemática, SBM, 1984. H. Eves, Introdução à História da Matemática, Editora da Unicamp, 1997. B. J. Caraça, Conceitos Fundamentais de Matemática, Editora Gradiva, 2002.

Prova de Recuperação dia 11/02/2020, 10h

 

Notas

 

Cronograma

 

Mês

Terça

10h00

Assunto

Sexta

08h00

Assunto

AGO

 

 

02

Apresentação do curso

A Matemática na Educação Básica: Matemática em Construção

06

O conceito de número: números e grandezas 1

09

O conceito de número : números e grandezas 2

 

13

O conceito de número: números e grandezas 3

histórico das concepções: os Babilônios e a base 60

16

histórico das concepções: os Babilônios e a base 60

TG1 – Elaborado por Martha Salerno Monteiro

 

20

os Gregos e os incomensuráveis Parte 1

23

sistema decimal e outras bases

TG2 - Elaborado por Martha Salerno Monteiro

 

27

sistema decimal e outras bases

os Gregos e os incomensuráveis Parte 2

 

 

30

Entrega L1

 

os números irracionais 1

 

LEROY, Luciana. Aprendendo Geometria com Origami. Monografia Especialização em Matemática. UFMG: Belo Horizonte 2010

 

FROLINI, Sibeli. Estudando geometria através de dobraduras. 2014. 77 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2014

SET

03

Não há aula

06

Não há aula

 

10

os números irracionais 2

13

TG3 (Lista de Lab da Profa. Martha)

 

17

cálculo mental e estimativas

20

cálculo mental e manual

24

Entrega L2 (Lista 3 da Profa. Martha)

cálculo mental e estimativas

27

Revisão

OUT

01

P1

04

Correção

08

Problemas de contagem

TG4: TREVIZAN, W. A., BROLEZZI, A. C. Como ensinar análise combinatória. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016, p. 172-180.

11

Problemas de contagem

 

15

princípios aditivos e multiplicativo

18

princípios aditivos e multiplicativo

 

22

Entrega L3 (somente as atividades da seção Trabalho Monitorado)

Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades.

BROLEZZI, A. C. . Princípio de Cavalieri e o Cálculo de Volumes(p. 49-65). BROLEZZI, A. C. ; DRUCK, Iole de Freitas . Áreas, semelhanças , volumes e o método da exaustão (p. 33-44) In: Cristina Cerri. (Org.). Matemática. Matemática. São Paulo: Fundação Vanzolini, 2002

http://www.ime.usp.br/~brolezzi/disciplinas/20192/mat1514/volumes.pdf

25

Modelo de pirâmides para montar

Pirâmide maior

Video: Pelas Trilhas de Arquimedes

Medidas de áreas e volumes: uma abordagem conceitual destacando suas propriedades.

29

Matemática financeira

01

TG5

Matemática financeira.

NOV

05

Noções de geometria plana e espacial. semelhança, malhas, simetrias, mosaicos, vistas, perspectivas, planificações, congruências.

 

Programa Tess: Edumatec Educação Matemática e Tecnologia Informática (UFRGS) http://www.edumatec.mat.ufrgs.br/softwares/soft_recreativos.php

Página com atividades com o Tesshttp://www.peda.com/tess/

Página que ensina passo a passo como fazer mosaicos ao estilo de Escherhttp://www.tessellations.org/

 

 

08

Noções de geometria plana e espacial. semelhança, malhas, simetrias, mosaicos, vistas, perspectivas, planificações, congruências.

 

Textos sobre o uso de Tess de Rosemeire Bressan:

CONSTRUINDO E EXPONDO MOSAICOS COM O AUXÍLIO DO SOFTWARE TESS.

Atividades com simetrias propostas por José Carlos Pinto Leivas http://www.apm.pt/files/_Co_Leivas_486fe4f620fb3.pdf

 

Vídeo da TV Cultura – Arte Matemática – Simetrias

 

12

Entrega L4

Tópicos livres. Funções trigonométricas

15

Não há aula

 

19

Entrega L5 Fazer uma construção explorando as técnicas de mosaicos ao estilo Escher em http://www.tessellations.org/

Tópicos livres. Psicologia da Educação Matemática: como motivar para o estudo

22

Revisão

26

P2

29

Correção

DEZ

03

SUB

06

Correção