CAEM - Centro de Aperfeiçoamento do Ensino de Matemática


9ª Edição - Maio de 2024

Nesta página você encontrará a agenda de palestras da Virada Malba Tahan 2024.

Todas as atividades são gratuitas e não é necessária inscrição prévia.

Fique atenta(o) para as próximas atualizações, com informações de novas atividades!

Oficina 1

O jogo de cartas "Copacabana", criado por Malba Tahan

(Não é necessária inscrição prévia)

Data:10/05

Horário: das 19h30 às 22h00 Taxa: Gratuita

Local: Sala 165 - Bloco B

Pedro Paulo Salles (Sobrinho-Neto de Malba Tahan)

Marcos Alves dos Santos (CAEM-IME-USP)

Rogério Osvaldo Chaparin (CAEM-IME-USP)

Resumo: O aspecto lúdico da matemática sempre esteve presente na obra de Malba Tahan, tanto em seus livros quanto em suas aulas, em sua concepção de matemática e em suas abordagens didáticas. Na vida privada, Malba também apreciava uma jogatina, desde o xadrez e o jogo de cartas até o jogo do bicho. Malba numerava suas aulas na lousa antes iniciá-las, e contam que, ao terminar determinadas aulas cuja numeração já estava na casa do milhar, saía correndo para jogar no bicho aquele número, retornando minutos depois, esperançoso, com seu bilhete nas mãos. Não é à toa que escreveu o livro “O Jogo do Bicho à Luz da Matemática”, publicado postumamente no ano seguinte ao de sua morte (1975). O xadrez, por sua vez, não estava só nas saborosas aventuras de Beremiz em “O Homem que Calculava”, estava também em sua vida. Contam seus familiares, que Malba jogava xadrez com três adversários ao mesmo tempo, ficando de costas para os tabuleiros e vencendo impiedosamente seus adversários. Tinha uma memória prodigiosa e estratégias quase imbatíveis. Malba criou o jogo de cartas “Copacabana” em meados dos anos 50, e era o jogo preferido nas jogatinas com amigos e familiares em sua casa no Rio de Janeiro, no bairro da Gávea. No sentido de reavivar esta criação sua, quase esquecida, é que oferecemos esta oficina-jogatina na Virada Malba Tahan. Vamos jogar?

Oficina 2

Matemática Recreativa na formação de professores

(Não é necessária inscrição prévia)

Data:11/05

Horário: das 08h30 às 10h00 Taxa: Gratuita

Local: Auditório Jacy Monteiro

GEMAR/CAEM (IME-USP)

Resumo: Nosso objetivo é apresentar atividades com foco na Matemática Recreativa mostrando possíveis potencialidades no contexto da educação básica, onde teremos a oportunidade de experimentar algumas atividades coerentes com o currículo da BNCC, para que os professores participantes vivam e discutam acerca deles, conheçam a abordagem da Matemática Recreativa e ainda que possam se inspirar e buscar alternativas para sua atuação em sala de aula. Serão apresentadas três oficinas, que possibilitam a abordagem da operação de multiplicação e equações; de operações e cálculo mental; da visualização de figuras e simetrias, e ainda uma atenção especial à figura do quadrado. Estas atividades visam a atingir a todos os perfis de estudantes, e tornar a matemática atrativa e participativa a todos.

Palestra 1

Matemática Recreativa é coisa séria: cenários de investigação e resolução de problemas que dão significado a tópicos do currículo

(Não é necessária inscrição prévia)

Data: 11/05

Horário: das 10h30 às 12h00 Taxa: Gratuita

Local: Auditório Jacy Monteiro

Resumo: Partimos do fato de que Matemática Recreativa é antes de tudo Matemática, classificada como subárea 97A20 no indexador MSC (Mathematics Subject Classification), que é uma categorização universal criada por associações e revistas científicas de matemática. De outra perspectiva consideramos a Matemática Recreativa (MR) como uma tendência Educação Matemática, por suas fortes conexões com temas curriculares da escola básica e conexões com abordagens didático-metodológicas com a História da Matemática, Investigações e Argumentação em Matemática, Currículo e Metodologia da Matemática, para além da simples motivação que envolve os/as estudantes pela curiosidade e o desafio.